Autor Tópico: Duvida no uso do flash 430EXII com modo AV e balanço de branco na Xsi  (Lida 2940 vezes)

gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Pessoal,

estou com uma dúvida no uso do meu flash e a configuração da minha xsi

Este fim de semana estava tirando fotos no aniversario de meu irmão e em uma festa de uma sobrinha.

Usei o flash, pois era a noite, com a seguinte configuração.

Flash automático, rebatido para cima a 45º ou 90º
Modo AV (prioridade de velocidade) variando entre 1/30 e 1/60.
Balanço de brando no modo flash.

Entretanto tenho observado que as fotos estão saindo um pouco avermelhadas para amareladas, seria o balanço de branco que não está legal ou a velocidade baixa?

Em fim tenho que praticamente ajustar o balanço de branco em todas as fotos no photoshp.


Gostaria de umas dicas para melhorar o balanço de branco, velocidade e uso de flash.

Abraço
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2009, 11:08:51
gtsouza, perguntinha... Vc fez em RAW ou JPG ?? Se fez em JPG, que picture style vc estava usando quando fez essas fotos ?? Se fez em RAW, qual camera profile vc usou para converter em JPG ??

Outra coisa, se não me engano, com a câmara em Tv (acho que vc se enganou, Av é prioridade de abertura) a camera faz a fotometria do flash de forma um pouco diferente, nao tenho certeza porque a noite com flash uso apenas M ou Av se o ambiente for bem claro.

E finalmente, que lente vc estava usando ???

Abçs
« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 11:13:59 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2009, 12:48:17
Desculpa alexandre eu me confundi mesmo. Eu usei o modo TV mesmo

Fiz em JPG,  o PS em normal e a lente foi a Tamron 18-250 da assinatura.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2009, 14:02:47
Faça um teste com o WB no modo luz do sol, normalmente quando uso flash uso o WB neste ajuste ao invés de ajustar para luz de flash e no geral fica melhor. Outra coisa que ajuda muito é usar raw. Em raw vc terá muito mais liberdade para ajustar a foto, se vc usar raw é muito simples ajustar o WB na pós-produção.

[ ]s

Formel


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2009, 14:52:04
Formel,

valeu. Vou testar hoje no aniversário do meu pai na pizzaria. Não sei se é impressão mas me pareçe que o auto do WB da XSI é o melhor de todos.

Com relaçãoa velocidade usada, ela influencia em alguma coisa, ou é somente mesmo ajuste de branco?

valeu
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2009, 15:02:33
Bem, essa eu já não sei responder pois nunca uso o WB no auto. Em algumas situações isso pode deixar a câmera doidinha.

A velocidade influência sim, mas acho que é principalmente WB.

[ ]s

Formel


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2009, 11:01:49
Gtsouza, se vc está fotografando em JPG, acredito que o problema das cores tem que ver que Picture Style vc está usando e como ele está configurado, e não com o WB. Se vc deixar a camera no default e usar o Picture Style em Portrait, os tons de pele de suas fotos com flash sairão levemente avermelhadas. Isso pode ser corrigido através de configuração na própria camera, basta reconfigurar o Picture Style e mexer na opção "Color Tone". Mas o ideal mesmo é vc esquecer o JPG e fotografar em RAW. Aí no pós-processamento vc aplica o perfil de conversão de cor que quiser (se usar o LR, pode ser o Adobe Standard, por exemplo, que deixa as cores bem naturais, se for o DPP da Canon pode ver qual perfil de conversão se aplica melhor) e se tiver que corrigir o WB é muito mais fácil.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2009, 13:08:21
Em resumo, se usar o flash direto e o ambiente já for bem escuro pode ir na opção flash do WB que fica bom.

Mas no caso aí são duas fontes de erro.

1) Cor da superfície que reflete o flash - Se o flash for refletido numa parede ou teto a luz não é mais da cor típica do flash e sim numa combinação entre a cor do flash e da refletida pela superfície.

2) Luz ambiente - Se na exposição usada a luz ambiente já participar bastante da iluminação da cena a temperatura do flash vai influenciar pouco pois ele teria participação mínima na cor da foto.

O melhor nesse caso é deixar em auto (uma ou outra vai sair ruim) ou fotografar em RAW pra acertar depois. Se a supercífie que o flash for rebatido for de cor fixa, vc também pode usar o modo "custom".

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br