Autor Tópico: Velocidade do Obturador e distância relativa para congelar movimento -  (Lida 9212 vezes)

dkfuji

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Resposta #30 Online: 04 de Junho de 2009, 15:58:42
Pra fotografar qualquer trem tem que ir pra mins (beraba, berlandia, b.de araguari)...


Sidney Luiz

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Resposta #31 Online: 06 de Junho de 2009, 15:58:04
só que nenhum a 160km/h !  :D


alfarrob

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Resposta #32 Online: 06 de Junho de 2009, 18:08:28
Esse problema é bem conhecido e de solução matemática. É muito útil em fotografia aérea, precisa calcular a altitude necessária para evitar, melhor dizendo minimizar, o que se chama "arrastamento".
E o arrastamento é precisamente o traço que o movimento de cada ponto no solo desenha na película, ou sensor.

Nesse caso é o avião que leva a câmara que se move e o objecto, terreno, está fixo.
Mas o inverso, câmara fixa e comboio em movimento, é exactamente o mesmo, porque trata-se de um movimento relativo, da câmara em relação ao objecto.

Não precisa de velocidade angular, nem de saber o comprimento do objecto em movimento.
Pois cada ponto tende a traçar uma linha, independentemente de pertencer a um objecto grande ou pequeno.

A solução é pelo teorema de Tales, ou regra de três, como já indicaram.

A relação a ter em conta é a distância focal em relação à distância até ao objecto.
Fácil se torna entender que o limite aceitável de velocidade de disparo é dependente do tamanho máximo do traço que se considere aceitável. O tal de "arrastamento" de que falava no início.

Daqui para a frente é só definir o que se quer e fazer as contas :)


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Malicky

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Resposta #33 Online: 06 de Junho de 2009, 19:04:48
Uhmmm nada de contas...erros e acerto mais facil..mas creio que para congelar img nao sera nescessario muitos erros e acerto
com as cam que exite no mercado hoje em dia

veja esta foto o cara fez facil sem calculos  :ok:


This is a  image of a sonic boom or near sonic boom that was taken by an amateur photographer at the annual Jones Beach Air Show in New York on May 23, 2009


dkfuji

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Resposta #34 Online: 07 de Junho de 2009, 00:35:58
Nada como um pouco de cultura...

Além de aplicações práticas para este papo furado.


Esse problema é bem conhecido e de solução matemática. É muito útil em fotografia aérea, precisa calcular a altitude necessária para evitar, melhor dizendo minimizar, o que se chama "arrastamento".
E o arrastamento é precisamente o traço que o movimento de cada ponto no solo desenha na película, ou sensor
Nesse caso é o avião que leva a câmara que se move e o objecto, terreno, está fixo.
Mas o inverso, câmara fixa e comboio em movimento, é exactamente o mesmo, porque trata-se de um movimento relativo, da câmara em relação ao objecto.

Não precisa de velocidade angular, nem de saber o comprimento do objecto em movimento.
Pois cada ponto tende a traçar uma linha, independentemente de pertencer a um objecto grande ou pequeno.

A solução é pelo teorema de Tales, ou regra de três, como já indicaram.

A relação a ter em conta é a distância focal em relação à distância até ao objecto.
Fácil se torna entender que o limite aceitável de velocidade de disparo é dependente do tamanho máximo do traço que se considere aceitável. O tal de "arrastamento" de que falava no início.

Daqui para a frente é só definir o que se quer e fazer as contas :)





Sidney Luiz

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Resposta #35 Online: 07 de Junho de 2009, 10:10:05
excelente explicação!! Não sabia que o cálculo era utilizado para fotografia aérea..bem interessante

Esse problema é bem conhecido e de solução matemática. É muito útil em fotografia aérea, precisa calcular a altitude necessária para evitar, melhor dizendo minimizar, o que se chama "arrastamento".
E o arrastamento é precisamente o traço que o movimento de cada ponto no solo desenha na película, ou sensor.

Nesse caso é o avião que leva a câmara que se move e o objecto, terreno, está fixo.
Mas o inverso, câmara fixa e comboio em movimento, é exactamente o mesmo, porque trata-se de um movimento relativo, da câmara em relação ao objecto.

Não precisa de velocidade angular, nem de saber o comprimento do objecto em movimento.
Pois cada ponto tende a traçar uma linha, independentemente de pertencer a um objecto grande ou pequeno.

A solução é pelo teorema de Tales, ou regra de três, como já indicaram.

A relação a ter em conta é a distância focal em relação à distância até ao objecto.
Fácil se torna entender que o limite aceitável de velocidade de disparo é dependente do tamanho máximo do traço que se considere aceitável. O tal de "arrastamento" de que falava no início.

Daqui para a frente é só definir o que se quer e fazer as contas :)



« Última modificação: 07 de Junho de 2009, 10:10:43 por Sidney Luiz »


Sidney Luiz

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Resposta #36 Online: 07 de Junho de 2009, 10:11:46
O louco!!  :worship: Vai ter sorte assim lá na casa do chapéu...risos

Uhmmm nada de contas...erros e acerto mais facil..mas creio que para congelar img nao sera nescessario muitos erros e acerto
com as cam que exite no mercado hoje em dia

veja esta foto o cara fez facil sem calculos  :ok:


This is a  image of a sonic boom or near sonic boom that was taken by an amateur photographer at the annual Jones Beach Air Show in New York on May 23, 2009