Autor Tópico: 50mm f1.8  (Lida 4809 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #15 Online: 24 de Setembro de 2005, 00:12:16
Citar
Claro que não é uma lente muito pratica, no entanto, a ótica dela é muito boa....
 
É, isso é uma coisa que precisa ficar clara. Como já havia ressaltado no primeiro post, o fato dela ser fixa em 80mm (equivalente) deixa ela pouco versátil. Ela definitivamente não ficará montada na câmera o tempo todo, muito antes pelo contrário. Mas repito: vale a pena.  

Abraços!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #16 Online: 24 de Setembro de 2005, 08:17:29
Vale a pena principalmente qdo voce precisa de fotos com reduzida profundidade de campo ou então qdo voce precisa fazer uma foto num ambiente com luzes precárias.

Mas o valor dela torna ela uma excelente opção a mais.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


pakato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #17 Online: 24 de Setembro de 2005, 19:56:02
Pelo que percebi, a objetiva tem suas vantagens e desvantagens. Mas, enfim, o custo-benefício parece ser ótimo. :thmbup:
Quanto ao fato de ser uma lente fixa, acho até interessante, já que até hoje sempre usei objetivas com zoom. Deve ser estranho no começo, mas com o tempo me habituo (ou não).
A reduzida profundidade de campo e o fato de ser uma lente "clara" são fatores que pesam positivamente, a meu ver.
Novamente, agradeço as dicas e vejo que só usando a lente poderei tirar as conclusões finais. Como vcs mesmo dizem, neste fórum, o que pode ser bom para uns pode não o ser para outros ;)
Abraços
Rebel Digital 300D


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #18 Online: 24 de Setembro de 2005, 21:03:45
Uma outra coisa que ando pensando é a seguinte: quando eu comprar a minha canon de filme, ela não vai sair da câmera nunca! Sem o crop, uma 50mm é ótima.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2005, 21:10:31 por Bruno Gomes »


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 26 de Setembro de 2005, 15:04:06
usei a 50mm nesse fim de semana para retratos e paisagem. Posso dizer que não é muito prática em alguns momentos, mas não é nada que complique demais, a não ser que vc precise de uma grande angular ou não tenha espaço para se locomover.

mas a imagem dela é outro nível. Se puder, vale o investimento com sobras.


Rafael Gomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #20 Online: 28 de Setembro de 2005, 12:56:52
Aproveitando o tópico, qual a diferença entre a 50mm 1.8 com a 50mm 1.4, pq em relação ao preço a diferença é muito grande...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #21 Online: 28 de Setembro de 2005, 19:03:13
A fotografia com lentes fixas exige mais do fotógrafo, pois ele não pode variar o enqudramento no zoom, ele tem de compor com a lente mesmo. Contudo, as lentes fixas t~em melhor ótica, muito melhor, e só por isso já valem a pena.

Mas as lentes de 50mm não têm exatamente a função que t~em nas digitais APS. A lente de 50mm em filme é chamada de Normal, mesmo não sendo realmente (a Normal do filme 35mm é 43mm), e se caracteriza por ter um ângulo de visão que tem grande natrualidade, muito adequado para composições sutis, onde não se queira achatamento nem abertura em demasia do campo. Essas lentes de 50mm eram as lentes básicas das SLRs durante a década de 70, mas isso vém desde antes, da década de 30 com as Contax, etc. Devido a isso o desenvolvimento da ótica para 50mm sempre foi superior a dos outros comprimentos focais, e se fosse perguntado qual a melhor lente do mundo para câmeras de filme 35mm a resposta muito provavelmente seria uma 50mm fixa, não necessariamente muito clara.

Esse ãngulo de visada nas digitais APS equivale a algo entre 30 e 35mm, dependendo do fator de corte. Com uma lente de 30mm se teria um ângulo equivalente a 45mm, com uma lente de 32mm se teria 48mm, quase uma 50mm.

Quem fotografa com 50mm fotografa com ela devido ao ângulo de visada.

Nos sensores APS, ela passou a fornecer um ângulo de visada de 75mm ou 78mm, comprimentos focais referentes nas câmeras de filme às teles curtas para retratos. Assim, a 50mm usada em DSLRs com sensor APS é... uma lente para retratos, principalmente, e ser clara é uma boa coisa para retratos, pois permite fazê-los com luz natural em ambientes mais escuros. mas é preciso considerar que: 1) ela não funciona como uma 50mm clássica, não cumpre a função da 50mm clássica, que era de lente de uso universal e ângulo de visada natural; 2) ela não é versátil.

Particularmente, eu faço fotos melhores com comprimentos focais fixos. Durante a vida toda usei 50mm como única lente, de modo que não me incomoda nada usá-la, ao contrário, é uma lente com a qual me sinto muito à vontade. Ela é interessante, pois quando o objeto está próximo ela parece uma leve grande angular, quando está longe, uma leve tele (falo do uso com filme).

Se eu tivesse uma DSLR, a primeira coisa que compraria seria uma lente próxima aos 30mm para usá-la como Normal antiga. Uma 28mm, por exemplo, dá um ângulo de 45mm, pertinho pertinho da Normal verdadeira.

Muita gente compra a 50mm para digital devido à mística da 50mm em filme, mas nas APS a 50mm não é uma 50mm no sentido clássico, seu ãngulo de visada é de uma tele curta.

 


Cachorro Velho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #22 Online: 09 de Outubro de 2005, 16:50:55
:stop:

A 50 mm na minha opinião é a mãe de todas as lentes.A partir dela
se consegue iniciar a fotografia e depois de muitos e muitos anos,vai
se descobrir que ela é realmente a melhor de todas as lentes.Não
necessariamente a mais prática mas a melhor delas.