Autor Tópico: Durabilidade das Mídias - Fotografia atavés do tempo  (Lida 2575 vezes)

Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Junho de 2009, 11:20:32
Pessoal, é bem provável que este assunto já tenha sido discutido aqui no forum em algum momento, no entanto frequento o fórum a pouco tempo e resolvi levantar a questão.
Este final de semana estava vasculhando meu armário de bagunças quando me deparei com diversas pastas no fundo dele, que tratavam-se dos meus slides 35mm guardados em nas suas molduras e armazenados nas suas pastas (fichários), e dando uma rápida olhada pude observar fotos bem antigas alí (uns 07 anos eu acho) que já nem me lembrava muito, mas estavam alí, e percebi a quanto tempo não os olhava, para se ter uma idéia estou casado a 03 anos, e o projetor ainda se encontra na casa da minha mãe, no meu antigo quarto, me lembrei então que meu projetor é mais antigo ainda (possui uma etiqueta de revisão de 1976), e recordei da ocasião em que fui compra-lo usado de um senhor, que na ocasião utilizou alguns slides provalvente tão antigos quanto o aparelho, demonstrando uma certa comoção no olhar.
Visto este fato pensei na durabilidade das mídias antigas e as atuais, minha filha completou um ano em abril e até aquela data as fotos que tinha dela eram 100% digitais, tiradas com minha canon Xti, que estão armazenas em 02 HD´s difeferentes e gravadas em DVD como back-up, a questão é daqui a 15 ou vinte anos estaremos ainda usando estes HD´s e DVD´s, ou as informações gravadas no mesmo ainda estarão intactas?? faço ainda outra pergunta, alguém aqui ainda utiliza HD´s de 15 anos atrás?? por coincidência acabei batendo 02 rolos de filme dela a um mês atrás e pela nostalgia do slide estou com 01 na máquina que comecei a tirar dela.
Daqui poucos anos é provável que os DVD´s atuais sejam substituidos pelos Blu-ray, e na próxima décadas provavelmente uma ou mais tecnologias terão o substituido também, portanto a questão da mídia para o fotógrafo digital é algo que deve ser levado a sério assim como o armazenamento de suas fotos que cada vez utilizam mais MB, não estou dizendo que o digital não é confiável e que todo mundo tem que sair correndo pra queimar uns rolos de filme, mas fotografia para muitas pessoas retrata o registro de uma época e precisamos estar aptos a resgatar este registro desta época digital no futuro cada vez mais digital.
Espero não ter falado muita abobrinha e tomado o tempo de vocês, mas este é um pensamento que gostaria de dividir.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Pedro Massao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2009, 13:27:46
Cristiano,

Pensando no limite, não só os Blu-rays substituirão no futuro não muito distante o que hoje nos é oferecido pela tecnologia, mas todos seremos substituídos por poeira cósmica no fim do universo (apesar de não estar vivo pra ver se é isso mesmo, peço a licença para fazer o comentário de um apreciador dos filmes de ficção científica).

O que importa, talvez, seja apenas o conteúdo desses blu-rays, HDs e slides. O sentimento de nostalgia está ligado ao aparelho em si que, sendo datado, nos remete à época em que estas fotos foram tiradas, trazendo talvez muito mais do que a própria fotografia diz.

A importância de conhecer o equipamento e nos fixarmos sobre as suas qualidades e características está ligada à vontade de extrair dele, dado o estado da arte da nossa época, tudo o que ele é capaz de nos oferecer, pela simples vontade de retratar o objeto de interesse ou expressar os nossos sentimentos através da fotografia da melhor maneira possível.

Legal esse tema
:)


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2009, 14:34:21
eu confio que vão criar um novo multifuncional
onde vc vai inserir qualquer mídia digital e a maquina
vai cuspir um slide.
e então finalmente todos seremos felizes!
 :ok:


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2009, 17:24:25
Kiran, a linha de pensamento que eu tentei instigar nos colegas do fórum é a forma como armzenamos nossa fotos digitais e o potencial de durabilidade do mesmo.
Nunca quiz e nem quero que meu acerto se transforme em slide apenas me referi que a durabilidade que o mesmo tem representado nas últimas décadas, creio que seu comentário foi infeliz e desnecessário para a discursão do assunto.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2009, 17:49:02
se vc só quer ouvir quanto vc é inteligente então :
bravo! belo texto! publica um libro! oba, oba.  :clap:  :clap:

agora, se acredita que o forum é para ouvir outros
pontos de vista sem ter um ataque histérico então esta é a minha opinião:

eu acho que há muita gente que usa digital porque é muito máis fácil que o slide porem gostaria de telas
em forma física, assim como existem impressoras supercompactas que imprimem 10x15 na hora e também
já existem LCDs de pequeno formato só para mostrar fotos,acredito que outras formas qeu hoje são inviaveis econimicamente,  vão ficar accesíveis, como já temos
imã de geladeira, impressão em canecas, etc.
alguma empressa vai conseguir fabricar uma impressora de slides (não nescesáriamente em filme) possivelmente com projetor incorporado para pegar o filão "revival" potencial que eu acho que existe,
até porque ainda se fabrica e se vende slide.
Assim como existe um mercado de vinil e outras tecnoligias superadas.

abrazo
 :ok:





kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2009, 17:58:22
fui conferir,e tenho dois HDs antigos, com back-up.
 quantom fireball de 20,4Gb, um deles tem um selo do ano 2000, ele tem já 9 anos de uso, formatei e copiei umas fotos nele faz uns 3 meses.
o outro acho q é ainda mais antigo.
pela quantidade de HDs que tem no mercado acho que vai demorar para ser substituido, e quando for, haverá opções.
espero  :ponder: será?  :eek:


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2009, 09:03:40
...alguma empressa vai conseguir fabricar uma impressora de slides (não nescesáriamente em filme) possivelmente com projetor incorporado para pegar o filão "revival" potencial que eu acho que existe,
até porque ainda se fabrica e se vende slide.
Assim como existe um mercado de vinil e outras tecnoligias superadas.
Permita-me discordar nesse ponto.

Mesmo que algum dia existam (será que já não existem?) esses tais equipamentos que simulem um negativo ou cromo, dificilmente irá atrair a atenção de quem prefere esses processos. O filão revival que você denominou gosta mesmo é de originalidade.

Outro dia vi um documentário na TV de um fotógrafo que fotografa com grande formado pelo processo analógico. Ele também digitaliza e manipula suas fotos pelo PS mas quando foi questionado porque não usava uma câmera digital dessas poderosas para simplificar o processo ele respondeu mais ou menos assim: "Pergunte um montanhista porque ele prefere chegar no topo da montanha escalando e não por um modo mais fácil." Depois sorriu e completou: "Não gosto de nada fácil".

Quem gosta de fotografar com filmes ainda o fazem porque gostam dos resultados obtidos e, principalmente, porque gostam de participar do processo. Desde colocar o filme na máquina até chegar na ampliação. Qual é a graça de fotografar com digital e depois tentar simular um resultado obtido com filmes? Se gosta dos resultados feitos com filmes, fotografe com eles. As simulações por mais perfeitas que sejam dificilmente chegam perto do processo original. É o mesmo que comparar o som de um amplificador valvulado com uma mesa de som digital que simule os sons gordos gerados por esses amplis. A grosso modo podem até 'enganar' mas para quem entende do assunto, nunca passará desapercebido e para quem está tocando, então...nem se fala.

Bem...essa minha resposta é meio (totalmente) off topic mas só quis colocar esse parêntese.

abs
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 09:07:00 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2009, 10:35:01
Só para exemplificar melhor, vejam matéria no qual negativos encontrados de 59 anos atrás trazem um ensaio da Marilyn Monroe. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u575236.shtml
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2009, 11:04:31
Olha HD nao acho uma boa por ser mecanico, quebra facil e ja estao estao com seus dias contados eu creio com as novos tipos de memoria, DVD e Blue ray creio que vae levar muitos anos voce deixar de ver digo usar e ver seus files, uma boa tb sao os pendrive a lote que exite no mercado nao sao mecanicos entao vida mais longa..DVD ebluray tem saber guardar e depende muito donde se vive onde existe humidade de ar muito alta, mas facil pegar bolor  :ok:
tenho guardado agora tudo em DVD..depois de dois hd pifarem  :aua: :aua:


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2009, 11:13:12
Já perdi fotos que gostava muito por conta de um HD que deu pau. Vou lhe dizer: É uma experiência muito desagradável.
Hoje arquivo minhas fotos digitais em CDs. As que eu gosto muito mando imprimir em tamanhos maiores para guardar em álbuns.
Já li em algum lugar que os CDs são mais estáveis que os DVDs e portanto mais confiáveis. Não sei se é verdade. Pelo sim e pelo não estou guardando minhas fotos neles, por enquanto.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2009, 11:49:23
HDD é coisa do passado o pega agora são os SSD (Solid State Drive) bem mais robustos e mais caros kkkk, já o blue-ray pelo menos nas lojas que eu fui ver tá baixando o preço comprei o meu por 9.980ienes.

[]'s
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Drunn

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
    • http://spaces.msn.com/mauriciodrunn/photos/
Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2009, 17:29:29
Nada com coisas materias como a boa foto impressa que conhecemos... essas são realmente reais e materializadas, qualquer midia digital infelizmente pode ser perdida, com o tempo e com acidentes.

A verdade que tudo é transitório, pode chegar um tempo e creio q logo aconteça de nos depararmos com a impossibilidade de recuperar um hd antigo por falta de compatibilidade com novos computadores. Assunto polemico mesmo
Mauricio Drunn - mautd82@hotmail.com - Porto Alegre -RS
http://drunn.multiply.com/photos


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #12 Online: 02 de Junho de 2009, 17:40:37
eu nem tenho diskete no meu micro
 :shock:


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #13 Online: 02 de Junho de 2009, 17:57:05
Já perdi fotos que gostava muito por conta de um HD que deu pau. Vou lhe dizer: É uma experiência muito desagradável.
Hoje arquivo minhas fotos digitais em CDs. As que eu gosto muito mando imprimir em tamanhos maiores para guardar em álbuns.
Já li em algum lugar que os CDs são mais estáveis que os DVDs e portanto mais confiáveis. Não sei se é verdade. Pelo sim e pelo não estou guardando minhas fotos neles, por enquanto.

Eu não confio em CDs e DVDs pois já perdi alguns. Após alguns anos guardados, podem começar a descascar ou apresentarem dificuldades para serem lidos.
Recomendo SEMPRE ampliar EM PAPEL as suas melhores fotos e realizar backup em CD/DVD e HDs. Fiquei curioso em saber quanto está custando um SSD externo atualmente  :ponder:
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #14 Online: 02 de Junho de 2009, 18:09:36
Eu não confio em CDs e DVDs pois já perdi alguns. Após alguns anos guardados, podem começar a descascar ou apresentarem dificuldades para serem lidos.
Recomendo SEMPRE ampliar EM PAPEL as suas melhores fotos e realizar backup em CD/DVD e HDs. Fiquei curioso em saber quanto está custando um SSD externo atualmente  :ponder:

Cd e DVD tem de cuidar igual lentes eu tenho Cd aqui a 12 anos funfa legal  :ok:

Sobre SSD look aqui

http://kakaku.com/pc/ssd/

os precos sao faceis tire dois 00 que o preco vira em dollar

tipo 39,000 yens +/- igual a 390 doletas  :ok:

compre ssd solto e monta num deste kit que tem para fazer de uso externo que da para colcar de 1 a 10 que sai mais barato

Abrax
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 18:11:34 por Malicky »