Autor Tópico: Vale a pena comprar a a95 ou não ?  (Lida 2915 vezes)

ZoracKy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 08 de Dezembro de 2004, 22:06:11
Então já ke eh a escolha da câmera....

Me digam, Vale a pena comprar a a95 ou não ? o q vcs acham? :blink:  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2004, 23:50:35
Zoracky para saber o que vale a pena basta ler o texto. :)
Ele passa todas as dicas sobre o que vc deve considerar, lendo ele com os demais artigos fica bem mais fácil vc concluir o que vale a pena dentro das aplicações que vc pretende para o equipamento.
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


ZoracKy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2004, 00:16:13
Leonardo mas eu li, e pelo ke eu li a a95 deve ter um pouko de ruído pelo sensor dela ser menor do ke deveria !

mas kero saber se eh um mal negócio a a95, se o ruído va influenciar mttttto, se va deixar as fotos ruins tanto pra impressão qnto pra deixar arquivadas no pc!


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2004, 01:55:09
Citar
Leonardo mas eu li, e pelo ke eu li a a95 deve ter um pouko de ruído pelo sensor dela ser menor do ke deveria !

mas kero saber se eh um mal negócio a a95, se o ruído va influenciar mttttto, se va deixar as fotos ruins tanto pra impressão qnto pra deixar arquivadas no pc!
Só pra teres idéia, na faixa de preço da A95 ela é provavelmente a câmera que gera menos ruído, mesmo não estando no ponto ideal. Isso porque infelizmente os fabricantes acabaram tirando de linha a maior parte das câmeras com sensores de 1/1.8" de 4 MP, mas a A95 tem a vantagem de ainda usar uma óptica boazinha, que dá uma ajuda no sharpness. Ruído todas as compactas têm, algumas lidam bem com isso (em especial as que trabalham com RAW), outras menos, é algo que faz parte desse segmento. E se a gente for listar pontos fracos da A95, ruído não vai estar nos primeiros lugares se a gente considerar as características da câmera. Diria que é mais fácil culpar uma prossumer de mil reais, que em geral usa um sensor de 8 MP, mas tem óptica mais parruda e custo bem mais elevado, por mesmo assim gerar um ruído.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2004, 01:56:06 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


ZoracKy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2004, 02:25:46
E o ke estaria nos primeiros lugares de pontos negativos da a95 ?
Se é ke tem, vejo todo mundo falando bem dela ! :ph34r:  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2004, 09:22:33
Olha.

Para mim a a85 tem como pontos negativos os mesmos do resto da série Axx, quais sejam:

1) Visor de túnel de vidro, que não permite chegar nem perto de um enquadramento correto, mesmo à média distância, obrigando o uso do LCD, nem sempre possível num sol forte.

2) fotometria "what you see is what you get", isto é, sem indicação de ponteiro para poder analisar realmente as luzes e seu afastamento em pontos da fotometria adotada, o que obriga a subexpor por precaução;

3) só exportar JPEG

4) tratamento de atenuação de ruído que gera superfícies artificiais, problema esse que é muito menor que numa Sony, mas me incomoda bastante.

Bem, toda cãmera amadora terá lá seus problemas. A A95 provavelmente é das melhores, se não a melhor, em sua faixa.

Abraços,
Ivan
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2004, 09:35:11 por Ivan de Almeida »


ZoracKy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2004, 12:06:24
Vlw Ivan o/ !
 B)  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2004, 13:37:33
O túnel de vidro é uma praga das cãmeras digitais. Por ser uma solução barata é usado mesmo em cãmeras que são boas e não baratas, como a G6 e a Olympus 5060.

As câmeras de filme rangefinders têm um sistema de compensação de paralaxe, de modo que você olha sim por um visor de vidro, mas dentro dele há um quadrado desenhado que muda de posição conforme você mexe no anel de foco, de modo que isso compensa a paralaxe e mostra o enquadramento verdadeiro, mas as cãmeras digitais não têm isso (exceto a Epson RD-1, que custa 3000 dólares só o corpo).

Então o EVF termina sendo a ferramenta que não é a ideal, mas é a melhor entre as disponíveis para fazer enquadramentos realmente pensados. Eu acho um vexame que uma câmera como a G6, de 700 dólares, não tenha correção de paralaxe, se uma Voigtlander de filme de 300 dólares o corpo tem. O custo de um sistema de telêmetro deve girar em torno dos 100 dólares, pois essa é a diferença de preço entre a Voigtlander Bessa L (sem visor nenhum) e a Bessa R, com telêmetro e correção de paralaxe (preço dos corpos).

A fotometria é outra complicação. Poucas cameras têm fotometria por ponteiro, o que torna extremamente difícil calcular a latitude da exposição. Isso, definitivamente, circunscreve o uso possível. Quando somos obrigados a subexpor porque não controlamos as altas luzes, isso impica sempre numa imagem mais ruidosa, de forma que tem conseq6uências graves.

O fato é que os fabricantes, mesmo não confessando isso, fazem na verdade câmeras automáticas que TAMBÉM têm controles manuais. O conceito é o automático, no fundo, de modo que não se espera que o cara queira medir as luzes, e sim que ele use fotometria multiponto.

 


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2004, 18:17:09
Concordo com o Ivan em algumas coisas. Tenho uma G5 e sinto que um EVF faz falta ÀS VEZES. Mas não acho isso tão dramático assim. Pelo fato de possuir um LCD giratório, ela lhe permite composições em ângulos inusitados que não seriam possíveis de serem enquadrados com um LCD fixo + EVF.

Na questão de ser ruim de fotografar com sol forte, não é verdade. Nunca tive nenhum problema. Já fotografei praias de monte, no sol do meio dia e nunca houve limitações.

O importante é frisar que: sim, um EVF faz falta, mas não a ponto de deixar de comprar a máquina e optar por outra com mais pontos negativos (como conjunto lentes, qualidade da imagem, etc...) só porque ela tem EVF.

Eu estou acostumado a gravar com PDs e só uso o LCD, eu prefiro, então quando fotografo não sinto a falta de um view finder eletrônico.

:)