Autor Tópico: O que significa fotografar para cada um de nós?  (Lida 4401 vezes)

lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #15 Online: 10 de Dezembro de 2004, 14:33:29
Citar
Citar

não digo "não fotografe coisas ruins" mais sim "não existem mais coisas ruim para serem fotografadas nesse mundo"

entendeu?
Hum...

Entendi. Desculpe a confusão.
 :)  
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #16 Online: 10 de Dezembro de 2004, 14:36:41
Citar
Eu acho que com a fotografia na internet, todos estão tão acostumados a só receber elogios, que críticas ou questionamentos são levados como quase "insultos".

:)
acho que com relação a esse tópico em especifico, deve-se somente citar e não contestar tipo "AAA, falou besteira, nada a ver !".
É opnião própria de cada um..

já se o tópico for especifico para comentários de determinadas fotos aí sim vale criticas (construtivas claro), afinal, ninguem nasceu sabendo

 :P  
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #17 Online: 10 de Dezembro de 2004, 14:50:44
Lincão e todos:

Peço desculpas se ofendi, ou dei opiniões aonde não devia. Entendi a intenção deste tópico, mas interpretei uma frase errada e achei interessante responder, afinal dificilmente nós discutimos aqui e no orkut questões desse tipo, sempre ficamos presos em ruídos, pixels, marcas e modelos, etc...

Não era minha intenção julgar a opinião de niguém.

 


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #18 Online: 10 de Dezembro de 2004, 14:53:37
Citar
Lincão e todos:

Peço desculpas se ofendi, ou dei opiniões aonde não devia. Entendi a intenção deste tópico, mas interpretei uma frase errada e achei interessante responder, afinal dificilmente nós discutimos aqui e no orkut questões desse tipo, sempre ficamos presos em ruídos, pixels, marcas e modelos, etc...

Não era minha intenção julgar a opinião de niguém.
relax man !!!

 :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #19 Online: 10 de Dezembro de 2004, 17:09:57
Citar
Não era minha intenção julgar a opinião de niguém.

Mesmo q se tivesse a intenção, eu não concordaria, mas deixa pra lá ...

vc mesmo disse q não teve a intenção, talvez fomos nós é q entendemos de outra maneira ...

como nosso amigo disse, RELAX!


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #20 Online: 10 de Dezembro de 2004, 17:15:19
Citar
Mesmo q se tivesse a intenção, eu não concordaria

???

Estou "relax".

:)


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #21 Online: 10 de Dezembro de 2004, 17:24:07
então deixemos esse assunto pra lá ...


Rodrigo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 31 de Março de 2005, 17:27:23
Outro dia pensei nesse assunto e lembrei do tópico no fórum e resolvi ressucitá-lo... quem sabe agora que o fórum tem bastante gente não aparecem ainda mais posts interessantes! :D

A minha opinião:

Fotografar é possibilitar a outros que enxerguem através do seu olhar

Gostei, vou até colocar a frase no meu perfil do Orkut!  :P  
- Rodrigo -


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #23 Online: 31 de Março de 2005, 20:24:19
B) Fotografar é congelar o tempo, você vê algo bonito, interessante, importante para você ou para o fotografado. Uma fração de segundo e acabou. Só restou a lembrança e a foto, pois o tempo não pára nem volta.
Bye
« Última modificação: 31 de Março de 2005, 20:24:57 por Zeiss »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #24 Online: 31 de Março de 2005, 22:53:07
Difícil definir o que é fotografia pra mim. Eu encaro a fotografia e o ato de fotografar como uma forma diferente de se fazer poesia, uma poesia mais visual, mas que ao mesmo tempo fuja do conceito de poesia concreta.

Pra mim fazer fotos é fazer poemas visuais, trabalhando com o subjetivo do nosso próprio olhar sobre um assunto (pelo menos pra mim, que costumo escrever poesias a partir das fotos que bato).

Bom tópico.... acho aliás fundamental pra um fórum como o nosso.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


marsteffen

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
    • http://
Resposta #25 Online: 31 de Março de 2005, 23:26:02
A boa fotografia, aquela que merece ter uma definição, um motivo, é aquela que antes de necessitar decodificar sua mensagem já agrada por sua própria imagem.

A Fotografia tem diversos fins, diversos usos. Registrar pessoas, momentos e lugares que você não mais vivenciará da mesma maneira.
A arte da imagem & mensagem, ou ainda a arte da técnica.
Pode ser o impacto da elucidação, um tapa na cara de realidade.
Para mim, toda foto que traz esses sentimentos de inspiração é o que há de melhor na fotografia.

Fotografar é expirar reflexão para inspirar reflexão.


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #26 Online: 01 de Abril de 2005, 01:23:11
É isso aí... penso igualmente à todos...

Apenas acho que todas as fotos, até aquelas bem ruins mesmo.. .sabe quando você clica sem querer e só sai pés... chão... então.. acredito que até essas fotos têm valor... Ela registrou uma coisa que NUNCA mais acontecerá igualmente...

Nunca mais acontecerá...

Estou apaixonado pela fotografia... Gosto mais de ficar vendo fotos dos outros do que ver as minhas... Cada um tem o seu estilo, que dou o maior valor da à isso... então gostaria de ver mais gente fotografando.. .e que fotografar, virasse uma atividade que TODOS deveriam praticar...

Você procura mostrar à todos, o que seus olhos estão vendo...

E tem coisa mais gostosa na fotografia do que mostrar a sua foto à alguem e ficar explicando o que você sentiu naquele momento... como era aquele lugar... o cheiro.. .o barulho... o sentimento!!!

Bom.. .pra mim é isso... uma paixão!!!



 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #27 Online: 01 de Abril de 2005, 08:32:05
Fotografar tem várias instâncias.

Uma preguiçosa e agradável. Fazer imagens bonitas dos filhos ou das viagens, por exemplo, não fotos toscas de turista, mas algo legalzinho.

Mas tem também uma instância exigente. É quando tentamos fazer algo que preste, que preste realmente e não somente para nós e não somente agrade por ser fotogênico.

Aí é coisa terrível, da ordem dos espelhos que mos dizem verdades desagradáveis. Aí é algo a nos apontar todo o tempo nossas limitações de pensamento, de vida, de relacionamento com os outros seres humanos (se tentamos fotografá-los, é claro). Essa nos mostra como olhamos, e nos mostra, principalmente como nosso olhar é morto, repetitivo, limitado.

As duas coisas são interessantes, tanto a agradável quanto a terrível. Brinco com a parte agradável e conheço-me através da terrível. Se der sorte de fazer algo que preste, melhor ainda.

Ivan

Ivan


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #28 Online: 01 de Abril de 2005, 14:49:35
Concordo com a visão "poética" do Alex, e com a definição do marsteffen... O que o Ivan lembrou sobre a boa fotografia nem sempre registrar as coisas mais belas, também me parece muito consistente, e achei muito oportuno o comentário. Pra mim a fotografia (em sua forma que mais me interessa) se resume antes de mais nada a arte. Havendo "alma" na imagem, não há bom ou ruim, há uma apreciação de nosso mundo e de nós mesmos pela imagem e pelos seu estímulo a outros sentidos. Podemos tentar definir a arte eternamente, mas só responderemos com mais abstrações, com mais arte, com mais poesia, e jamais teremos uma resposta racional e simples. A fotografia como arte, como forma de capturar, analisar, apreciar e mostrar o mundo sob nossa óptica, deveria ser tão estimulada quanto a música, quanto o teatro, pintura, e outras formas de arte mais comuns nas escolas. Quem sabe assim os 99% fotologs por aí, tão populares entre a gurizada, seriam mais que um somente um grande amontoado de lixo e narcisismo na rede. Que pena que banalizaram tanto a fotografia, e a fotografia arte seja considerada por muitos como "coisa de profissional" ou maluco. A ignorância nessa área impera absoluta em nosso país.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Giosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • http://www.rgiosa.com
Resposta #29 Online: 01 de Abril de 2005, 15:01:12
O que o Rodrigo falou lá em cima é justamente o que eu penso. Além de eternizar um momento você possibilita que as pessoas tenham uma visão muito particular sua daquela fração de segundos!  ;)

Abraço!
www.rgiosa.com

- Analista de Sistemas
- Músico
- Apaixonado por fotografia

"Os opostos se distraem, os dispostos se atraem." - Fernando Anitelli