Autor Tópico: O que significa fotografar para cada um de nós?  (Lida 4370 vezes)

mauriciodelia

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Dezembro de 2004, 11:19:03
Estava conversando com uma amiga, e ao tentar conceituar para ela o significado de pegar uma câmera e sair pelo mundo a fotografar, me veio a cabeça que cada um de nós poderia conceituar, o ato de fotografar, em diferentes palavras.

Então pensei que daria um bom tópico.


O que vocês acham?

Quem se arrisca a começar?

 
Maurício D'Elia - canon


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2004, 11:48:05
Uma paixão que virou ganha pão. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


mauriciodelia

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2004, 13:14:08
Fotografia para mim é transformar a minha percepção visível em arte para o mundo.
Maurício D'Elia - canon


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2004, 13:14:11
Fotografar é uma aventura visual, na qual aprendo sobre minha meneira de ver o mundo, sobre a forma alheia de ver o mundo, sobre estética, sobre como se comporta minha percepção, e então busco aprender o que faz de algo arte tentando alcançar isso.

Fotografar é uma continuidade de meu interesse pelas artes visuais, que começou na infãncia desenhando e tem estágios na arquitetura, na pintura, na fotografia, nas artes gráficas, etc.

Fotografar é o casamento disso tudo com um campo técnico interessantíssimo, o que atende também a esse lado da personalidade.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2004, 17:38:03
É a melhor forma de ver o mundo e congelar um momento. É uma lembrança registrada também fora da sua memória.

Nossa, é tanta coisa que é difícil de dizer, mas cada um tem uma visão e um conceito.
:)

*Legal mesmo esse tópico Mauricio. ;)


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2004, 18:06:53
eternizar um momento....

eu tenho um desejo com relacao a isso....que nao existissem fotos triste, de miseria, pobreza, violencia, etc....infelizmente, acho um desejo um pouco inviável...
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2004, 18:20:59
Citar
eternizar um momento....

eu tenho um desejo com relacao a isso....que nao existissem fotos triste, de miseria, pobreza, violencia, etc....infelizmente, acho um desejo um pouco inviável...
Estranho desejo cara. Sebastião Salgado, Carl de Keyzer e muitos outros não existiriam...

A foto-denúncia, ou foto-crítica, do fotojornalismo é algo rico e muito difícil de ser feito. É uma maneira de abrir os olhos das pessoas.

Entendo que é sua maneira de ver a fotografia, mas acho que deviria repensar nessa aspecto.

:)


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2004, 00:42:01
Citar
Citar
eternizar um momento....

eu tenho um desejo com relacao a isso....que nao existissem fotos triste, de miseria, pobreza, violencia, etc....infelizmente, acho um desejo um pouco inviável...
Estranho desejo cara. Sebastião Salgado, Carl de Keyzer e muitos outros não existiriam...

A foto-denúncia, ou foto-crítica, do fotojornalismo é algo rico e muito difícil de ser feito. É uma maneira de abrir os olhos das pessoas.

Entendo que é sua maneira de ver a fotografia, mas acho que deviria repensar nessa aspecto.

:)
não digo "não fotografe coisas ruins" mais sim "não existem mais coisas ruim para serem fotografadas nesse mundo"

entendeu?
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2004, 01:21:56
Citar

não digo "não fotografe coisas ruins" mais sim "não existem mais coisas ruim para serem fotografadas nesse mundo"

entendeu?
Hum...

Entendi. Desculpe a confusão.


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2004, 08:47:18
Aí galera, nada de comentar a visão e opinião de cada um .. o topico é justamente pra isso .. ver a diversas visões .. e não opinar nos outros ...

T+


mauriciodelia

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2004, 10:38:35
Matheus,

eu acho que pode comentar a opinião do outro. Só não pode é fazer críticas negativas a esta opinião..
Maurício D'Elia - canon


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2004, 10:49:34
Pra mim, fotografar é eternizar um momento que até então havia nascido pra ser único, e poder compartilhá-lo com quem não teve a felicidade de estar presente no acontecimento em si.
 
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2004, 12:01:20
Citar
eu acho que pode comentar a opinião do outro. Só não pode é fazer críticas negativas a esta opinião

Na minha opinião se for liberado criticar, q seja positiva ou negativa ...

só não acho justo ficar comentando a opinião do cara, sendo q é algo totalmente abstrato, de cada um ... se por negativo então, não concordo mesmo ...

T+


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2004, 12:26:58
Eu acho que com a fotografia na internet, todos estão tão acostumados a só receber elogios, que críticas ou questionamentos são levados como quase "insultos".

:)


Minoru

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
    • http://
Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2004, 13:02:39
Citar
É a melhor forma de ver o mundo e congelar um momento. É uma lembrança registrada também fora da sua memória.
 
Minha visão de fotografia é bem parecida com a sua.... acho também que ao visualizar uma foto, essa lembrança se fixa ainda mais em nossa memória.... ou relembra algo que nossa memória já esqueceu ( a gente fica velho e nosso HD começa a dar uns paus  :)  ).

Abraços,

Marcos