Autor Tópico: XSI/450D - fotos sem nitidez... lente, câmera ou a pecinha por trás delas?  (Lida 25879 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Pessoal, também estou tendo problema com nitidez da XSI. :(

No início eu usava todos os pontos de foco que a camera tem, fazia o seguinte: componho a foto e uso os pontos onde quero focar. Só que algumas das fotos ficavam sem nitedez.

Dai comecei usar o foco central: porcuro fazer o foco no olho da pessoas que estou fotografando e uma vez focado (pressionando o botão de disparo até a metade), recomponho a cena ao meu agrado e somente então termino de apertar o botão e fazer a foto. Só que mesmo assim, algumas faltam nitidez.

Objetivas: estou usando uma EF-S18-55mm f/3.5-5.6 IS e uma EF50mm f/1.8 II, acho que a objetiva não seja o problema, pois acontece com as duas.

Camera: Canon XSI não sei se é a camera ou alguma configuração no menu etc...

Fotógrafo: não sei se algum movimento mínimo que faço depois de focar, e isso já altera a nitidez.

Figura 1: foco seletivo (abertura f1/8, tempo 1/1250s, ISO 100, distância focal 50mm)




Figura 2: foco central (abertura f/5, tempo 1/40s, ISO 400, distância focal 42mm e flash), sei que o tempo deveria ser mais alto aqui, tipo 1/80s, só que nao teve jeito. rs



OBS:
sei que a melhor nitidez são dois pontos da abertura maxima, porém, acho que isso não iria deixa a foto tão sem nitidez.

Abraços!!


A técnica de primeiro focalizar nos olhos, recompor e depois fazer o clique é boa mas precisa tomar cuidado:
- Se a abertura da lente for muito grande como f/1.8 por exemplo, ao recompor o enquadramento o rosto da pessoa pode
sair ligeiramente da profundidade de campo, que é muito estreita nesse caso.
- A foto da noiva parece estar sem nitidez porque você usou um tempo de exposição muito longo para a distância focal escolhida
e também porque ela estava se movendo. Tente seguir a dica Velocidade = 1 / (Distância focal x Fator de Crop).

Faça o seguinte teste, fotografe algum objeto imóvel, câmera no tripé, abertura máxima da lente usando o autofoco.
Depois, faça a mesma foto só que agora com o foco manual, observando muito atentamente pelo visor se o foco está cravado.
Se as imagens feitas com o foco no automático sempre ficam menos nítidas que as em foco manual, então provavelmente você
tem uma objetiva com problema de front-focus ou back-focus.
« Última modificação: 29 de Abril de 2010, 09:48:21 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
rsrsrsrs... se aumentar o contraste no último vc vai chorar, o problema da canon (especialmente da xsi) é esse, todo mundo dá palpite, fala pra alterar os pictures style mas na prática mesmo nada !!! Eu reparo que nunca ninguem aqui do fórum foi bem objetivo em exibir uma regulagem exata do picture style em que a foto saia semelhante as da nikon ou sony, eu tambem estou com este problema, só ameniza se vc fotografar em raw mas no jpg pode esquecer que acho que não tem salvação !!!
Aguardando algum salvador apontar a exata regulagem do picture style ( para jpg )
Exata = semlhante à nikon ou sony.
 >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(


Que nem a triste experiencia com a D70 ? Me desculpe mas não tem o menor sentido. As fotos da minha 5D e da 350D saem realmente muito boas, no caso da 5d, Excepcionais. Se alguém é idiota o suficiente para usar picturestyles em trabalhos profissionais, nem deve ser tratado como tal.


"Eu reparo que nunca ninguem aqui do fórum foi bem objetivo em exibir uma regulagem exata do picture style em que a foto saia semelhante as da nikon ou sony"

Que diabos você quer dizer com isso ? Mais especificamente "regulagem exata do picturestyle" já que isso é pré programado de fábrica e o máximo que você pode fazer é compensar a exposicão e saturação/nitidez que não tem nada a ver com a coisa em si. Aliás esses controles nem deveriam de existir nas câmeras.

Pois é, o problema é justamente todo mundo dar palpite.

Pra variar, o problema em 99% das vezes é o fotógrafo. Ouça o Fabio.



Poupe-nos ok...
« Última modificação: 29 de Abril de 2010, 10:19:27 por afshalders »


Yuri M

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Fala Luciano !!!!

è o seguinte !!!! Acho que cada umas das citações tem um pouco de verdades !!! mas temos que ver muitos detalhes antes de realmente dizer qual é a melhor das maquinas !!! (Quase mesma coisa que comparar uma Mercedez e uma BMW,as duas são otimas mas é a melhor qual voce gostar mais !!! ). Eu faria o seguinte...eu colocaria uma lente L e faria um teste !!! pois acho que já te fará uma boa diferença !!!! e com certaza usaria as fotos em RAW !!( pois os ajustes serão melhores e menos degradativos ).Caso isso não resolva seu problema ..sua maquina pode estar com algum desajuste .....

Abraços