Autor Tópico: Zoom  (Lida 2785 vezes)

Pedro Kiyo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 03 de Junho de 2009, 02:12:31
Ola a todos !
Sou completamente leigo em relacao a lentes fotograficas.
Se alguem por gentileza puder me dar uma dica ficarei muito agradecido.
E o seguinte : tenho uma camera analogica Minolta e gostaria de fazer uma foto de um objeto do tamanho aproximado de uma galinha que se encontra a aproximadamente 80 metros de distancia , so que queria esta foto como se o objeto estivesse a meio metro de distancia, para que isso aconteca , que tipo de lente e recomendado?
Ja li varios artigos sobre distancia focal e etc,etc... porem nada que me indicasse a lente correta tipo 28-200mm? ou 75-300mm? e exatamente esta dica que preciso no momento e depois pretendo estudar mais a fundo o significado de 28-200, 75-300 ...
Sendo so no momento , deixo aqui um grande abraco a todos e um muito obrigado !
Pedro Kiyo


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2009, 10:19:59
Pedro a questão é simples, quando maior o comprimento focal (200mm, 300mm ... etc) menor o angulo de visão, desta forma você acaba fechando mais o quadro e objetos distantes preenchem mais o quadro do filme.
Por convenção a lente 50mm é considerada normal, pois tem um angulo próximo ao do olho humano (com um dos olhos fechados), abaixo disto é considerado grande angular, e acima disto vai para tele.
Você não mencionou qual sua lente, mas pelo tipo da sua dúvida acredito que seja uma normal.
Não conheço a linha de lentes da minolta, no meu caso que uso canon a tele mais comum é a 75-300mm, no seu caso deve procurar alguma com o perfil próximo a este.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Pedro Kiyo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2009, 22:26:25
Caro Gularth.
Muito obrigado pela ajuda , o fato e que tenho uma lente de 300mm fixa, mas as fotos nao se aproximam tanto , tenho a impressao de que o zoom nao chega a 1.5X , por isso aproveito a deixa e solicito nova ajuda que e o seguinte: uma tele igual a sua de 75-300mm possui um zoom de 4X correto? isso significa que a distancia entre o objeto e a pelicula se aproxima em 4X? isto e se o objeto esta a 80m eu consigo uma foto como se a distancia fosse 20m? Desculpe a minha ignorancia no assunto , mas e desta forma que vejo as coisas ok?
Sem mais agradeco novamente pela valiosa ajuda e espero poder contar contigo sempre .
Grato!


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2009, 22:56:52
Creio que isto resolve que voce esta procurando

http://www.tamron.com/lenses/learning_center/tools/focal-length-comparison.php

Nao esquece de acionar para 35mm film no seu caso  :ok:


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2009, 11:31:18
Pedro, esse link que o malicky passou passa um exemplo prático das distâncias focais, mas só pra complementar sua dúvida, uma 300mm vai ser sempre 300mm, ou seja 300mm fixa ou 75-300mm ou 100-300mm colocadas em 300mm vão te dar o mesmo angulo de visão, o que poderia lhe ajudar seria um conversor 1,4x ou 2x (é preciso verificar se existe para sua máquina), pois este vai ampliar a distância da lente nas respectivas proporções, ou seja o conversor de 2x vai transformar qualquer 300mm em uma 600mm porém perde-se 02 pontos de luz, ou seja se a abaertura máxima de sua lente for f/5.6 transforma-se em f/11.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2009, 14:22:57
Olá, Pedro

Em fotografia, digamos mais avançada, quando se temos camêras reflex e lentes cambiáveis, não usamos o nº de X de zoom. Isso é papo de compacta.

Tanto é que esse tantas vezes de zoom não quer dizer muita coisa. O que vale, é a distancia focal de uma lente (os milimetros dela).

Pois se pegar uma lente fixa, tipo a 300 que você tem. Ela naõ tem zoom (pois zoom é a variação da distancia focal... ou seja, lentes que varia de uma distancia a outra). Então é como se fosse uma vezes. Já uma 70-300, se você dividir as distancia focal, vai chegar a um número de 4x. Mas se comparasse com uma 28mm, que seria uma grande angular (para cameras analogicas, ou fulframe), uma 300 seria quase 11x de zoom.
Mas uma 300, vai ser sempre 300. Seja numa fixa, numa 70-300, ou numa 28-300 (se existir).

O seu exemplo em metros, também é dificil de entender na prática...


Veja o link do Malicky que acredito que vai ser mais fácil de entender.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Iniciante

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2009, 19:10:32
Gostei da pergunto do mano Pedro Kiyo, e aproveito para usa-la tbem. Pretendo comprar um Nikon D5000 agora nesse fim de mês. No meu caso que será uma D5000, qual a lente que devo usar para tirar um foto a +- 80 metros de distancia, como se estivesse a +- meio metro. Agradeço desde ja. Abç.


Pedro Kiyo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2009, 23:20:52
Saudacoes e boa noite a todos!
E com imensa satisfacao que venho por meio desta agradecer aos colaboradores Gularth , Malicky e o Elias , que me proporcionaram um pouco de conhecimento sobre lentes zoom , me clareando as ideias e sanando praticamente as minhas duvidas.
Deixo aqui um grande abraco a todos , e espero poder contar com voces numa proxima vez.
Muito obrigado a todos!
Pedro Kiyo


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2009, 21:29:36
Caro Gularth.
Muito obrigado pela ajuda , o fato e que tenho uma lente de 300mm fixa, mas as fotos nao se aproximam tanto , tenho a impressao de que o zoom nao chega a 1.5X , por isso aproveito a deixa e solicito nova ajuda que e o seguinte: uma tele igual a sua de 75-300mm possui um zoom de 4X correto? isso significa que a distancia entre o objeto e a pelicula se aproxima em 4X? isto e se o objeto esta a 80m eu consigo uma foto como se a distancia fosse 20m? Desculpe a minha ignorancia no assunto , mas e desta forma que vejo as coisas ok?
Sem mais agradeco novamente pela valiosa ajuda e espero poder contar contigo sempre .
Grato!

No caso citado o zoom é chamado de 4X porque 75 x 4 = 300 . Se fosse uma zoom 70-210 seria 3X