Autor Tópico: Pergunta boba - Por que as tampas das lentes são pretas?  (Lida 2498 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Janeiro de 2009, 23:19:40
Pessoal,

Uma coisa que sempre me intrigou e eu nunca tive oportunidade de perguntar é porque as tampas das lentes são pretas. Eu costumo deixar a lente da KX aberta porque me parece que dá menos fungo. Inclusive improvisei uma tampa translúcida pra ela.

Já vi um monte de gente dizendo pra guardar as câmeras com as tampas abertas, cobertas com um pano etc.

Mas as lentes novas continuam com tampas pretas...  :ponder:
Se alguem souber explicar essa quetão antiga eu agradeço.  :worship: :worship:  :hysterical:

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2009, 00:57:40
Rogério nem tem motivo técnico, na verdade seria até melhor que fossem translúcidas... Acho que é para combinar mesmo. A Minolta tem umas traseiras que são brancas meio translúcidas, para diminuir a possibilidade de fungos, mas a lente fica meio brega rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2009, 01:12:21
Rogério nem tem motivo técnico, na verdade seria até melhor que fossem translúcidas... Acho que é para combinar mesmo. A Minolta tem umas traseiras que são brancas meio translúcidas, para diminuir a possibilidade de fungos, mas a lente fica meio brega rs.
A tampa da minha câmera é branca. É bem brega mesmo :\
aHUUHauha
Mas das lentes que tenho são pretas também...


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2009, 01:12:24
 :ponder: :ponder:

Será que isso aqui é brega?


 :hysterical: :hysterical:

É uma tampa de galão de água mineral cortada.  :D
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2009, 01:30:28
Bem brega.
RS
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2009, 07:14:58
Algumas câmeras como a Canonet Ql17 GIII e a Olympus Trip e Pen têm o sensor do fotômetro sobre ou ao redor da lente, justificando, para proteger a segunda e a terceira e não gastar a bateria da primeira, o uso da tampa não translúcida. As que não têm necessidade de execução desse serviço pode ser de costume histórico ou estético mesmo.

Mas isso não é um costume tão severo assim não. Possuo uma Certo-phot aqui que a tampa é trasnlúcida. A própria Meopta Flexaret tem a tampa translúcida:



Tenho várias lentes aqui que apenas as tampas traseiras são brancas, sendo as da frente escuras, o que dá mais uma resposta sobre ser a cor das mesmas independente da função de proteção. Creio então que seja apenas para combinar com o corpo negro da maioria das câmeras.

No tocante à proteção em casa, prefiro guardar minhas câmeras sem a tampa, para não dar motivo aos fungos que, certamente, preferem um lugar não ventilado.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2009, 07:25:58 por Elmo »


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2009, 11:16:04
Algumas lentes Nikon vem com a tampa traseira em plástico branco. Não sei se é apenas para baratear ou se tem outra finalidade. Provavelmente a primeira opção seja correta pois são as lentes mais baratas quem trazem a tampa branca  :ponder:


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2009, 11:21:29
Eu ia comentar justamente isso. Minha 50/1.8D veio com essa tampa traseira branca.
Eu acho até mais prática...

Algumas lentes Nikon vem com a tampa traseira em plástico branco. Não sei se é apenas para baratear ou se tem outra finalidade. Provavelmente a primeira opção seja correta pois são as lentes mais baratas quem trazem a tampa branca  :ponder:
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2009, 02:50:10
Eu ACHO que as tampas brancas da Minolta são padrão nas lentes G brancas
Eu comprei uma Minolta 300/4 G e a tampa traseira veio branca, até que combina, fica bacana

 
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2009, 17:58:18
Uma tampa branca seria bem interessante p/ facilitar o balanço de branco, mas cá entre nós, ficaria feia p/ diaxo...  hahaha
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


fuiinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2009, 15:29:04
pinte sua tampa .. =)