Autor Tópico: Primeiras fotos da Olympus Pen  (Lida 2939 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Maio de 2009, 19:41:00
Em 20 anos, provavelmente.
A coitada estava largada em um armário e eu resgatei-a da aposentadoria.
Filme Ilford XP2 super. O filme é bom mas como sempre veio todo sujo e com riscos do lab. A emulsão é muito frágil, acho que vou desistir dele. Melhor usar um negativo colorido e converter em PB.










As fotos vieram com pouco contraste e sem muito definicão e dando uma boa olhada na lente deu para ver que está fungada.
De volta para o armário  :no:
« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 21:23:32 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2009, 21:23:12
Antes de ler o final do seu post, lembrei de uma Trip 35 fungada que eu tive, os brancos ficavam iridescentes da mesma forma que nas suas fotos...
Eliverto Scherer<br /><br />


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2009, 06:08:40
Uai, Paulo. De volta para o armário por que? Cuida da menina...


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2009, 06:30:44
Paulo,

A Pen é a que divide os quadros, não? Se for, de fato problemas na lente são potencializados pela menor resolução dos frames (especialmente usando filme PB). Mas concordo com o Elmo, uma limpeza deve valer a pena. Até mesmo porque as fotos estão muito interessantes, em especial a última.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2009, 18:41:22
A câmera é interessante, mas como o Rodrigo disse o meio quadro piora ainda mais qualquer problema da lente e não permite uma ampliação maior.
Gostei do conceito de usar um rangefinder no bolso então acho que vou atrás de uma Olympus Trip.
Talvez eu desmonte para dar uma olhada. Alguém tem um tutorial por aí?
E para não deixar passar. Olha que beleza a latitude do filme  :clap:
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2009, 20:05:40
Gostei do detalhe da moça andando na terceira foto :D
As fotos estão muito boas!
Acho que câmeras analógicas treinam mais o nosso olhar e é por isso que o pessoal que frequenta essa sala só tira fotão :D

Mesmo eu trabalhando em um laboratório digital, um dia ainda me arrisco de filme rs


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2009, 20:08:34
Pedro, eu já te disse, compra uma Pentax de filme baratinha.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2009, 20:09:10
Paulo, como eu comentei em outro tópico, essa pen é no mínimo interessante mesmo. E econômica. Não sei se vc estranhou um pouco mas toda vez que olho no visor eu acho diferente. Sempre tenho que reavaliar minha composição.
Espero que dê tudo certo com esse filme pois na próxima já tento um cromo para fazer uns monóculos. Clico pra caramba e nada de acabar o filme. Ainda faltam 42 fotos e estou levando-a pra todo lado comigo.

Quanto às suas fotos, realmente faltou nitidez mas até que ficaram interessantes. Uma limpeza na lente deve resolver o problema. Se acontecer o mesmo comigo vou mandá-la para um orçamento de limpeza pois dá dó de encostar a máquina. A lente da minha também tem fungos mas estou usando um filme color ASA 100 da Kodak. Talvez sinta menos os efeitos dos fungos na lente.

Vamos ver...

Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2009, 20:11:50
Pedro, eu já te disse, compra uma Pentax de filme baratinha.
Vamos fazer um abaixo assinado para o Pedro comprar uma K1000. Ele merece. Pedro, toma vergonha e pega logo uma antes que comece a aumentar os preços...hehehe.
 :)


VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2009, 20:35:59
Realmente o conceito da câmera é interessante, Guto. Mas o meio quadro achei que deixa a desejar. Acho que vou procurar uma Trip para carregar direto.
E achei um tutorial para desmontar a bicha e vou meter bronca.
http://www.kyphoto.com/classics/penees2repair.html
E não tive paciência de acabar o filme, fui até a 40.
« Última modificação: 19 de Maio de 2009, 20:39:44 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2009, 20:43:07
Bom, eu já havia dito ao Guto e repito aqui. Negativo pra mim quanto maior melhor, por isso venero Grande Formato, sou louco de tesão por médio formato e gosto de pequeno formato. Mas para por ai. Meio quadro não consigo sentir prazer algum.

Eu ate tenho duas PENS aqui, uma EES-2 e uma EE-3, mas elas estão mais pra coleção mesmo que para uso. Ate pensei em comprar monóculos e presentear alguns amigos com retratos em cromo de meio quadro. Mas isso seria apenas uma forma de não deixa-las paradas. Sempre fico achando que as fotos de uma PEN (que eu produzo) ficam piores que o resto, que alias, também não são grande coisa.

Aqui algumas com a EES-2, tiradas com um T-MAX vencido a cinco anos:











pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2009, 20:47:17
Vamos fazer um abaixo assinado para o Pedro comprar uma K1000. Ele merece. Pedro, toma vergonha e pega logo uma antes que comece a aumentar os preços...hehehe.
 :)


haUHAhuhA O problema é a minha preguiça...  :doh:
E do jeito que tenho fotografado pouco, o filme vai vencer  dentro da câmera rs

(edit: acabei de ver que filmes vencidos ainda entregam boas fotos :P)
« Última modificação: 19 de Maio de 2009, 20:49:16 por pedro_raythz »


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Julho de 2009, 15:45:01
Gostei do conceito de usar um rangefinder no bolso então acho que vou atrás de uma Olympus Trip.

Paulo, acho que nem a Pen, nem a Trip são rangefinders.  :ponder:
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #13 Online: 24 de Julho de 2009, 18:35:22
Paulo, acho que nem a Pen, nem a Trip são rangefinders.  :ponder:


Isso mesmo. Rangefinder tem telêmetro. As Trips e as Pens não o tem.