Autor Tópico: Promoção! Canon Powershot SD790 x Panasonic Lumix FS5  (Lida 2327 vezes)

coiso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 27 de Maio de 2009, 09:25:22
Pessoal, quero comprar uma camera e vi uma boa promoção.

SD790 por 1399 e a FS5 por 799

Viajei pra Europa com a minha pífia W30, porem infelizmente TODAS as fotos que tirei com pouca luminosidade ficaram borradas.

Gostaria de uma camera point-and-shoot que tire fotos boas...não sei se esses modelos especificamente são bons mas sei que as compactas canon e panasonic são boas.

Obrigado.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2009, 09:34:10
Coiso,

Fotos borradas não tem muita relação com a qualidade da câmera e sim com uma velocidade baixa de exposição. Essas câmeras point and shot são muito automáticas não permitindo o controle de exposição para ajudar melhorar nessa situação de pouca luz.

Dessas câmeras que vc citou não vai lhe ajudar muito, pois elas não tem controle de exposição, além disso eu to achando muito cara.

Boa sorte



coiso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2009, 09:45:40
Leandro, obrigado pela resposta.

Sei que o borrão é causado pela velocidade de exposição, mas uma câmera point-and-shoot de boa qualidade ajusta isso automaticamente para que as fotos saiam perfeitas, não?

Valeu!
« Última modificação: 27 de Maio de 2009, 09:58:25 por coiso »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2009, 10:08:51
Depende muito do programa da câmera, algumas preferem aumentar a sensibilidade e aumentar a velocidade, outras preferem manter sensibilidade baixa e diminuir a velocidade.

Faz um teste na sua câmera.
1- Deixe no mode "P".
2- Desligue o flash.
3- Mude o ISO para 400 ou 800.
4- Segure firme a câmera e tire a foto, preferencialmente com objetos parados.
5- Veja se melhorou o efeito borrão.

Eu tenho uma point and shot bem basiquinha, se não me engando é L200 da Samsung, ela tem um modo manual....então normalmente com pouca luz, deixo a exposição em 1/20s & f2.8 & ISO200.....muitas vezes a imagem fica um pouco escura, aí eu dou um tapinha no Photoshop.

Valeu


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2009, 22:45:32
Coiso, eu também estou achando muito caro esses valores....


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2009, 12:12:36
Leandro, obrigado pela resposta.

Sei que o borrão é causado pela velocidade de exposição, mas uma câmera point-and-shoot de boa qualidade ajusta isso automaticamente para que as fotos saiam perfeitas, não?

Valeu!

Meu amigo; Se você espera que a câmera resolva essa questão para você, venda-a e compre uma guitarra elétrica ou uma bicicleta (ou algo que você de fato goste).

Porque qualquer câmera, por melhor que seja, vai devolver a você aquilo que você souber tirar dela, ou seja, será proporcional ao seu conhecimento. Não adianta que nenhuma câmera vai fazer fotos sozinha.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2009, 11:05:12
Procure uma compacta que tenha a opção de você controlar manualmente o tempo de exposição e o tamanho da abertura do diafragma. Só assim você terá controle sobre suas fotografias. Caso contrário, no modo automático, a câmera irá fazer o trabalho pra você independente de você gostar do resultado ou não. É aceitar aquilo e pronto. Não há muito o que fazer. Então se você quiser controlar o processo, aprenda os fundamentos da fotografia e adquira uma câmera com controles manuais. Como o pessoal já citou acima, o caminho é esse.

Fotos em ambientes mal iluminados exigem alguns cuidados. Cada caso é um caso mas a grosso modo você tem algumas opções:

1) Se for fotografar um assunto estático, use tripé. Assim você pode aumentar a exposição. O tripé vai "garantir" a firmeza da câmera para a foto não sair borrada.

2) Se for fotografar um assunto em movimento, você precisa de velocidades mais altas. Nesse caso uma abertura maior do diafragma se faz necessário. Outra opção é aumentar a sensibilidade do sensor (aumentar o ISO). Isso também irá lhe possibilitar usar tempos menores "evitando" os borrados. O aumento do ISO provoca o aumento dos famigerados ruídos na foto. Em câmeras compactas, esse problema se agrava.

3) Por opção pode-se usar o flash. Você irá "congelar" o momento porém estará abrindo mão da iluminação do ambiente. O flash, quando mal usado deixa as foto com aquele aspecto chapado com sombras muito duras e luzes bem artificiais. E por aí vai...

Como você pode perceber, fotografia são escolhas. Essas escolhas podem e devem ser feitas por você desde que tenha conhecimento e recursos para isso. Com câmeras automáticas você fica muito limitado aos presets.

Dê uma olhada na Canon G10.
Vi essa no ML e está na mesma faixa de preço que você citou. Só para você ter uma referência. Camerazinha boa essa. Irá lhe permitir desenvolver sua fotografia com praticidade.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94631125-lancamento-canon-powershot-g10-147-megapixels-_JM

Dê uma olhada nas especificações dela no dpreview:
http://www.dpreview.com/reviews/specs/Canon/canon_g10.asp

Se optar por ela, só tome cuidado para não comprar uma com o número de série do lote que pode apresentar problema:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31986.0

E isso aí.



VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2009, 16:12:04
Isso dito por você, Guto, é a exemplificação do que eu disse acima. mas só quererá aprender quem gostar de fato da coisa. Se não existir tal disposição, se a pessoa imaginar que uma câmera diferente resolverá esses problemas, bem, aí não adianta.

Nem todas as pessoas precisam gostar de fotografia, mas a fotografia será sempre um espelho da dedicação do fotógrafo muito mais do que da câmera. Como você mostrou, há várias condutas para lidar com fotos com baixa iluminação, e a pessoa deve escolher uma ou combinar as escolhas para conseguir aquilo desejado.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2009, 16:55:05
Isso dito por você, Guto, é a exemplificação do que eu disse acima. mas só quererá aprender quem gostar de fato da coisa. Se não existir tal disposição, se a pessoa imaginar que uma câmera diferente resolverá esses problemas, bem, aí não adianta.

Nem todas as pessoas precisam gostar de fotografia, mas a fotografia será sempre um espelho da dedicação do fotógrafo muito mais do que da câmera. Como você mostrou, há várias condutas para lidar com fotos com baixa iluminação, e a pessoa deve escolher uma ou combinar as escolhas para conseguir aquilo desejado.
Isso é uma verdade, Ivan. Assim como tudo na vida, para aprender e se desenvolver na fotografia o primeiro passo é ter motivação. Gostar realmente da coisa. Sendo assim, a tarefa de aprender se transforma numa gostosa descoberta. Caso contrário vira uma chatice e os 'obstáculos' que irão surgir pelo caminho vão parecer maiores do que realmente são.

abs
« Última modificação: 29 de Maio de 2009, 16:59:19 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2009, 16:58:29
Meu amigo; Se você espera que a câmera resolva essa questão para você, venda-a e compre uma guitarra elétrica ou uma bicicleta (ou algo que você de fato goste).

Porque qualquer câmera, por melhor que seja, vai devolver a você aquilo que você souber tirar dela, ou seja, será proporcional ao seu conhecimento. Não adianta que nenhuma câmera vai fazer fotos sozinha.
Ele só tem 2 posts no fórum e não conheço o usuário, mas me deu a entender que ele não é entusiasta, tão pouco amador avançado; parece só querer uma câmera que ele possa apontar e disparar, sem grandes complicações para registrar momentos (o que é um pedido justo).

Acho que uma compacta intermediária ou top, com estabilização, e que tenha ISO alto (dessas mais modernas que vão até 6400), seria adequada. Entendo muito pouco desse mercado, mas acredito que exista alguma que venha carregada de funções automáticas, tipo modos de operações adequados para cada cena. Ao invés dele ficar regulando ISO, abertura e exposição, ele só deverá girar o dial e a câmera faria o resto.



GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Maio de 2009, 17:04:40
Não sei mas a G10 deve ter modos de cena também e está dentro da faixa de preço que ele citou. Ele pode usar o modo automático o tempo todo se quiser e vai conseguir fazer algumas fotos 'boas'. Se um dia tiver curiosidade e quiser se aprofundar no assunto é só estudar, colocar o dial no M e ir pra galera.

 :)
« Última modificação: 29 de Maio de 2009, 17:06:00 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 29 de Maio de 2009, 19:58:47
Ele só tem 2 posts no fórum e não conheço o usuário, mas me deu a entender que ele não é entusiasta, tão pouco amador avançado; parece só querer uma câmera que ele possa apontar e disparar, sem grandes complicações para registrar momentos (o que é um pedido justo).
Acho que uma compacta intermediária ou top, com estabilização, e que tenha ISO alto (dessas mais modernas que vão até 6400), seria adequada. Entendo muito pouco desse mercado, mas acredito que exista alguma que venha carregada de funções automáticas, tipo modos de operações adequados para cada cena. Ao invés dele ficar regulando ISO, abertura e exposição, ele só deverá girar o dial e a câmera faria o resto.

Nem tudo o que é justo é possível. E o colega pode passar muito tempo experimentando câmeras antes de perceber que nenhuma delas fará sozinha o que quer.

Infelizmente não dá para dizer "compre tal e qual que ela fará o que você deseja". Fotografias em condições diferentes de luz do dia abundante sempre dependerão de alguma escolha.




Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Maio de 2009, 20:37:18
Eu acho q o cara já desencanou de fotografia....rsrs.


coiso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #13 Online: 29 de Maio de 2009, 21:44:48
Eu acho q o cara já desencanou de fotografia....rsrs.

Opa, achei que a notificação por email estava ativada, por isso não me manifestei antes.

Valeu Bucephalus você entendeu a minha duvida! Agradeço também ao GutoVilaça e ao LeandroFedersoni pelos esclarecimentos

Só pra exemplificar, a foto abaixo foi tirada por mim e por uma colega que estava junto, ambas no modo automático. A dele no entanto ficou perfeita.



Terça embarco pra Ushuaia pra tirar muitas fotos no modo Automático  :D

Valeu!!!!!!!!!


« Última modificação: 29 de Maio de 2009, 21:52:03 por coiso »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2009, 13:32:31
Coiso, vc está usando uma velocidade de exposição muito baixa 1/8s pra uma sensibilidade já alta ISO320...Esse tipo de situação qualquer compacta vai ficar ruim....Com uma camera mais específica, vc conseguiria fixar ISO1600 e a velocidade ficaria bem mais alta (~1/40s) ajudando a congelar o movimento e ainda ficando bom o ruído.

Tenta fazer o teste que escrevi acima....fixando o ISO em 800.

Valeu