Autor Tópico: SuperAquecimento no Flash HVL58  (Lida 5214 vezes)

paulobro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 26 de Maio de 2009, 06:38:11
Pessoalmente, eu procuro evitar ao maximo usar ISO >3200 e em ISO alto sempre expor para a direita. Funciona. Puxar a exposicao no processamento RAW e' factivel, mas e' trabalhoso sempre, e nao raro os resultados nao sao os desejaveis.

Todavia ha uma escola liderada pela turma russa que e' partidaria de, sempre, expor em um ISO basico (320 para a A900) e puxar depois o que for necessario, no processamento — utilizando editores outros que o da Adobe que alegadamente nao se presta para isso. Afirmam conseguir imagens com menos, muito menos ruido, e maior fidelidade de cores, utilizando essa rota. Nunca quis experimentar: envolve uma serie de calculos e/ou ajustes e reajustes que me soam propensos a falhas, sem falar que demasiado cansativos, hehe. Mas, para quem tem aptidoes mais cientificas, pode ate ser seus atrativos.
Paulo Brochado


Nelson Neto

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • Nelson Neto
    • Blog - Nelson Neto
Resposta #16 Online: 26 de Maio de 2009, 09:56:22
Paulo, não tinha reparado neste informação.  :ok:

Repare que ISO 6400 e' boost, ou seja, e' sensibilidade alem da maxima capacidade inata do sensor, efetivada atraves de firmware na camera.

Pictus, essas fotos não tem ruido. ; ) perfeitas para fotografar social.

Usando flash, creio que usar ISO3200 é para uma necessidade extrema, se ainda tiver uma lente zeiss 24-70/2.8, creio não ser necessário passar de ISO3200.

Bem, as raras excessões sempre acontece, tem uns 15 dias que a fui convidado para fotografar um noivado, trabalho simples (o teto ainda era branquinho para ajudar).
Só que nem tudo são flores, a noivinha piscava em todas as fotos ;( , começo a ficar tristinha, desanimada, achando que um dia tão especial estava acabado.
A solução foi : A700 em ISO3200, tamron 28-75/2.8 em 2.8 (é sofrível a tamron nessa abertura), velocidade 1/30, sendo auxiliado por algumas luzes pontuais de teto.
Resultado, cliente feliz. ; )  :clap:

As fotos ficaram com ruido, mais totalmente aceitável creio que ate 15x21.

Pensando nessa situação, a zeiss resolveria meu problema de nitidez na abertura em 2.8; o ISO 6400 permitia uma velocidade maior 1/60.
Só que nesse caso não podia expor para a direita, pois estava no limite.  :no: