Autor Tópico: É possível desfocar fundo ou o objeto com a Canon SX110?  (Lida 2877 vezes)

marchipucci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 27 de Maio de 2009, 10:14:25
Bom dia amigos.

Estou querendo comprar uma Canon SX110 porém antes gostaria de saber se alguém poderia me esclarecer uma dúvida crucial: com essa câmera eu conseguirei tirar fotos com o fundo desfocado e também manter o fundo e desfocar o objeto principal? Estou fazendo essas perguntas porque meu conhecimento de fotografia é zero, hoje eu tenho uma Sony W-50 porém não consigo tirar as fotos que eu quero, principalmente com esse recurso de fundo desfocado.

Obrigado pela ajuda,
Rafael.
Campinas/SP


montanha913

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2009, 12:54:48
Sim, a SX110 tem foco manual, então você consegue ajustar o foco como quiser.
Tenho uma e é uma ótima câmera.

Depois posto uma foto que tirei com ela.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2009, 13:12:51
Rafael a SX110 é uma UZ, devido ao tamanho do sensor ela trabalha com distâncias focais curtas, o que realmente torna muito difícil produzir desfoque no fundo. Na verdade tais desfoques só serão possíveis em condições bastante específicas, como fotos muito próximas, com muito Zoom e grande abertura.
De uma lida neste artigo: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30530.0
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


montanha913

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2009, 20:38:55
Rafael, segue duas fotos macro que fiz com ela justamente com o ajuste que você quer.





Dependendo do que você está pretendendo, pode não ser o que você está querendo, pois é como o Leo falou, você só vai conseguir esse efeito com objetos que estejam a uma distância curta, coisa de 1 metro e o foco dela vai a infinito acima de 5 metros.

Qualquer dúvida, só postar aí.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2009, 15:15:46
Epa !!!

Isso não é uma macro de uma moto real, né? Isso é uma miniatura de quantos centímetros?

Desfocar com modo Macro é fácil, qualquer uma faz, mas isso não se aplica, por exemplo à obtenção dos mesmos resultados ao fazer um retrato, por exemplo, já que a aproximação e a magnificação serão menores.

Abs.,
Marcelo.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2009, 15:43:58
É, só em situações bem específicas mesmo, como o Leo e o Mestaky disse.  :ok:


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 31 de Maio de 2009, 17:42:35
Para dar uma idéia das possibilidades, esta foto abaixo fiz com uma superzoom



Camera Make: FUJIFILM
Camera Model: FinePix S7000
Image Date: 2005:04:10 11:56:56
Flash Used: No
Focal Length: 42.0mm (35mm equivalent: 316mm)
CCD Width: 4.80mm
Exposure Time: 0.017 s (1/60)
Aperture: f/3.1
ISO equiv: 200
White Balance: Manual
Metering Mode: Spot
Exposure: Manual
Exposure Mode: Manual

Ou seja, lente em tele, toda aberta e a pessoa tão próxima da câmera que nem dava para enquadrá-la inteira. E fundo relativamente distante (cerca de 3m)


montanha913

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2009, 18:02:45
Segue uma não macro...



Comprimento focal: 60mm (equivalente 360mm)
Abertura: f4.3
Tempo exposição: 1/320


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Maio de 2009, 18:25:11
Pena que minha irmã levou minha SX100 para viajar, senão fazia um pequeno comparativo entre ela e minha reflex para melhor exemplificar.
Em ambientes grandes e com bastante luz, dá para você fotografar a pessoa a uns 2 ou 3m de distância e colocar no zoom máximo, dando um resultado satisfatório.
Aqui uma foto que tirei com a SX100:

(Moro no décimo andar e no fundo da foto é a rua)

Agora, em ambientes pequenos, nas situações corriqueiras como em festa em casa de amigo, você vai obter resultados iguais ao da sua W50.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Maio de 2009, 19:51:28
Ótimos exemplos, pois contextualizam a demanda necessária para obter o fundo desfocado com essas câmeras.

Obsere que todas as fotos foram feitas ou em modo Macro com grande aproximação do assunto principal e grande distanciamento do fundo, o que é impossível para a aplicação em retrato de pessoas;

Ou, através do uso de enorme comprimento focal, em geral mais de 300mm como nos exemplos do Ivan e do Montanha. O resultaod disso é que você vai sempre precisar de espaços muito amplos (fundo bem afastado) e muuuito comprimento focal (o que vai te exigir muito espaço para se posicionar e posicionar a/o modelo entre a câmera e o fundo.

Posso estar enganado, mas por experiência imagino que a filha do Ivan estivesse a uns 5 ou 6 metros da câmera e a foto do Montanha a estátua há uns 10 ou 15 metros.

Enfim, como disse, a foto da miniatura da moto (a quem não se toca de imediato que trata-se de uma miniatura) parece ser muito simples de ser obtida, tal qual o uso de uma 85 1.4 com sensor 35mm, mas a obtenção de tais resultados com tais câmeras exigem algumas manobras diferenciadas como evidenciam as fotos acima do Pedro, do Ivan e do Montanha.

Abs.,
Marcelo.


Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2009, 20:25:00

Posso estar enganado, mas por experiência imagino que a filha do Ivan estivesse a uns 5 ou 6 metros da câmera e a foto do Montanha a estátua há uns 10 ou 15 metros.


Marcelo;

Esta foto já tem um tempão, acho que foi de 2005 quando usava a s7000. Não estou plenamente certo, mas acho que usei o modo macro para poder focar de perto (mesmo não sendo uma macro), e esta foto foi dentro da minha sala que tem 5m de largura, então provavelmente eu estava a uns dois metros da minha filha e ela a uns três metros da parede do fundo.

Agora, é isso mesmo, sensores pequenos não desfocam. Só fazendo esses truques.


montanha913

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #11 Online: 31 de Maio de 2009, 21:45:22
Ah, tinha esquecido de dizer, a moto é uma réplica na escala 1:12.

A estatua da foto bati com o zoom máximo dela, 10x, portanto, 60mm e devia estar há uma distância de no máximo 4 metros.
« Última modificação: 31 de Maio de 2009, 21:45:48 por montanha913 »