Autor Tópico: Redimensiona  (Lida 3990 vezes)

Aline Sato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 27 de Maio de 2009, 11:33:32
Olá pessoal  :ok:...Gostaria de saber se devo primeiro redimensionar a imagem e  só depois começar o tratamento para não prejudicar a qualidade da imagem ou, isso não tem nada  a ver? Se eu fizer o tratamento na imagem no tamanho que sai direto da máquina e levar a Lab e pedir o tamanho que eu quero, prejudica a  qualidade da imagem?
Qual seria o procedimento correto? :worship:


Evandro Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2009, 16:33:29
Oi Aline... O correto é você redimensionar primeiro a imagem, pois se você fizer o tratamento antes de redimensionar você pode perder o seu trabalho, às vezes quando se amplia muito uma imagem você estoura os pixels necessitando às vezes de passar algum filtro ou tratar manualmente.

Quando você amplia no Photoshop ou outro programa a imagem fica interpolada, ou seja, os pixels são ampliados mas ao mesmo tempo suavizados para não marcar a imagem.

Se você manda pro laborátório ampliar você não sabe como vai ser o resultado, por isso é melhor você já deixar no tamanho e resolução certos.

Abraços


Aline Sato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2009, 02:25:24
Obrigada  :worship:  Evandro pela ajuda !!!!!
é que estou acostumada a não revelar as minhas imagens na Lab(geralmente fica só no PC)....e ontem mandei algumas pra revelar mas, o resultado foi um desastre  :eek: ....
No meu monitor ficaram perfeitas as fotos. Anteriormente fiz o tratamento nas imagens no tamanho que saiu da máquina e levei a lab e pedi um tamnho 13X18....  Perdeu 100% de textura e deu uma  escurecida nas fotos.
Obs:O monitor foi calibrado essa semana..
Evandro novamente obrigada  :ok:


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2009, 10:35:30
Pera aí, tem coisa diferente,

você primeiro faz um back-up (cópia de segurança) da tua foto original,
depois mexe nela até ficar como você quer, e salva ela no tamanho original para poder no futuro re-dimensionarla
para outro tamanho.
e só depois re-dimensiona, (aumento o reduuz, ou cropa).
Se vc usa uma reflex proporção 3/2, ao fazer uma 13x18 ou 15x21 vai perder uma parte da imagem, por isso vc guardou antes a foto original, num futuro vc pode querer fazer uma cópia 20x30 e vai sentir falta dessa parte recortada.
se fizer crop no photoshop preste atenção a ressolução: para cópias tem que ficar entre 240 e 300 ppi.
Para mandar a fazer cópias as vezes dependendo da foto,
fica bom aumentar a nitidez e a saturação, isso também
depende da qualidade do laboratorio (tipo de papel, etc)e do seu gosto pessoal.

Enquanto aos problemas com laboratorio e monitor, bom ,isso
é um papo quase infinito e infernal, mas
básicamente se vc enxerga no seu monitor branco no branco,
preto no preto e o resto das cores da foto bem parecidas
coma realidade então na cópia de papel tem que sair bastante parecido, um pouco de diferencia sempre vai ter,
mas se for muita coisa, tem que ver se o laboratorio não tá
viajando, peça para fazer tuas fotos sem correção, e peça
para ver os teus arquivos no monitor deles pode ser que o teu monitor tá muito pouco contrastado ou o deles muito, etc.
Redimensionar por si só não pode dar diferencias na foto.
(só se estiver interpolando para taamnhos absurdos)

espero ter ajudado.
abrazo
kiran



Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2009, 14:17:21
Aline, não sei a implicância técnica no assunto, mas pessoalmente sempre tratei a imagem antes, por que ao contrario do que o evandro mencionou, a maioria dos redimensinamentos são para menos (10x15, 15x21, 20x30, etc), nesta situação você tem um arquivo com mais informação para poder adequar ao que você deseja, quando você faz um crop você perde informação, portanto vai estar tratando uma imagem de certa forma degradada em relação ao original, outra implicancia é que se for necessário (no caso do PS) usar a ferramenta histórico pra desfazer ou suavizar alguma área o sistema não vai permitir pois o tamanho atual não confere com o original (é uma trava do PS).
Como kiran mencionou o ideal que é que você preserve o original, no meu caso eu abro a foto, faço o tratamento, uso o crop e em seguida uso um salvar como, e coloco uma letra na frete do nome do arquivo, pra saber que aquele arquivo se trata de uma versão para impressão, desta forma tenho meu original intacto para uma utilização futura, e tenho a versão de impressão.
Quanto ao laboratório tive uma esperiência ruim também da primeira vez que revelei uma foto digital, para sanar a situação eu sempre solicito ao laboratório que as mesmas sejam reveladas sem correção, que vai fazer com que a saida da foto seja igual ao que você salvou no seu micro (como disse que o monitor está calibrado este fato tem que ocorrer), e se mesmo sem alterações a foto sair estranha então é melhor procurar outro laboratório.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Evandro Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2009, 14:46:23
Aline... além do que te falei vale lembrar que cada laboratório tem um tipo de equipamento e variantes que podem alterar suas fotos como: revelador, fixador e até perfis de cores. Se você levar a mesma imagem a dois laboratorios diferentes você vai receber duas fotos diferentes, contrastes, cores, mudam sempre. Escolha um laboratório de confiança e revele sempre no mesmo, assim você vai conseguir calibrar as suas imagens sabendo como ficarão depois de reveladas.

Abraços