Autor Tópico: XSI/450D - fotos sem nitidez... lente, câmera ou a pecinha por trás delas?  (Lida 25902 vezes)

Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Bom dia amigos, CONTINUO COM A MESMA DÚVIDA, na teoria é bem romântico esse lance do pictur style, estive ontem a noite navegando pelo site da canon, tudo lindo, tudo ramãntico mas... Cadê algum salvador para nos indicar 1 ajuste legal para a xsi onde nós rélis usuários podemos ficar 1 pouquinho mais contente com o resultado final... ta aí minha bronca, a dúvida de nosso amigo é a mesma minha e de muitos, nesse forum e em outros tambem, teoria as vezes não condiz com a prática...
CONTINUO COM A MESMA DÚVIDA E INSATISFAÇÃO !!!   >:( >:( >:( >:(

Thunder, não sei se daria certo, mas não custa nada tentar.
E se pegar uma foto em perfeitas condições tirada por uma nikon e fosse regulando a canon até chegar no ponto? ou eu estou viajando e isso seria simples demais para chegar nesse conclusão? rs
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
rsrsrsrsrsrsrs Meu caro Luciano, como disse antes, tenho nikon, sony e a canon, ja quebrei a cabeça fazendo isso kkkkkkkkkkkkkkk, acha que não tentei !!! Não conseguí, parece que tem algo estranho no jpg da canon, vc aumenta o contraste e as sombras aumentam demais, vc usa o sharpners e o negócio leva a breca kkkkkkkkk, pior que nem no photoshop eu conseguí igualar, pode acreditar, vc parece estar muito incomodado com o resultado final né ??? eu tambem estou. Estava lendo no DPreview que a galera lá dos EUA tem a mesma reclamação e tem gente vendendo a xsi por isso, a duvida lá agora é: Será que a 500D tem o mesmo problema ?!?! A galera de lá ta puta da vida tambem, acho que o que nos resta é fotografar em RAW, eu ja comecei, apesar de bem mais trabalhoso, ja tentou aí ? No RAW não tenho do que reclamar, vamos trocando idéias até chegarmos numa solução para o JPG, estamos aqui para aprender e ajudar no que for possível, falou meu irmãozinho ?!?! rsrsrs    :clap: :clap: :ok: :ok:


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
rsrsrsrsrsrsrs Meu caro Luciano, como disse antes, tenho nikon, sony e a canon, ja quebrei a cabeça fazendo isso kkkkkkkkkkkkkkk, acha que não tentei !!! Não conseguí, parece que tem algo estranho no jpg da canon, vc aumenta o contraste e as sombras aumentam demais, vc usa o sharpners e o negócio leva a breca kkkkkkkkk, pior que nem no photoshop eu conseguí igualar, pode acreditar, vc parece estar muito incomodado com o resultado final né ??? eu tambem estou. Estava lendo no DPreview que a galera lá dos EUA tem a mesma reclamação e tem gente vendendo a xsi por isso, a duvida lá agora é: Será que a 500D tem o mesmo problema ?!?! A galera de lá ta puta da vida tambem, acho que o que nos resta é fotografar em RAW, eu ja comecei, apesar de bem mais trabalhoso, ja tentou aí ? No RAW não tenho do que reclamar, vamos trocando idéias até chegarmos numa solução para o JPG, estamos aqui para aprender e ajudar no que for possível, falou meu irmãozinho ?!?! rsrsrs    :clap: :clap: :ok: :ok:

Olá thunder, que fotógrafo que não quer a perfeição nas fotos? rs eu sou um dos exigentes/chatos que busca a imagem perfeita nas minhas e creio que aqui, nos fóruns da vida, a gente aprende muita coisa nessa troca de informação com o pessoal. Ontem fiz uns teste fotografando jpg + raw. nunca trabalhei com raw, mas de cara já fui com a cara dele. a imagem parece ser mais nídida e as cores tbm, de acordo com a regulagem tbm. mas antes de entrar de cabeça no raw, quero fazer mais testes fotografando em jpg + raw até mandar o jpg pro espaço.. hehehe cartão de memória existe é pra ser usado. rs

Assim que eu fizer mais testes, vou aprender a postar as fotos no fórum e coloco aqui o resultado pra turma ver.

Ótimos clicks a todos.

Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Thunder vamos lá.
Bom primeiro que o problema pode ser de fato falta de nitidez devido à lente ruim. Infelizmente a Canon é a marca que possui as lentes mais baratas em cada categoria, mas isso porque ela normalmente também possui as piores lentes em cada categoria. Se você estiver com a lente do kit isso será especialmente evidente. Como não dá para criar nitidez acaba sendo algo sem solução. Teria mesmo que investir em lentes (que é o que poucos fazem, mas é o ideal).

Quanto aos ajustes é preciso entender algumas particularidades da Canon. Primeiro ela ainda possui um ruído mais fino e de maior frequencia do que as Nikon/Sony, com isso ainda perdem um pouco mais de texturas quando o tratamento é aplicado. Ela tamb´´em possui transições muito mais precisas do que a Nikon e a Sony, por isso são mais suaves. Então as soluções para resolver o seu problema de nitidez seriam:
Aumentar um pouco o contraste, para melhorar aumentar a dureza das transições.
Aumentar o Sharp
Reduzir o tratamento de ruído.

Já o problema de cores realmente é um problema muito antigo da Canon. Sabe-se lá porque a Canon opta por dar privilégios para o canal azul e para o canal vermelho, o que torna os tons que saem do sensor desviados para Magenta. Para corrigir isso você precisa:
Em CMYK: Aumentar o amarelo e cortar o magenta e um pouco menos do ciano.
Em RGB: Cortar um pouco do vermelho e do azul e abrir o verde.

Espero que ajude.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Thunder vamos lá.
Bom primeiro que o problema pode ser de fato falta de nitidez devido à lente ruim. Infelizmente a Canon é a marca que possui as lentes mais baratas em cada categoria, mas isso porque ela normalmente também possui as piores lentes em cada categoria. Se você estiver com a lente do kit isso será especialmente evidente. Como não dá para criar nitidez acaba sendo algo sem solução. Teria mesmo que investir em lentes (que é o que poucos fazem, mas é o ideal).

Quanto aos ajustes é preciso entender algumas particularidades da Canon. Primeiro ela ainda possui um ruído mais fino e de maior frequencia do que as Nikon/Sony, com isso ainda perdem um pouco mais de texturas quando o tratamento é aplicado. Ela tamb´´em possui transições muito mais precisas do que a Nikon e a Sony, por isso são mais suaves. Então as soluções para resolver o seu problema de nitidez seriam:
Aumentar um pouco o contraste, para melhorar aumentar a dureza das transições.
Aumentar o Sharp
Reduzir o tratamento de ruído.

Já o problema de cores realmente é um problema muito antigo da Canon. Sabe-se lá porque a Canon opta por dar privilégios para o canal azul e para o canal vermelho, o que torna os tons que saem do sensor desviados para Magenta. Para corrigir isso você precisa:
Em CMYK: Aumentar o amarelo e cortar o magenta e um pouco menos do ciano.
Em RGB: Cortar um pouco do vermelho e do azul e abrir o verde.

Espero que ajude.

Olá Léo, tudo bem?

mas todos esses "problemas" citados com relação a cores, nitidez, regulagem de máquina, etc se aplica a outras canons ou apenas em especial a XSI? Pq com certeza uma semi e/ou profissional não deve ter esse tipo de problema. pq se tiver, vou vender a minha sxi agora. rs.

Att.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Pensando no tópico inicial que ele coloca que no LCD da câmera fica ótima a imagem e no computador fica uma b***, eu ainda acredito que dando um tapinha no contraste e no sharp já vai resolver.

Outro detalhe, procura não ver a imagem usando toda cobertura do monitor, reduza o tamanho pra um valor confortável de ser visualizado e contemplado.

Não venda a CAM apenas por isso...é besteira.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Pensando no tópico inicial que ele coloca que no LCD da câmera fica ótima a imagem e no computador fica uma b***, eu ainda acredito que dando um tapinha no contraste e no sharp já vai resolver.

Outro detalhe, procura não ver a imagem usando toda cobertura do monitor, reduza o tamanho pra um valor confortável de ser visualizado e contemplado.

Não venda a CAM apenas por isso...é besteira.

Olá Leandro, foi apenas uma brincadeira quando disse que venderia a cam. rs na verdade estou equipando-a com lentes, grip, filtros.. assim que tiver mais experiência com a foto e mais trabalhos de fotografia de maior responsabilidade, deixarei esta de reserva e pegarei uma 50d ou superior... agora, se a nikon se mostrar superior, pq não mudar de marca? não sou daqueles nikonzeiros ou canonzeiros que não trocam de marca por nada. rs

mas vou fazer esses testes que vc me disse pra ver se melhora a imagem. como disse em outros posts, fotografando em raw e aumentando a nitidez no picture style a princípio melhorou. esse teste fiz em casa no meu quarto, mas no fds vou sair pela city e ver ao ar livre como as fotos ficam.

Obrigado pela atenção.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Leo Terra, o problema é que vc coloca as exigências lá nas alturas rsrsrs. Não dá prá comparar lente de kit da XSi com uma Leica, mas daí a dizer que é ruim eu discordo. Ruim era a lente versão anterior, a sem IS. Não é uma L, mas não perde em nada para por exemplo, a afamada 18-55mm VR das Nikon se formos levar em consideração o SQF calculado pela popphoto.

http://www.popphoto.com/var/ezflow_site/storage/images/reviews/lenses/lens-test-canon-ef-s-18-55mm-f-3.5-5.6-is/canon-quality/210261-1-eng-US/Canon-Quality.jpg

http://www.popphoto.com/var/ezflow_site/storage/images/reviews/lenses/lens-test-18-55mm-f-3.5-5.6g-vr-af-s-dx-nikkor/quality/210210-1-eng-US/Quality.jpg

Também não perde muito para muitas lentes consideradas "médias" tanto de Canon quanto Nikon. Claro que se formos comparar com lentes série L ou Nikon top a coisa muda de figura. Em relação às lentes Minolta e Olympus, aí não tenho realmente parâmetro para falar porque não conheço.

[]´s



« Última modificação: 04 de Junho de 2009, 15:22:22 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Levando-se em conta que a comparação entre as 3 cameras é com lente kit então o problema é com o software da camera, acredito que as 3 lentes kit são relativamente iguais, é a camera que deixa muito a desejar em jpg mesmo !!! É o que eu havia dito no começo desta discussão.   :no: :no: :no:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Thunder, eu acho que isso é uma questão bem subjetiva e de gosto pessoal mesmo. Se vc olhar a análise da XSi no Dpreview por exemplo, o editor diz que não gostou muito do JPG da XSi porque achou o default muito saturado e brilhante.

"Of course no camera is perfect and the EOS 450D isn't without its annoying foibles and weaknesses; the default JPEG output is very punchy but it's a bit 'over cooked' for my taste (too bright and contrasty)"

No entanto, em outra parte do texto é falado:

"As noted in the D60 review its default colors are a little more vivid than the Canon's, though of course both cameras offer lots of control over image parameters."

Em outros sites de review, o JPG da XSi é elogiado por apresentar cores com tons mais naturais que a Nikon. Então, é uma questão de gosto, tem gente que gosta de tons mais quentes, tem gente que gosta de tons mais naturais e próximos da realidade. Mas com certeza, embora como eu tenha dito antes é impossível duas cameras gerarem JPG´s idênticos, dá sim para mudar muito a forma como a camera entrega as imagens mexendo na sua configuração.

O que é muito discutido não só na XSi, mas em todas Canon, é o que o Leo falou lá em cima, o desvio das Canon para o magenta. Isso gerou até a piadinha da "corzinha de porquinho da Canon" e é especialmente verdade quando se usa o Picture Style "Portrait" no default. Parece que os japoneses da Canon tem uma especial preferência por gente com o rosto bem rosadinho.. Mas isso é extremamente fácil de corrigir, é só setar um slider na configuração dos picture styles que corrige isso (acho que é color tone, estou sem a cam no momento).

Temos que lembrar que a imagem da XSi é praticamente identica à da 40D, essa sim uma camera profissional que é em grande parte responsável, junto com a XTi, pelo market-share de mais de 40% que a Canon mantém no mercado das DSLR.

Aliás, por curiosidade e off-topic, achei no Dpreview estes dados de marketshare no japão, ano de 2008.

Canon XSi/450D: 14.5%
Canon XTi/400D: 14.4%
Nikon D80: 13.1%
Canon 40D: 9.9%
Nikon D40: 9.2%
Nikon D60: 9.1%
Nikon D300: 4.4%
Sony A350: 4.1%
Nikon D40x: 3.8%
Sony A200: 2.8%

[]´s !!


« Última modificação: 04 de Junho de 2009, 16:14:35 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Alexandre, por um acaso vc é algum engenheiro, prejetista, funcionário da canon? hehehe se não, está perdendo tempo hein. hehehe
bom, a resposta ao meu post creio que já foi respondida, agora o que resta é alterar as configurações de minha cam e fazer os testes.

Bom, muito se falou na qualidade da nikon vs canon, creio que aqui já seria um assunto pra outro post, mas vamos lá.
alguém poderia colocar uma mesma foto tirada da nikon e um feita pela canon. fiquei curioso pra ver essa diferença que tanto foi falada.

Att.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vou fazer isso hoje e mando no seu email, não sei postar aqui hehehehe, esse tópico ta rendendo...   :fight: :fight: :fight:


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
então thunder, seria bacana se vc colocasse aqui pra todo mundo ver essa diferença. certamente tem mais gente curiosa pra ver.

está rendendo mesmo... hehehehe
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
kkkkkkkkkkkk o problema é colocar aqui, ainda não sei fazer isso, vou mandar no seu email, passe por mensagem pessoal que anoto, vamos ver o que dá... hehehehe   :fight: :fight: :hysterical: :hysterical:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
ahahaha, Luciano Moraes, não sou engenheiro não, e minha preferência por marca não se deve a paixão e sim por outros aspectos :) O que não quer dizer que eu não mude um dia. Aliás, se fosse comprar uma DSLR hoje, e tivesse um pouco mais de grana, compraria a D90 com certeza !!! Ou não !! hehehe

Eu acho essa briga canon x nikon muitas vezes descabida, pro usuário normal a diferença em qualidade de imagem que uma ou outra possa ter é muito pequena. A diferença as vezes é muito pontual. Por exemplo, o fato da Nikon poder usar flash fora da sapata sem nenhum tipo de rádio é muito interessante. E por aí vai.

É isso aí pessoal, se eu puder ajudar em algo, postem ou MP

[]´s

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460