Autor Tópico: Câmeras analógicas, qual a sua preferência?  (Lida 22565 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #15 Online: 29 de Maio de 2009, 06:36:51
as totalmente mecanicas... só com o fotometro.
pq não gosto de bateria nem pilha... nem tenho saco pra ficar recarregando nem ficar limitado pelo tempo da pilha.
qdo eu comprei a camera era uma epoca em que eu acampava com muita frequencia.
a bateria do fotometro é pequena..e dura anos..


gosto das robustas ... pq eu sou estabanado..e elas me passam sensação de segurança
assim como as objetivas.. se for pra escolher, preferiria as objetivas de "metal" , pesadas...

gosto da Nikon FM2 pq eu acho que tenho bastante opção de lente pra ela. não é isso?
e também pq é bastante conhecida então ,se tivesse algum problema, pra consertar talvez fosse mais facil (disponibilidade de peças, conhecimento sobre o produto, etc)

escolhi 35mm... na verdade não escolhi porque nem me passava na cabeça comprar medio/grande formato. Não conhecia nada sobre então em midia de filme... seria 35mm mesmo.


pra mim, nada de foto digital
testei meu gosto há pouco tempo numa camera digital.
eu não gostei nada mesmo do fato de eu tirar foto, ver a foto na mesma hora, e ficar com a bunda horas nessa cadeira mexendo em software... me irrita.


MarcosDF

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 25 de Junho de 2009, 18:58:39
Resumindo, gosto de uma que tenho: Canon EOS 30...Espetacular


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #17 Online: 28 de Junho de 2009, 14:23:09
Tenho uma AE-1 e gosto muito dela, até pq lente para ela é muito barato, mas se eu tivesse com grana sobrando compraria uma FM2. Adoro essa câmera.

Elmo pq vc não sugere para ele uma Trip35? Ela é muito boa e baratinha, se ele se arrepender e quiser trocar, ou mesmo evoluir, fica fácil. Uma AE-1 também é barata e fácil de vender depois e neste caso acho que ele vai ter a oportunidade de aprender sobre diafragma, velocidade, etc. Conceitos fundamentais e depois ele poderá partir para outra coisa com facilidade.

Dei essas sugestões por serem baratas e fácil de vender, pois pelo que entendi ele está começando. Não é isso?

[ ]s

Formel


Yan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 29 de Junho de 2009, 18:47:33
Pra mim o casamento perfeito de uma SLR com uma MF esta na Pentax 67. Apesar de grandona, ela e facil de carregar e bastante facil de operar. E uma das minhas maquinas favoritas,
Yan Boechat
São Paulo - SP

Leica
Canon
Pentax



ofsouto

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 13 de Julho de 2009, 23:07:46
Prefiro a Nikon FM2n e a Olympus OM-1n.

Obede
Nikon F
Olympus OM-1n
Olympus Trip 35
Ensign Selfix 820


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 14 de Julho de 2009, 00:49:46
Bom resolvendo de forma objetiva.
A minha câmera de filme favorita é a Pentax 645N. Acho uma câmera de uma concepção única, muito bem elaborada e muito equilibrada. Mas é uma Médio Formato.
Em termos de formato 135 eu gosto muito da Minolta Maxxum 9 e da Oly OM-1, acho dois clássicos, de épocas distintas, mas fantásticas em suas gerações.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #21 Online: 16 de Julho de 2009, 23:48:59
Nunca tive, mas o modelo OM-1n é muito bem falado, e particularmente bonitão :)
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #22 Online: 17 de Julho de 2009, 17:39:33
Muito bom o artigo sobre Rangefinders! Mal posso esperar pra ter a minha Canonet!!!! :snack: :snack: :eek: :eek: :eek: :eek:
"Film is not dead, it just smells funny."



naseh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • ad.ict Studio
Resposta #23 Online: 18 de Julho de 2009, 16:53:34
Apesar de sempre ter trabalhado muito mais com SLRs (hoje em dia com as DSLRs), e muito provavelmente até por causa disso, esse tipo de câmera fica hoje no final da lista de preferência. No topo a briga é feia entre as rangefinders e TLRs.
Mas, engraçado, depois que li esse tópico, dei uma geral pelos meus negativos e vi que apesar de existir essa tal preferência, no final acabo usando todas meio que por igual (tirando profissionalmente). Por exemplo, pegando câmeras diferentes da mesma marca: tenho quase o mesmo tanto de fotos feitas com a Yashica FX-3, que é SLR (minha primeira câmera própria, porque quando pequeno sempre caía na minha mão a Kodak Instamatic da família), com a Yashica Lynx 5000, uma rangefinder, e com a Yashica 635, uma TLR. Deve ser aquela coisa de afeto inconsciente! :D

E hoje tem festa de aniversário da minha afilhada, 3 anos: vai no bolso uma Olympus Trip 35. Meu mimo é a Zorki 4k que, como falei em outro tópico, anda meio pirada. Agora, as Canons digitais, essas só a trabalho!
Charles Naseh
São Paulo - SP

www.adictstudio.com
twitter.com/charlesnaseh
facebook.com/charlesnaseh


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #24 Online: 06 de Setembro de 2009, 23:00:05
Oi Elmo,

eu acho que para quem está começando, o melhor é uma Nikon FM. Uma SLR compacta, relativamente barata, com um gama enorme de lentes e opções de acessórios, caso ele queira ir pra frente, e bom valor de revenda caso ele desista.

Uma TLR acho que é um pouco demais para este primeiro estágio, quando se quer mais é experimentar, variar. É mais para quando já se sabe o que quer.

Minha paixão são as Nikon F2 - tenho 3 versões, a sem fotômetro, uma A e uma AS - mais uma F3. E, também, uma Rolleiflex 3.5F com Planar e Rolleikin (adaptador para filme 35mm) e uma divertida Holga. Viva o filme!

Abraços,

José Azevedo


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #25 Online: 07 de Setembro de 2009, 22:58:29
Olympus OM-1 na cabeça.
As lentes do sistema OM, salvo algumas poucas exceções, têm a mesma qualidade, quando não superam claramente, aquelas celebradas da Nikon, Canon e demais "brands", q costumam custar o dobro do preço e pesar o triplo, também - sim, porque o sistema OM é todo compactado, suas lentes são bem construídas e têm a metade ou 1/3 do tamanhão das desajeitadas concorrentes.
Como câmera, foi eleita como a melhor SLR manual de 35mm da História da Fotografia. É um prazer à parte, seu disparador, assim como olhar através do visor dessa câmera, absolutamente sem rival em toda a indústria de SLRs.
Portar uma Olympus OM-1 é também uma experiência única, devido ao seu pequeno tamanho. Com as lentes menores da marca, fica parecendo uma "rangefinder", de tão enxuta.
Eu tenho FM2, já tive Praktika, Pentax, Canon EOS, mas sempre retorno à minha Olympus OM-1 - para sentir verdadeiro prazer em fotografar.
Desculpem-me se sou um tanto encomiástico, mas não dá para ser sereno ao se referir a uma OM-1 e o sistema OM de lentes intercambiáveis. Show de bola, nota DEZ, o melhor já criado até hoje.


« Última modificação: 07 de Setembro de 2009, 22:59:16 por Demian »


Paulor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #26 Online: 07 de Setembro de 2009, 23:24:55
Elmo, minha paixão atual é uma Nikon F80, gostei muito da Pentax K1000 também, acho que uma TLR é muito para quem tá iniciando na fotografia.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2009, 07:00:06
Não entendo quando dizem que uma TLR é muito para começar a fotografar. Será que se referem à quantidade de fotos por rolo? Isso eu acho até bom, pois força o caboclo a pensar mais antes de clicar.

Seu manuseio é extremamente mais simples, foco mais fácil, um janelão de visor, permite tempos de exposição menores sem o uso de tripé, qualidade da foto muito superior (por se tratar do tamanho do filme e isso ser um estimulante), etc.

Fui paraquedista e comecei com um T10 e TU, passando pelos hiper sustentados e a cada porrada no chão que eu levava me ensinava muito. Depois ficou muito mais facil saltar com os velames retangulares. Sei não, mas penso que o rudimentar deve vir primeiro.


LorenzoNYC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #28 Online: 08 de Setembro de 2009, 10:07:33
eu adoro minha nikon F3 e minha pentax 645N,mas as vezes sinto um prazer enorme de fotografar com uma yashica mat que era do meu pai,so de colocar o filme nela ja vale a pena


Paulor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #29 Online: 08 de Setembro de 2009, 16:03:07
Elmo, acho que uma TLR é mais difícil de dominar que uma SLR, pelo menos para mim, sempre acho mais demorado acertar a composição e os ajustes da foto, por isso penso que é mais fácil iniciar com uma SLR, deve ser apenas uma questão de costume.