Esse problema é bem conhecido e de solução matemática. É muito útil em fotografia aérea, precisa calcular a altitude necessária para evitar, melhor dizendo minimizar, o que se chama "arrastamento".
E o arrastamento é precisamente o traço que o movimento de cada ponto no solo desenha na película, ou sensor.
Nesse caso é o avião que leva a câmara que se move e o objecto, terreno, está fixo.
Mas o inverso, câmara fixa e comboio em movimento, é exactamente o mesmo, porque trata-se de um movimento relativo, da câmara em relação ao objecto.
Não precisa de velocidade angular, nem de saber o comprimento do objecto em movimento.
Pois cada ponto tende a traçar uma linha, independentemente de pertencer a um objecto grande ou pequeno.
A solução é pelo teorema de Tales, ou regra de três, como já indicaram.
A relação a ter em conta é a distância focal em relação à distância até ao objecto.
Fácil se torna entender que o limite aceitável de velocidade de disparo é dependente do tamanho máximo do traço que se considere aceitável. O tal de "arrastamento" de que falava no início.
Daqui para a frente é só definir o que se quer e fazer as contas