A fotografia com lentes fixas exige mais do fotógrafo, pois ele não pode variar o enqudramento no zoom, ele tem de compor com a lente mesmo. Contudo, as lentes fixas t~em melhor ótica, muito melhor, e só por isso já valem a pena.
Mas as lentes de 50mm não têm exatamente a função que t~em nas digitais APS. A lente de 50mm em filme é chamada de Normal, mesmo não sendo realmente (a Normal do filme 35mm é 43mm), e se caracteriza por ter um ângulo de visão que tem grande natrualidade, muito adequado para composições sutis, onde não se queira achatamento nem abertura em demasia do campo. Essas lentes de 50mm eram as lentes básicas das SLRs durante a década de 70, mas isso vém desde antes, da década de 30 com as Contax, etc. Devido a isso o desenvolvimento da ótica para 50mm sempre foi superior a dos outros comprimentos focais, e se fosse perguntado qual a melhor lente do mundo para câmeras de filme 35mm a resposta muito provavelmente seria uma 50mm fixa, não necessariamente muito clara.
Esse ãngulo de visada nas digitais APS equivale a algo entre 30 e 35mm, dependendo do fator de corte. Com uma lente de 30mm se teria um ângulo equivalente a 45mm, com uma lente de 32mm se teria 48mm, quase uma 50mm.
Quem fotografa com 50mm fotografa com ela devido ao ângulo de visada.
Nos sensores APS, ela passou a fornecer um ângulo de visada de 75mm ou 78mm, comprimentos focais referentes nas câmeras de filme às teles curtas para retratos. Assim, a 50mm usada em DSLRs com sensor APS é... uma lente para retratos, principalmente, e ser clara é uma boa coisa para retratos, pois permite fazê-los com luz natural em ambientes mais escuros. mas é preciso considerar que: 1) ela não funciona como uma 50mm clássica, não cumpre a função da 50mm clássica, que era de lente de uso universal e ângulo de visada natural; 2) ela não é versátil.
Particularmente, eu faço fotos melhores com comprimentos focais fixos. Durante a vida toda usei 50mm como única lente, de modo que não me incomoda nada usá-la, ao contrário, é uma lente com a qual me sinto muito à vontade. Ela é interessante, pois quando o objeto está próximo ela parece uma leve grande angular, quando está longe, uma leve tele (falo do uso com filme).
Se eu tivesse uma DSLR, a primeira coisa que compraria seria uma lente próxima aos 30mm para usá-la como Normal antiga. Uma 28mm, por exemplo, dá um ângulo de 45mm, pertinho pertinho da Normal verdadeira.
Muita gente compra a 50mm para digital devido à mística da 50mm em filme, mas nas APS a 50mm não é uma 50mm no sentido clássico, seu ãngulo de visada é de uma tele curta.