Autor Tópico: preços - fotos surf - muitas duvidas!  (Lida 11962 vezes)

Lili

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 20 de Maio de 2009, 23:59:36
Oi gente sou fotografa principiante, recebi uma proposta de trabalho para fazer umas fotos de um pessoal surfando, mas nao sei qto cobrar...
queria saber a opiniao de vcs com relacao a precos e a forma de entrega dessas fotos...
como vcs fariam? help me! obrigada!


Drunn

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
    • http://spaces.msn.com/mauriciodrunn/photos/
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2009, 10:51:34
Oi Lili, faço fotografia principalmente de surf e bodyboard e realmente é difícil o publico considerar um bom pagamento pelas fotos.

Creio que o melhor para você é considerar seu deslocamento, horas disponíveis mais o tratamento e mídia que estará oferecendo, somar tudo e fazer um pacote fechado.

Digo isso pois dependendo das condições do mar e dos próprios surfistas as fotos podem não ficar lá essas coisas e se deixar para comprarem depois (caso eles gostarem) acaba sempre ficando pior para nosso lado.

Geralmente entrego todas fotos tratadas para valorizar o trabalho, e envio por Yousendit mediante o pagamento ou em um CD gravado caso tenha contato próximo com as pessoas.

Dependendo de quantas pessoas forem ofertaria um pacote para eles, no mínimo 50-80 reais por pessoa, por algumas poucas horas. Se puder descrever melhor a proposta também ajuda.
Mauricio Drunn - mautd82@hotmail.com - Porto Alegre -RS
http://drunn.multiply.com/photos


Lili

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2009, 11:11:42
Oi então as fotos vão para o mural de uma academia e acho que serao 3 surfistas, um deles é amigo meu...e disse que vai me levar no carro dele.

pensei nesse lance q vc falou de tomar prejuizo caso eles escolham uma foto apenas por exemplo, mas nesse caso de vender as fotos venderia por qto cada, só pra eu ter uma ideia?

eu pensei em entregar num CD mesmo mas dai eu coloco qtas fotos mais ou menos de cada um?


Drunn

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
    • http://spaces.msn.com/mauriciodrunn/photos/
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2009, 18:02:14
Olha pelo que tenho visto e faço vendo uma única foto por 20 reais, uma sequência por 30. Geralmente saem 3 a 7 fotos realmente boas por pessoa, mas dificil quem vai te pagar por cada uma delas, entao faça um pacote com elas por exemplo 5 sequencias 100 reais, se conseguir de 3 pessoas esse valor já esta valendo alguma coisa. Se vale apena financeiramente, creio que não compensa tanto se for contar seu tempo tratamento, mas ajuda.

Mauricio Drunn - mautd82@hotmail.com - Porto Alegre -RS
http://drunn.multiply.com/photos


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2009, 18:20:18
Um conhecido meu vende por R$ 10,00 cada, em tamanho 20x30, papel fosco.
Ele paga na impressão R$ 1,60 por cada foto, lab Kodak ... dá pra fazer um dindim.
Não muito, mas dá.

Se as fotos forem boas, pegas num mar legal e em momentos certos todo mundo vai comprar porque o prazer do pessoal em se ver em bons cliques surfando é muito grande.
Mostre as fotos antes da impressão se tiver tempo, aí o pessoal escolhe e vc só imprime na certa.

Abraços.
 :ok:



Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2009, 18:44:50
Putz! R$10,00 cada foto!  :no:

Para fazer boas fotos vc precisa, muito por baixo, de um equipamento de uns R$5.000,00 esse seu equipamento vai depreciar rápido ainda mais com maresia. E seguro esse cara não tem seguro não? E acha que com Dez Reais está tendo lucro? Ele mora em frente ao mar? Não tem transporte não? A máquina dele é solar? Não precisa de insumos?

Se cada vez que for na praia vender umas cinquenta fotos até pode ser.

Se vc quer viver de fotografia tem que pelo menos aprender a fazer conta, vc que vive disso tem que pensar como um empresário. Faz um curso do Sebrae de empreendedorismo é gratuito e vai lhe dar alguma base para calcular preços de forma correta sem prostituir o mercado, ou achar que está ganhando quando na verdade está pagando para trabalhar.

Se fui muito incisivo peço desculpas, mas é que esse assunto de preço na fotografia é mais importante do que saber abertura, iso, etc e a maioria esmagadora dos fotógrafos não sabe nem o mínimo necessário para calcular preço. Cobra pouco por causa de falta de conhecimento e no fim acaba abandonando a profissão por não conseguir se manter.

[ ]s

Formel


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2009, 18:52:47
Putz! R$10,00 cada foto!  :no:

Para fazer boas fotos vc precisa, muito por baixo, de um equipamento de uns R$5.000,00 esse seu equipamento vai depreciar rápido ainda mais com maresia. E seguro esse cara não tem seguro não? E acha que com Dez Reais está tendo lucro? Ele mora em frente ao mar? Não tem transporte não? A máquina dele é solar? Não precisa de insumos?

Se cada vez que for na praia vender umas cinquenta fotos até pode ser.

Se vc quer viver de fotografia tem que pelo menos aprender a fazer conta, vc que vive disso tem que pensar como um empresário. Faz um curso do Sebrae de empreendedorismo é gratuito e vai lhe dar alguma base para calcular preços de forma correta sem prostituir o mercado, ou achar que está ganhando quando na verdade está pagando para trabalhar.

Se fui muito incisivo peço desculpas, mas é que esse assunto de preço na fotografia é mais importante do que saber abertura, iso, etc e a maioria esmagadora dos fotógrafos não sabe nem o mínimo necessário para calcular preço. Cobra pouco por causa de falta de conhecimento e no fim acaba abandonando a profissão por não conseguir se manter.

[ ]s

Formel

Formel,

Pelo jeito vc ficou tão aborrecido que nem leu direito o que eu escrevi.
Não sou eu a pessoa, meu caro.
Releia minhas palavras, entenda, e veja que eu apenas dei uma opinião para dar mais subsídios à colega que solicitou e está em dúvidas.
Não quis, e nem quero, dizer por quanto ela deve vender as fotos dela, e nem por quanto vc ou qualquer outro vende suas fotos.
E muito menos se este preço é caro ou barato.
Ao invés de me mandar fazer um curso no SEBRAE, vc deveria fazer um curso de interpretação de texto.

Desculpe-me se fui incisivo.

Abraços.
 :ok:


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2009, 19:06:53
De forma alguma fiquei aborrecido. Compreendi seu texto e afirmo que todo fotógrafo que queira ser profissional deve aprender a calcular o preço de seu serviço.

Se não sabe como calcular, uma boa forma de aprender a fazer isso é com o curso de empreendedorismo do SEBRAE. De forma alguma mandei qualquer coisa, apenas fiz a sugestão. E não digo isso de forma sarcástica ou algo assim. Sou incisivo neste assunto dada a ignorância geral em relação a preço.

O profissional deve se preocupar e muito com os preços de seu serviço. Uma pena que a maioria subestime justamente um dos aspectos mais importantes.

[ ]s

Formel


Lili

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2009, 21:59:59
gente calma mas olha so...esse forum existe pra discutirmos ideias e tb tirarmos duvidas nao e?
eu estou no comeco da carreira sou nova e inexperiente, mal fiz alguns trabalhos, e se eu perguntei é pq realmente tive duvidas...so queria ter uma nocao qto o pessoal cobra pra eu poder colocar o meu mesmo pq a ultima coisa q eu quero e jogar um preco barato sendo que sera um trabalho! tb quero lucro! nem todos tem acesso a esse curso de empreendedorismo q vc mencionou por distancia ou dinheiro, entao vamos nos ajudar, vc poderia me ajudar me dando algumas dicas de como eu posso calcular meus orcamentos? pq depois q eu postei esse topico ja me apareceu outros dois trabalhos totalmente diferente desse de surf..
obrigada para os outros que me responderam...




peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2009, 22:15:27
gente calma mas olha so...esse forum existe pra discutirmos ideias e tb tirarmos duvidas nao e?
eu estou no comeco da carreira sou nova e inexperiente, mal fiz alguns trabalhos, e se eu perguntei é pq realmente tive duvidas...so queria ter uma nocao qto o pessoal cobra pra eu poder colocar o meu mesmo pq a ultima coisa q eu quero e jogar um preco barato sendo que sera um trabalho! tb quero lucro! nem todos tem acesso a esse curso de empreendedorismo q vc mencionou por distancia ou dinheiro, entao vamos nos ajudar, vc poderia me ajudar me dando algumas dicas de como eu posso calcular meus orcamentos? pq depois q eu postei esse topico ja me apareceu outros dois trabalhos totalmente diferente desse de surf..
obrigada para os outros que me responderam...




Lili,

Uma coisa é você ser contratada por uma revista especializada, para tirar fotos de profissionais, ir num determinado local (um surf spot, uma praia distante, um secret point, etc) e fazer as fotos ... tipo um Sebastian Rojas da vida, um Aleko, um Clemente Coutinho, um JoLi, etc.
Outra é um grupo de amigos te chamar para fazer umas fotos de fim de semana na praia que eles pegam onda ou num bate e volta em Maresias, em Ubatuba, em Saquarema ...
Deve-se ter em mente a disponibilidade de grana que o 1º caso envolve, e o 2º também.

São áreas diferentes e 'clientes' diferentes.

No 1º caso vc vai ser bancada, vais ganhar uma grana legal e tal.
Mas no 2º caso provavelmente o pessoal tem uma grana mais curta, não pode te pagar o valor ideal ... mas talvez vc ache uma moçada legal e possa fazer um desconto, entende, quem sabe ...

Tudo vai depender disto, desta disponibilidade que as pessoas podem pagar, do que eles mesmo vão te propor.
Se for algo que envolva altos custos você poderá cobrar mais caro, se não for, vc não poderá.
E aí também está no seu direito de não aceitar fazer as fotos.

Estes preços que foram colocados são uma base e acredito te darão uma certa noção.
Um colega que trabalha com isto falou em R$ 20,00 por foto, mais os CD's que ele fornece e tal.
Eu citei um exemplo de um amigo que cobra R$ 10,00; ele não vive disto, mas faz um trocado com isto.
Para ele é um hobbie e ele se diverte também.
Mas acho ... apenas acho, que não irá ficar muito além ou aquém destes valores.

Veja em qual área se encaixa melhor, e boa sorte.

Abraços,  :ok:



Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2009, 23:01:58
 Nada menos que isso!

 http://www.arfoc-sp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=28

 Temos que valorizar nosso trabalho, não somos somente apertadores de botão.

 R$10,00 no papel acho muito pouco, mesmo que seja feito como trabalho extra, já R$20,00 dá para começar a brincar.
 Agora diz uma coisa, com que lente vc está pretendendo fazer essas fotos?


Lili

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2009, 00:09:23
eu fiz uma vez com minha 70-300 mm numa praia que a arrebentacao era bem proxima entao ficou bom.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2009, 01:44:20
nem todos tem acesso a esse curso de empreendedorismo q vc mencionou por distancia ou dinheiro

O curso é pela internet e é gratuito. O curso em si é ridículo de básico, mas o material que eles disponibilizam para estudo é muito bom.

http://ipgn.iea.com.br/templates/portal/index.php?pagina=home

[ ]s

Formel


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2009, 11:53:26
é mais ou menos por aí

o nome é "fluxo de caixa" ou "cash flow"


O investimento inicial (segundo o ex. do formel 5mil) é muito grande. A primeira foto vendida é muuuito cara. A questão é: Depois de quantas fotos vendidas você cobre o seu investimento inicial?

a "flecha" (vermelho) maior é quando você tem o lucro máximo. É a quantidade ótima. (o eixo X é a quantidade)





Quem dera se fosse tão simples assim, neste caso.
A Lili é principiante em fotografia (assim como vender fotografia).

aí sua foto não poderia ser tão cara assim.

talvez seja um caminho não formalizar nenhum preço.

Talvez as fotos não a agradem tanto assim. Ou não agradem nada aos surfistas. Ou agradem muito aos surfistas e a ela não. Ou a ela sim e aos surfistas não. Neste caso, o termômetro da boa foto é o quanto agradou aos surfistas.

Também neste caso é fotografia ou registro? Registrar uma manobra (com o burst, certo?) ou fazer uma composição da cena.
É MUITO dificil compor a cena.
Surf é MUITO rápido. 
Eu era :( :no: bodyboarder (ou sou :)) e digo que existem poucoas posições numa foto, que agradem bastante ao surfista/bodyboarder.

O Drunn deve saber que quando ele registra um ARS (Air Roll Spin) de um bodyboarder ...a posição da foto que mais agrada (talvez) ao ver a foto é quando se está quase de cabeça pra baixo emendando com o 360° (spin).
tipo isso aqui


Os fotografos de surf/bodyboard/long tem que entender do esporte. Lógico.
Se não, qual momento é o mais valioso???


Lili
se eu estivesse no seu lugar, não cobraria (a princípio) nada. Se eles quisessem pagar, eles dariam o preço deles. Você pode dizer quais são os custos que vc teve e eles pagam o custo, somente. Ou podem te dar uma margem de lucro. Nada muito grande.

Cobrar vai exigir de você fotos boas. Quanto mais caro cobrar, melhor vc deve se sair.
Se não cobrar nada, vc vai tirar as fotos relaxada. Melhor do que sobre pressão psicológica.
Penso assim.

Pelo menos por agora. Talvez agora, principiante, você tenha que se preocupar menos com o preço do que com todo o resto. Você deveria fazer sua propaganda atraves da qualidade das suas fotos. Aí, depois, se preocupa com o preço daquilo.
Por inicío, seu amigos (e os amigos dele) estão te dando uma oportunidade de aprender a tirar foto de surf. E eles não serão rigorosíssimos. É amigo seu.




A questão financeira começa a ficar pesada quando vc acha que tem que ficar.

Se vc acha que vc precisa juntar dinheiro/lucrar desde o primeiro trabalho, é contigo.

Se gosta de tirar fotos de graça e fazer isso te dá um prazer tão grande que o custo financeiro seria irrisório frente ao prazer que te dá de estar na praia tirando fotos de surf, também é contigo.

São exemplos de duas situações extremas, opostas.


No final, tudo é contigo.
Boa sorte!


Drunn

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
    • http://spaces.msn.com/mauriciodrunn/photos/
Resposta #14 Online: 24 de Maio de 2009, 21:41:07
A visão do Pedro também esta correta, assim como a de todos outros foristas, não cabendo falatórios muito acalourados ehehhe. Entretanto realmente chega uma hora que as coisas começam a pesar.

 A dificuldade que o Pedro explanou é com certeza a mais conflitante de todas, o momento correto! Isso somente conhecendo o esporte, o estilo de cada atleta e a interpretação das ondas, ai entra a diferença da experiência da pratica do esporte fora todo o dominio sobre a maquina e a cena.

Mas voltando ao preço siga sua intenção mesmo.. se acha que deve ser pago peça o que lhe convém como justo ou aproveite para curtir com os amigos.

Mauricio Drunn - mautd82@hotmail.com - Porto Alegre -RS
http://drunn.multiply.com/photos