Autor Tópico: fotos com raios de sol  (Lida 2377 vezes)

gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Online: 05 de Maio de 2009, 17:56:52
Galera..
existe alguma maneira em especial, para registrar os raios do sol, igual as imagens abaixo ?
http://fottus.com/paisagens/sol/

Em alguns casos, devido ao sereno ou poeira ou nevoa, vemos a olho nú este efeito.
Somente nestes casos conseguimos tais registros ?

vlwww


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2009, 08:20:33
Acho que nas fotos 1, 2 e 3 aqueles raios de sol definidos deve ser devido a uma abertura pequena de diafragma.
Nas fotos 4 e 5 deve ser névoa e efeito de flare. Talvez alguém daqui do fórum que tenha fotografado com névoa possa esclarecer.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2009, 23:39:26
Deixa eu discordar (ou pelo menos levantar a bola pra um experiente)? Na foto 1 a casa e as árvores não estão nítidas. Como pode ser abertura pequena? Ou é baixa resolução?
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2009, 20:15:33
Deixa eu discordar (ou pelo menos levantar a bola pra um experiente)? Na foto 1 a casa e as árvores não estão nítidas. Como pode ser abertura pequena? Ou é baixa resolução?

Acho que seria ali um meio termo porque a velocidade deve ter sido alta para congelar o salto, então a abertura não pode ter sido muito pequena.

Como não temos o exif realmente temos que esperar alguém que já fotografou alguma cena parecida.

Em uma das Fotografe Melhor que tenho em casa existe uma cena parecida com esta, vou procurar o EXIF depois.

Quanto à névoa não acho que deva ter muito segredo não, o problema é o momento certo.

Se não for PS está ótimo.

Abraço.
« Última modificação: 09 de Maio de 2009, 20:19:59 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2009, 17:07:12
É um filtro Star Cross de 5 pontas, HDR em umas, Blending em outras...
Imagens muito interessantes. 
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2009, 08:59:06
É um filtro Star Cross de 5 pontas, HDR em umas, Blending em outras...
Imagens muito interessantes. 

ãmmmmm ?


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2009, 16:25:16
Filtros cross na maioria delas.
Os filtros de efeito cairam meio no esquecimento na era digital, mas o pessoal mais antigo ainda os tem na memória e no armário de casa.

http://www.hoyafilter.com/products/hoya/oef-03.html
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2009, 17:03:06
achei uns...

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=93906122

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=93907542

Seriam estes?

Se entendi certo... eles fazem exatamente os raios ficarem "estendidos"

abraços


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2009, 21:19:02
acho que uma boa objetiva já faz sozinha.



Mas não é tão exagerado.


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2009, 00:55:20
A foto 03 será que não foi editada, não? Não sei a latitude da máquina, mas é que a fotometria tanto no sol quanto nas montanhas ficou muito boa...


silvia regina

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2009, 18:15:19
FAÇO FOTOS DE EVENTOS TIPO CASAMENTO, ANIVERSARIOS ETC E NUNCA CONSIGO OBTER UMA ILUMAÇÃO LEGAL, O FUNDO FICA SEMPRE ESCURO E QDO ABAIXO A VELOCIDADE DESFOCA O QUE FAÇO PARA OBTER UMA ILUMINAÇÃO LEGAL COM ALGUNS EFEITOS


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2009, 22:33:33
A foto 03 será que não foi editada, não? Não sei a latitude da máquina, mas é que a fotometria tanto no sol quanto nas montanhas ficou muito boa...

É HDR. Muito bonito por sinal.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2009, 23:59:02
Quanto aos raios de sol, como o CJR disse dá pra fazer isso só com a objetiva, usando a menor abertura possível. Nesse caso o número de lâminas no diafragma vai determinar o número de pontas da "estrela": No caso de número par o número de pontas será o mesmo, no caso de ímpar, será o dobro. (6lâminas=6pontas / 7lâminas=14pontas) Acho que é isso, se eu estiver errado alguém vai me corrigir.

O legal de fazer com o filtrinho é que com ele é ao contrário de fazer com a lente, quanto maior a abertura maior fica a estrela, o que convenhamos, é uma facilidade imensa frente a ter que fazer a foto com a lente toda fechada. Vc controla o tamanho da "estrela" através da abertura. Se a lente for até f2.0 ,f1.8, faz o maior estrelão tipo esses aí.

Vale a pena por ser uma merreca, né? Esses que foram postados aí estão até caros. O meu foi 30 reais, Hoya 52mm Star Six. Se vc tirar uma foto legal com ele a vida inteira já valeu a pena.
« Última modificação: 20 de Maio de 2009, 00:00:59 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k