Autor Tópico: Os equívocos do aprendizado fotográfico.  (Lida 10746 vezes)

Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #45 Online: 07 de Junho de 2009, 22:10:56
É isso, pessoal...
Vamos voltar ao assunto inicial que estava indo bem, e outros foristas também querem discutir.
Ataques pessoais não são tolerados no MF, se continuarem o tópico será fechado e os foristas que estejam ferindo as regras serão notificados.

Fotografia e paz nunca é demais  :)





 :ok: :clap:


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #46 Online: 07 de Junho de 2009, 23:27:42
Ivan,
e como fica a questão da experiencia dos elefantes que pintaram uns quadros e na exposição destes o pessoal creditava as obras à grandes nomes da arte?

Foi matéria no Fantástico ainda agora.

sua foto


cabe então a humildade do leitor pra não cometer certas bobagens de atribuir coisas que ele acha bela, com nomes que geralmente o fariam de acordo com sua percepção.

Acho que dois resultados bastante distintos seria sua foto com e sem o seu nome.

Quem comete tais erros, não são bons analistas/leitores, certo?


Além do mais, com o tempo, as pessoas ficam de forma "viciadas" com as obras de uma certa pessoa. Então, pode acontecer naturalmente desta pessoa fazer uma imagem completamente descompromissada, ausentando de qualquer objetivo a não ser testar o observador.
E ver o que o leitor pensa/interpreta sobre o "nada" que foi feito pelo autor.

Interpretar deve ser algo trabalhoso.
« Última modificação: 07 de Junho de 2009, 23:29:38 por Pedro Vilas Boas »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #47 Online: 07 de Junho de 2009, 23:48:51
Pedro;

Quando começamos a reconhecer o trabalho de alguém a partir de uma foto (no caso da fotografia), de outra foto, de mais outra, de uma variação, há um momento em que outro nível de obra se constitui, não mais a foto individual, mas o processo de um determinado autor.. O processo pode ser contemplado para além das obras singulares.

Quando isso acontece, cada coisa que o autor faz mostra algo a respeito de seu processo, é como se o autor nos mostrando sua obra nos permitisse pensar junto com ele, acompanhá-lo. Esse ajuste não dura para sempre, em algum momento "a mágica" se desfaz, e deixamos de nos interessar tanto, mas já aí teremos percebido uma espécie de costura que costura todas as obras separadas.

Quando mostrei esta foto, que não é uma foto excelente nem boa, eu a mostrei porque ela me interesseou, e me interesseou porque ela é para mim uma foto-pensamento na qual vejo algo que desejo ver, algo referente à composição quase abstrata com um referente aparentemente insuficiente. E se colegas prestaram atenção a isso e conversaram comigo sobre isso, ouvindo as minhas razões, foi porque estão acostumados comigo, e estando acostumados percebem uma foto dessas como um pensamento-bruto, uma idéia-forma, e se interessam por isso porque de alguma maneira conseguem ligar isso com  o que venho fazendo ou dizendo. V~eem sentido nas experimentações, etc.

A única coisa especial nisso é esse caminhar junto, que nos faz sabermos o sentido da obra de alguém. Isso é fácil de vermos quando acompanhamos a obra de alguém notável, mas acontece mesmo com alguém, como eu, senm notabilidade alguma, mas que estando sempre presente e partilhando os pensamentos que me vêem, faço desses pensamentos um algo que dá sentido a uma ou outra foto e esse sentido pode ser percebido pelos próximos.



Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #48 Online: 07 de Junho de 2009, 23:55:54
Parte dos Elefenates nao sei nao vejo fantastico  :ok:

Mas sobre fotos e dificil falar mesmo, existe any fotos de any pessoas por ae
que se nao fosse por o nome e  tal pessoas postar e dizer ser dela a foto,
niguem iria falar nada ,acho que muitas fotos nem sao analizadas em nada,
e metem milhares de elogios,enxargam coisas que eu nao vejo..(devo ter meu cerebro lesado)
mas mesmo assim acho que ums falam pela amizadade
outra pelo qual se acham no mesmo patamar de quem fez a foto,
outro pra floodar, etc & tal
vira tudo muito pessoal no final ....coisa polemica e dificil de se falar..
tipo se viu ae como ja foi parar o topico....
Causa any coisas a any pessoas ,enjuria ,raiva,risos e por ae vai...

Outro dia vi as fotos do J.R Duran

http://viajeaqui.abril.uol.com.br/conteudo/pwa/gl_galeriafotos_469836.shtml

Veja voces tb e analalizem e ele fez trabalhos para vogue ja ganhou varios premios publicou livro...


Agora olhem as fotos e me falem se nao tem o nome dele nelas..nego fala que tudo um lixo..agora acrescenta nome de fulano ja vira outra historia no meu ver...






Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #49 Online: 08 de Junho de 2009, 00:02:58
verdade.
Lembro uma vez que vc falou de Ansel Adams algo sobre as fotos de paisagem dele que incluíam um primeiro plano. E então você até disse o porque dele fazer aquilo e tal... Se não me engano foi isso.

Agora sempre que vejo fotos dele, fico procurando esse primeiro plano . rs

Gosto de ver as fotos dele.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #50 Online: 08 de Junho de 2009, 00:05:06
Estou no último mês trabalhando sobre uma série de fotografias (não as mostrei, nem vou mostrar tão cedo). Quando trabalhamos sobre uma série, que tem ligações entre os seus elementos, estamos construindo uma espécie de baralho.

Um baralho é um leque de cartas com relações tais entre si que permitem jogos com elas.

Uma série de fotos é um baralho, e nesses dias tenho tido muita clareza quando analiso uma ou outra das fotos desse baralho em contrução, pois analisando entendo o lugar de cada uma no jogo, se faz trinca, canastra, etc. Se é coringa, se é ás.

Em um nível maior, o trabalho de alguém que companhmaos, seja de alguém com nome, seja de um colega, é um baralho em construção. Quando sabemos como é o jogo, a cada nova carta nós termos para ela lugar.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #51 Online: 08 de Junho de 2009, 00:07:26
verdade.
Lembro uma vez que vc falou de Ansel Adams algo sobre as fotos de paisagem dele que incluíam um primeiro plano. E então você até disse o porque dele fazer aquilo e tal... Se não me engano foi isso.

Agora sempre que vejo fotos dele, fico procurando esse primeiro plano . rs

Gosto de ver as fotos dele.


Pois é. Nem todas têm, mas muitas delas têm esse primeiro plano bem desenhado. E quando vemos uma foto dele assim nós podemos compreender como ele pensou, podemos ser um pouco ele por momentos, e essa é uma graça do jogo. Quando compreendemos o trabalho de alguém, cada obra singular nos traz um pouco mais do que a foto simples.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #52 Online: 08 de Junho de 2009, 00:13:26

que se nao fosse por o nome e  tal pessoas postar e dizer ser dela a foto,
niguem iria falar nada ,acho que muitas fotos nem sao analizadas em nada,
e metem milhares de elogios,enxargam coisas que eu nao vejo..(devo ter meu cerebro lesado)



rs! é
Olha a foto do Ivan.

ele escreveu:
"ela é para mim uma foto-pensamento na qual vejo algo que desejo ver, algo referente à composição quase abstrata com um referente aparentemente insuficiente."

O que eu procurava na foto dele era isso aí que ele escreveu.
Eu nunca viria nada disso q ele disse.... e também, sinceramente, vou lutar pra ver pq até pra entender o que ele escreve é meio complicado.
As fotos do Ivan são boas pra economizar dinheiro em vez de fazer curso de fotografia. O problema é que vc tem q pagar um curso de portugues...

Se não fosse ele que tivesse feito essa foto, por falta de moral minha, eu descartaria.
Falta de humildade, conhecimento, etc..
Mas como eh dele, vc fica matutando matutando... "que diabos ele quis fazer nessa foto?"


rsrs.. mas é.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #53 Online: 08 de Junho de 2009, 00:19:17
Pois é. Nem todas têm, mas muitas delas têm esse primeiro plano bem desenhado. E quando vemos uma foto dele assim nós podemos compreender como ele pensou, podemos ser um pouco ele por momentos, e essa é uma graça do jogo. Quando compreendemos o trabalho de alguém, cada obra singular nos traz um pouco mais do que a foto simples.

dá pra sentir isso mesmo. Verdade.
Agora dá pra enteder melhor também qdo você fala pra a gente pegar todas as fotos da gaveta e ver qual é a propria tendencia. O que se repete em cada foto. etc.

é .
é isso mesmo.



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #54 Online: 08 de Junho de 2009, 00:27:21
Olha só Pedro, simplificando o português -risos.

Geralmente uma fotografia tem por base alguma coisa fotografada, não é?

Essa coisa é aquilo chamado de "referente" (o termo é do Barthes).

Mas nessa minha foto, o referente é fraquissimo. Olhando para ela qualquer pessoa se pergunta: "Isso aí é foto do quê?"

Porque os elementos que são mostrados na foto não chegam a dominá-la. A foto é do Gol velho? A foto é da tenda? A foto é de que?

A foto não é de nada disso.

Mas, olhando a foto, mesmo não sendo de nada disso, existe um jogo de planos e cores. Exite um algo ali, na cor da tenda, na cor da Kombi, nas verticas tortas, nas diagonais. Foi isso que me atraiu. Não é foto de p* nenhuma, mas é uma foto. Não é um snap-shot, mas parece um snap-shot. Não é bem feita (é pouco nítida) mas é caprichada. Isso, para mim, me faz olhar para ela e gostar dessa ausência de algo e ao mesmo tempo tanta presença colorida.

Ontem postei no BrFoto duas fotos:




Todas as pessoas que comentaram gostaram mais da primeira, disseram ser "forte", etc. O que tem a primeira que a segunda não temOu, o que tem a segunda que a primeira não tem)?

A primeira tem um referente reconhecívl. Olhamos para ela e vemos a nuvem. A segunda é uma foto de nuvem também, mas... mas ela nos nega a reconhecermos, ela só lá em cima no detalhezinho cinza escuro, nos devolve vermos a nuvem, pois ao olharmos para ela parece um abstrato.

Gosto muito mais da segunda que da primeira, pois a segunda joga um jogo comigo.

Mas a grande maioria gosta mais da primeira, porque dá conforto reconhecer aquilo para o que se está olhando.

Esse é um jogo parecido com o jogo da tenda, só que no jogo da tenda é pior, pois os objetos que seriam o referente não fazem sentido, então sobre somente o não-referente, isto é, as cores, formas, o jogo formal.

Essa é a brincadeira dessas fotos.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #55 Online: 08 de Junho de 2009, 00:30:52
dá pra sentir isso mesmo. Verdade.
Agora dá pra enteder melhor também qdo você fala pra a gente pegar todas as fotos da gaveta e ver qual é a propria tendencia. O que se repete em cada foto. etc.

é .
é isso mesmo.

Sim. Ao fazer isso você passa a ver as suas próprias fotos como cartas do seu baralho pessoal, e aí compreende o papel de cada uma na sua criação.

Olha só que loucura... você pode ver as cartas dos baralhos que os outros jogam (no caso vê algo do baralho do Adams, etc) mas não sabe ver o seu. É preciso saber ver o próprio jogo.


Evandro Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 12 de Junho de 2009, 17:23:44
Concordo com o Randal. Acho difícil você trabalhar com a estetica e a poética que são elementos puramente filosóficos, sem estar preparado teoricamente e tecnicamente para isso. Concordo que é necessário os três para se alcançar um patamar superior na captação das imagens. Como se diz "um virtuose" da fotografia. Alguém que domina as técnicas e teorias profundamente e sabe aplicá-las em conjunto com a estética para então sensibilizar as pessoas, não com uma imagem simplesmente, mas com uma obra-de-arte. Mas acredito que a teoria e a técnica seja o conjunto inicial que dará a base para, quando se sentir pronto, buscar o crescimento interior e alcançar vôos mais altos.


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #57 Online: 12 de Junho de 2009, 21:22:34

Gosto muito mais da segunda que da primeira, pois a segunda joga um jogo comigo.

Mas a grande maioria gosta mais da primeira, porque dá conforto reconhecer aquilo para o que se está olhando.

Esse é um jogo parecido com o jogo da tenda, só que no jogo da tenda é pior, pois os objetos que seriam o referente não fazem sentido, então sobre somente o não-referente, isto é, as cores, formas, o jogo formal.

Essa é a brincadeira dessas fotos.

Ufa... de cara, sem ler teu texto gostei disparadamente da segunda.

Também tenho um estudo de céus, apesar que meu ´jogo´ atual se restrinja ao tratamento ZERO na abordagem.

Mas muito interessante esse tratamento que deu.

Deixo 2 estudos (ou tentativas falhas mesmo), um em vermelho e outro em azul (qual errei no enquadramento).

abraço



« Última modificação: 12 de Junho de 2009, 21:33:24 por Marcelo Voss »
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #58 Online: 12 de Junho de 2009, 21:54:47
Todas as pessoas que comentaram gostaram mais da primeira

Passando rapidinho por aqui e sem ler o tópico todo. Eu também, como o Marcelo, gostei mais da segunda, pelo enquadramento vertical, pela profundidade e pela gradação de cores.

A foto do Pedro também tem algo que hipnotiza a gente. Não sei explicar o quê.

Abraços.
« Última modificação: 13 de Junho de 2009, 10:34:10 por Kika Salem »


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #59 Online: 13 de Junho de 2009, 11:47:09
Excelente discussão, apesar dos momentos turbulentos e sem propósito que se passou mais acima.

A discussão toda, ou grande parte dela, ao meu ver, remonta uma pergunta chave, ou melhor duas:

"Pra que" fotografamos e "pra quem" fotografamos?

E responder essas perguntas é muito difícil, responder com honestidade.