Autor Tópico: 50mm f1.8  (Lida 4808 vezes)

pakato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Online: 14 de Setembro de 2005, 23:54:13
Pessoal,

Tenho uma rebel digital com a lente 18-55mm do kit. Pensei em comprar uma 50mm f1.8, antes, li alguns excertos nesse fórum, mas duas dúvidas básicas persistiram:

- essa objetiva é indicada para algum tipo de fotografia em específico (pessoas, social, natureza, paisagem ou o quê) ?

- quais são as reais vantagens de se ter uma lente "clara" (f1.8) ?

Obrigado,
Daniel
Rebel Digital 300D


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2005, 00:08:42
Para o tipo de fotografia, você deve considerar o fato de se tratar de uma lente fixa, que se comporta como uma meia-tele (algo em torno de 80mm). Ou seja, se você precisa de versatilidade (como no caso de social), ela não é indicada. As outras opções dependem basicamente do tipo de foto que você quer fazer, do espaço em questão, da mobilidade que você pode ter em relação ao objeto, etc.
Quanto a real vantagem de uma lente clara, é basicamente isso: o fato dela ser clara. :) Ou seja, te permite fazer fotos sem auxílio do flash em situações onde, com lentes mais "escuras", isso não seria possível. Se você associa essa lente com o iso 1600, então, é uma maravilha! Por outro lado, há um detalhe que muitos esquecem: uma abertura como f/1.8 não é algo que se possa utilizar o tempo todo, devido a pouquíssima profundidade de campo que proporciona.


pakato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2005, 00:26:20
Oi Bruno, obrigado pela resposta!

Notei, pela sua assinatura, que vc possui essa objetiva.. Vc a utiliza, basicamente, para  quais tipos de foto? Pessoas? Natureza (flores / animais) ? Natureza morta?

Tenho a fotografia para mim como um passatempo, um hobbie. E gostaria de aprender a usar os recursos da câmera / objetivas, além das técnicas de fotografia, para tornar esse hobbie mais prazeroso.  ^_^

No geral, curto tirar fotos de natureza e paisagens, ainda que elas saiam medíocres, por enquanto. Tbém queria aprender a tirar fotos de pessoas.

[]'s
Daniel
Rebel Digital 300D


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2005, 01:02:10
Também tenho a fotografia como hobbie! Estamos no mesmo barco em busca do aprimoramento. :)
Sobre a lente, já utilizei ela em situações variadas... em geral, uso quando não quero montar o tripé, ou quando preciso de luz mas não posso abrir mão de alguma velocidade. Mas também uso quando não preciso de GA, ou seja, quando posso evitar a lente do kit. Assim, já usei ela em shows, em fotos noturnas de arquitetura, em fotos de natureza, e por aí vai.
Te digo uma coisa: a lente vale muito a pena. É uma ótima lente e possui um preço  muito baixo, que não preciso nem comentar. Demorei um pouco para me acostumar com a sua distância focal, não só pelo fato de ser fixa, mas por ser uma meia-tele. Mas depois que você se acostuma, ela é ótima!
Qualquer coisa, estamos aí.
Um abraço!


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2005, 01:10:58
Então pakato, uma lente f/1.8 tem a vantagem de ser clara e precisar de menos luz.

Mas infelizmente a profundidade de campo é menor.

Darei dois exemplos agora
Se eu estiver errado por favor me corrijam:
Para o pessoal que esteja curioso a respeito de como cheguei a essas conclusões, é só visitar esse link

1. Retrato de uma pessoa a 1m de distância com f/1.8 e 50mm
Vc terá uma profundidade de campo (área em que a imagem tem nitidez) de aproximadamente uns 15cm (suficiente para conseguir o rosto da pessoa e desfocar todo o fundo)

2. Fotografando a torre de uma igreja onde a torre no primeiro plano está a uns 10 metros e a cúpula a uns 10 metros da torre (20 metros de vc).
Vc terá uma profundidade de campo de uns 3 metros, ou seja a cúpula sairia fora do foco.

Dependendo da proposta da foto, ela vem a calhar. Mas em outros casos pode não ser tão interessante.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2005, 01:17:06 por pelhon »
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2005, 02:18:35
Posso estar errado nos cálculos acima.

O valor da distância focal de 50mm eu coloquei como se fosse o equivalente 35mm.
Como não conheço a sua camera não sei se esse é o valor correto.

Estava cometendo esse erro ao calcular as profundidades focas de uma FZ20. Só agora percebi que eu preciso entrar o valor real e não o equivalente.
 
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


pakato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2005, 23:50:11
Oi pelhon, td bom? Tenho uma Rebel digital.

Apesar de ter visitado o site que vc indicou, não entendi muito bem os valores nela expressados. Mas, ao menos, consegui entender os princípios básicos. Sendo uma rebel digital, a lente 50mm 'equivaleria' a uma 80mm, como bem ressaltou o colega Bruno.

Depois que comprei esta câmera, tenho percebido que ando tirando tudo que é tipo de foto: pessoas, paisagens, arquitetura, flores, animais, etc. Em todas elas, vejo que tenho muito, mas muito a evoluir.

Estou propenso a comprar a 50mm, assim que tiver um dinheiro disponível, até mesmo para experimentá-la (já que não custa tão caro), para compreender as suas vantagens, a conveniência de uma lente clara, mas fixa, etc.

Acho que sou daqueles que só aprendo utilizando... Posso ler livros e livros, mas sem a prática a teoria não fixa em minha cabeça........  :doh:

[]'s
Daniel
Rebel Digital 300D


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2005, 01:33:31
Pakato, garanto que você não vai se arrepender. É uma compra que recomendo sem pensar duas vezes.


pakato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2005, 23:04:08
Obrigado Bruno e Pelhon pelas respostas.
Assim que tiver uma grana e tempo sobrando, darei um pulo na Conselheiro Crispiano.
Ou, se conhecerem algum colega querendo vendê-la, só dar um toque :thmbup:
[]'s
Daniel  
Rebel Digital 300D


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2005, 23:21:52
O Andre Langaro estava com um preço bom. Entra em contato com ele quando for comprar que vale a pena.
Abraço!


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2005, 12:10:55
comprei uma usada em estado de zero por 190,00. A lente é show de bola!!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2005, 13:05:46
Citar
comprei uma usada em estado de zero por 190,00. A lente é show de bola!!
Em estado de zero?! Excelente negócio! :thmbup:  


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2005, 13:26:24
Todo mundo leu o que eu escrevi e não me xingaram. :mf_w00t2:

Então não falei besteira? Tá tudo certo?  
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


wpmartini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
    • http://
Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2005, 13:56:56

Pakato, tenho uma 50 1.8, eu nunca coloco ela na máquina...

Comprei devido a indicações e oportunidade, mas nem uso...


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2005, 22:07:45
A ótica da lente eh excelente.... Claro que não é uma lente muito pratica, no entanto, a ótica dela é muito boa....

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!