Autor Tópico: Lentes do Tipo Tele-Objetiva  (Lida 1783 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Setembro de 2005, 18:05:40
Prezados(as),

   Gostaria de saber o que são lentes do tipo TELE-OBJETIVA ?

   A partir de que distância focal a objetiva de uma câmera digital pode ser considerada uma lente Tele-Objetiva  ?

   As lentes do tipo Tele-Objetiva são adequadas para fotografias em que tipo de ambiente : interno ou externo ? Por quê ?

    No mais, é só.
    Agradece,

    Max W. V. Carvalho
    maxcarvalho_jp@hotmail.com
    maxcarvalho@yahoo.com.br
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2005, 18:21:51
Qualquer lente com distância focal maior que a digonal da mídia já pode ser considerada uma Tele.
Porém o pessoal aceita distâncias focals próximas do valor da diagonal também como lentes normais.

Uma Tele é uma lente destinada a fazer fotos de objetos mais distantes e normalmente tem ângulos de coberturar um pouco menores.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2005, 18:23:11 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2005, 14:43:26
Prezado Léo,

  Eu acho que preciso ler mais a respeito de fotografia. Tenho participado deste fórum, com o intuito de ir aprendendo aos poucos, mas exitem muitos termos técnicos que por mim ainda são desconhecidos.
  Quando você disse na mensagem anterior a seguinte frase :

  "Qualquer lente com distância focal maior que a diagonal da mídia já pode ser considerada uma Tele."

   Realmente fiquei sem entender, pareceu grego pra mim.
   O que seria essa diagonal da mídia ?
   O Georges, que é de SC, e participa de vários fóruns, me disse que lente da SONY DSC S-40, distância focal mínima de 32mm, já é quase uma grande-angular.
   É isto mesmo ?
   Talvez em números seja de mais fácil compreensão para iniciantes como eu.
   Para quem está começando, você acha necessária a  leitura de bibliografia técnica sobre fotografia(até mesmo fotografia convencional).
   A minha situação é a seguinte: pretendo comprar uma câmera digital, mas ainda estou apanhando com a diversidade de termos técnicos. Ainda não sei, por exemplo, o que significam termos como HOT PIXELS, EFEITOS DE SHARPENING ou seria SHARPNESS, qual a influcência que o tamanho do sensor CCD possui na qualidade da imagem em uma câmera digital e como saber se um determinado tamanho de sensor é adequado para uma dada resolução de câmera.
   Tenho vontade de aprender mais sobre FOTO DIGITAL, estou muito indeciso se compro uma câmera COMPACTA POINT AND SHOOT ou se parto logo para uma COMPACTA COM CONTROLES MANUAIS.
   Teve gente que me disse até que eu comprasse uma REFLEX CONVENCIONAL USADA, para aprender fotografica com ela.
   Mas, a essa altura do campeonato, não sei se vale a pena investir numa convencional profissional(reflex).
   A minha convencional é uma automática muito simples, uma PRIMA BF-800 da CANON. Não tem zoom, nem datador, nem controles manuais. Não chega nem perto de uma convencional profissional, mas já fiz boa fotos com ela.
   No mais, é só. Me desculpe pelo tamanho da mensagem.
   Obrigado pelos esclarecimentos.

   []'s

   Max W. V. Carvalho
   maxcarvalho_jp@hotmail.com
   


   
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2005, 14:47:18
Prezado Léo,

  Uma ERRATA. O trecho abaixo:

  "O Georges, que é de SC, e participa de vários fóruns, me disse que lente da SONY DSC S-40, distância focal mínima de 32mm, já é quase uma grande-angular.
  É isto mesmo ?"

  Não se refere a lentes do tipo TELE-OBJETIVA, assunto-alvo deste tópico, e sim, a um outro tópico que criei sobre lentes do tipo grande-angular.
  Desculpe o lapso.

  []'s

  Max W. V. Carvalho
  maxcarvalho_jp@hotmail.com
 
 
 
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2005, 15:14:09
Visite o GLOSSÁRIO que tem bastante coisa lá.
A S-40 não tem distância focal de 32mm, ela pode ter no máximo uma distância focal equivalente a 32mm em uma câmera 35mm, leia o artigo Distância Focal - Crop, ângulo de cobertura, etc., Entendendo os mm da lente. para entender melhor essa parte de distância focal real e distância focal equivalente.

No caso uma lente 32mm no formato 35mm já seria uma Grande Angular, pois a diagonal da mídia tem 43.3mm então qualquer coisa abaixo disso já pode ser considerada grande angular, mas o correto seria conhecer a diagonal da mídia usada nesta câmera e a distância focal real para definir isso..



 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2005, 18:58:51
Citar
(...)
   O que seria essa diagonal da mídia ?
(..)
   Para quem está começando, você acha necessária a  leitura de bibliografia técnica sobre fotografia(até mesmo fotografia convencional).
"mídia" é tudo aquilo onde vai a mensagem. TV, papel, filme ou sensor.

Bom.. a pergunta não foi pra mim. Mas respondo igual: leia tudo que tu achar pela frente. De digitale analógico. De uma devorada com calma ali na parte de artigos do fórum. Leia tópicos diversos, mesmo que aparentemente, pelo título, não sejam interessantes. Porque muitas vezes, quase sempre, por mais simples que seja o titulo do tópico, os assuntos são aprofundados. Sempre vale a pena. E procura ontros sites por aí tbm, como por exemplo o www.fotoegrafia.com.br.

E vai acostumendo (que é o que tenho feito): pra uma palavra que tu descobre o significado, aparecem duas novas.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS