Autor Tópico: XSI/450D - fotos sem nitidez... lente, câmera ou a pecinha por trás delas?  (Lida 25745 vezes)

Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Olá pessoal.
Tenho uma 450D e gostaria de saber a opinião de quem tem sobre fotos sem nitidez.
Algumas das fotos que tiro, ao serem vistas na própria máquina, parecem ter ficado um show, porém, na hora que passo para o pc, algumas delas ficam sem nitidez. ou isso é algo comum e a nitidez eu ajusto no PS ou LR?
Alguém saberia me explicar o motivo? se falta regular alguma coisa na câmera? se as lentes que não estão boa? se o problema sou eu? Possuo a lente do kit 18-55, 50, 28-90 e 90-300mm.
se alguém puder me ajudar...

Ótimos clicks a todos.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
O contraste está baixo...aumenta o contraste no PS ou FastStone mesmo e aproveita e dá um grau na saturação tbem.

A camera é boa.


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Diversos fatores pode influenciar isso , desde da abertura da lente , foco , ate mesmo a exposição !!

Faz o seguinte , tente tira uma foto com a prioridade de abertura entre f/11 e f/16 ( com bastante luz , pode ser sob o sol ) e tira uma outra em f/3.5 em ambiente com sombra , pouca luz  - e posta pra gente ver os dados do EXIF !!

[]
MAURO


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Olá Leandro.

desculpe minha ignorância, rs mas o que é faststone? existe alguma regulagem que faço na própria câmera?

Att.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Diversos fatores pode influenciar isso , desde da abertura da lente , foco , ate mesmo a exposição !!

Faz o seguinte , tente tira uma foto com a prioridade de abertura entre f/11 e f/16 ( com bastante luz , pode ser sob o sol ) e tira uma outra em f/3.5 em ambiente com sombra , pouca luz  - e posta pra gente ver os dados do EXIF !!

[]
MAURO
ok Mauro, farei esse teste quando chegar do trabalho e assim que conseguir as fotos posto aqui para o pessoal ver.

Att.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Amigao,

Abaixa o programa FastStone (ver topico abaixo) e adiciona contraste e saturação nas imagens que vai ficar q nem no LCD.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=7167.0

Na camera tem controle de contraste....coloca no máximo e ver se melhora.

Obrigado


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
rsrsrsrs... se aumentar o contraste no último vc vai chorar, o problema da canon (especialmente da xsi) é esse, todo mundo dá palpite, fala pra alterar os pictures style mas na prática mesmo nada !!! Eu reparo que nunca ninguem aqui do fórum foi bem objetivo em exibir uma regulagem exata do picture style em que a foto saia semelhante as da nikon ou sony, eu tambem estou com este problema, só ameniza se vc fotografar em raw mas no jpg pode esquecer que acho que não tem salvação !!!
Aguardando algum salvador apontar a exata regulagem do picture style ( para jpg )
Exata = semlhante à nikon ou sony.
 >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
rsrsrsrs... se aumentar o contraste no último vc vai chorar, o problema da canon (especialmente da xsi) é esse, todo mundo dá palpite, fala pra alterar os pictures style mas na prática mesmo nada !!! Eu reparo que nunca ninguem aqui do fórum foi bem objetivo em exibir uma regulagem exata do picture style em que a foto saia semelhante as da nikon ou sony, eu tambem estou com este problema, só ameniza se vc fotografar em raw mas no jpg pode esquecer que acho que não tem salvação !!!
Aguardando algum salvador apontar a exata regulagem do picture style ( para jpg )
Exata = semlhante à nikon ou sony.
 >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(

Thunder,

No contraste é apenas para o problema de nitidez e não pode abusar também..rsrs. O efeito Nikon de cores, eu acho que a melhor maneira é alterar as cores por cada canal ou fotografar em RAW e dosar as cores conforme a sua própria vontade e usando o software de preferencia.

Posta uma foto da XSI e um exemplo de cores q vc gostaria....


Denys

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
  • aprendendo....
    • Denys no Picasa
Não sei se é o seu caso mas cuidado com os 9 pontos de autofoco.
O negócio engana muito.... A máquina detecta alguns dos pontos e foca no mais próximo (esta informação tá no manual).
Eu estava com o mesmo problema que praticamente desapareceu quando comecei a usar somente o ponto central.
Não esqueça que nos modos automáticos os 9 pontos sempre estão ativos.
brinquedinhos Canon e Tamron

picasaweb.google.com/denys.photos


fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
rsrsrsrs... se aumentar o contraste no último vc vai chorar, o problema da canon (especialmente da xsi) é esse, todo mundo dá palpite, fala pra alterar os pictures style mas na prática mesmo nada !!! Eu reparo que nunca ninguem aqui do fórum foi bem objetivo em exibir uma regulagem exata do picture style em que a foto saia semelhante as da nikon ou sony, eu tambem estou com este problema, só ameniza se vc fotografar em raw mas no jpg pode esquecer que acho que não tem salvação !!!
Aguardando algum salvador apontar a exata regulagem do picture style ( para jpg )
Exata = semlhante à nikon ou sony.
 >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(

Não tem como alguem te dizer como configurar a imagem que vc quer, isso não depende somente da câmera... depende muito mais de quem ta operando ela... além do que, vc que deve configurar o PS de acordo com o seu gosto.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
rsrsrsrs... se aumentar o contraste no último vc vai chorar, o problema da canon (especialmente da xsi) é esse, todo mundo dá palpite, fala pra alterar os pictures style mas na prática mesmo nada !!! Eu reparo que nunca ninguem aqui do fórum foi bem objetivo em exibir uma regulagem exata do picture style em que a foto saia semelhante as da nikon ou sony, eu tambem estou com este problema, só ameniza se vc fotografar em raw mas no jpg pode esquecer que acho que não tem salvação !!!
Aguardando algum salvador apontar a exata regulagem do picture style ( para jpg )
Exata = semlhante à nikon ou sony.
 >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:( >:(
Olá Thunder, desculpe minha ignorância mais uma vez, mas o que é picture style?
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Não sei se é o seu caso mas cuidado com os 9 pontos de autofoco.
O negócio engana muito.... A máquina detecta alguns dos pontos e foca no mais próximo (esta informação tá no manual).
Eu estava com o mesmo problema que praticamente desapareceu quando comecei a usar somente o ponto central.
Não esqueça que nos modos automáticos os 9 pontos sempre estão ativos.
Olá Denis, isso eu já percebi mesmo. com os nove pontos ela foca os assuntos que estão mais pertos. tbm uso apenas o ponto central dela.
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 08:32:25 por Luciano Moraes »
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Luciano Moraes, antes de qualquer coisa. Em que modo vc está tirando estas fotos ??

Automático ?? A camera tende a usar o ponto de foco mais próximo quando está em automático ou nos modos de cena. Se usar P, Av, Tv, ou M isso tende a não acontecer.

Picture Style são as definições de conversão do RAW interno para o JPG. Ali, além de usar vários parametros de conversão de cor que podem deixar suas fotos com azuis e verdes mais realçados para fotos de paisagem, por exemplo, pode também setar o contraste, saturação, nitidez e outros parâmetros. Na página 82 do manual tem alguma coisa.

O ideal mesmo é vc usar uma foto em RAW e o software DPP quem vem junto com a camera para configurar o picture style a seu gosto. Lembre-se que nas DSLR as fotos por default não são saturadas e nítidas como numa compacta porque a pós-produção é um processo que deve ser considerado inerente ao ato de fotografar. No entanto, existem ferramentas para deixar os JPG da maneira que o fotógrafo quer, para aqueles que não querem fotografar em RAW.

Em relação à deixar uma foto igual a uma foto feita pela Nikon ou Sony, talvez apenas mexendo nas configurações do picture style não seja possível, até porque as Nikon e Sony até a D90 usam outro tipo de sensor que tem características diferentes e que, por sinal, estão sendo abandonados nas novas cameras em favor de sensores com tecnologia CMOS como as cameras da Canon.

Mas se vc fotografar em RAW, pode fazer as cores do jeito que bem entender. Para entender melhor o processo de formação de cores é bem legal olhar o site do Ivan de Almeida, aqui do forum, que dá um show explicando como a imagem JPG (e suas cores) se formam a partir do RAW e do Clicio Barroso, que mostra como podemos criar perfis de cores personalizados para a conversão de fotos em RAW.

http://123rawfotos.wordpress.com/2009/05/17/169/
http://www.clicio.com.br/imgs/Podcast/04-Profiles-800.mov

Abçs




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Luciano Moraes, antes de qualquer coisa. Em que modo vc está tirando estas fotos ??

Automático ?? A camera tende a usar o ponto de foco mais próximo quando está em automático ou nos modos de cena. Se usar P, Av, Tv, ou M isso tende a não acontecer.

Picture Style são as definições de conversão do RAW interno para o JPG. Ali, além de usar vários parametros de conversão de cor que podem deixar suas fotos com azuis e verdes mais realçados para fotos de paisagem, por exemplo, pode também setar o contraste, saturação, nitidez e outros parâmetros. Na página 82 do manual tem alguma coisa.

O ideal mesmo é vc usar uma foto em RAW e o software DPP quem vem junto com a camera para configurar o picture style a seu gosto. Lembre-se que nas DSLR as fotos por default não são saturadas e nítidas como numa compacta porque a pós-produção é um processo que deve ser considerado inerente ao ato de fotografar. No entanto, existem ferramentas para deixar os JPG da maneira que o fotógrafo quer, para aqueles que não querem fotografar em RAW.

Em relação à deixar uma foto igual a uma foto feita pela Nikon ou Sony, talvez apenas mexendo nas configurações do picture style não seja possível, até porque as Nikon e Sony até a D90 usam outro tipo de sensor que tem características diferentes e que, por sinal, estão sendo abandonados nas novas cameras em favor de sensores com tecnologia CMOS como as cameras da Canon.

Mas se vc fotografar em RAW, pode fazer as cores do jeito que bem entender. Para entender melhor o processo de formação de cores é bem legal olhar o site do Ivan de Almeida, aqui do forum, que dá um show explicando como a imagem JPG (e suas cores) se formam a partir do RAW e do Clicio Barroso, que mostra como podemos criar perfis de cores personalizados para a conversão de fotos em RAW.

http://123rawfotos.wordpress.com/2009/05/17/169/
http://www.clicio.com.br/imgs/Podcast/04-Profiles-800.mov

Abçs


Olá Alexandres.

90% das minhas foto eu tiro no modo manual. Assim que chegar em casa vou dar uma olhada no manual. quanto ao dpp, minha câmera foi trazida da europa e o cara que trouxe, esqueceu os cds dela lá. será que eu consigo esse software em algum lugar?

vou ler os posts sobre raw, pois não tenho intimidade com esse arquivo.

Obrigado pela ajuda.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
BOM... como disse nosso amigo AlexandreS (que por sinal me deu ótimas dicas sobre RAW), não existe como deixar as fotos SEMELHANTES à nikon ou sony que entrega as fotos praticamente prontas ao usuário, eu não tenho preferência por marca x ou y mas esta questão com a Canon sempre me incomodou, penso eu que num mundo tão adiantado tecnologicamente, esse sistema usado pela Canon não justifica (sendo o sistema mais atual e que vai substituir os atuais, como disse nosso amigo) digo isso porque: A maioria dos fotógrafos usam JPG pela facilidade e pela falta de conhecimento para trabalhar em RAW. Quando pedí aqui para alguem indicar 1 regulagem do Picture Style que entregasse imagem SEMELHANTE à sony ou nikon ninguem indicou, é isso pessoal, por que complicar se hoje o que esperamos são equipamentos que nos ajudem a trabalhar melhor, a entregar trabalhos bonitos para nossos clientes etc etc etc...