Autor Tópico: Sony V1 - Linha Profissional  (Lida 5781 vezes)

sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Online: 09 de Dezembro de 2004, 19:32:30
Gostaria de vocês um breve comentário sobre o que há de positivo e negativo na câmera Sony V1. Qual a verdadeira versão das lentes Carl Zeiss? Sei que as lentes não são 100% responsáveis pela qualidade, mas tem grande importância.

Comprei uma há quase 6 meses e estou bastante satisfeito com seus resultados. Meus objetivos não são fotos profissionais, mas sim fotos com qualidades e sem precisar de muitos ajustes.

 É uma câmera rasoavelmente regulável, com preço e tamanho inferior a suas concorrentes(Nikon 5700, Canon G5), manejo fácil (usabilidade/operação) e não deixa a desejar na noite.

Tenho acompanhado algumas opiniões de vocês, é percebo que a linha Sony não é bem vista nem elogiada. Foi uma boa escolha essa câmera? (custo x benefício); Vocês teriam alguma outra sugestão?

Abraços!

Sérgio


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2004, 20:22:12
Na boa, acho que você já fez a pergunta dando a resposta. :)


Gustavo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2004, 20:29:39
Eu estou cogitando a V1 como uma das minhas opções para compra da minha primeira digital, além da A95 e da S1 IS.

Mas ouvi falar que a bateria dela é péssima e que dura no máximo uma hora em uso, sendo necessária a compra de outra bateria para ter à mão. Por essa razão estou pensando em descartar a V1. Sem falar do preço do memory stick, caríssimo.

O que você tem a dizer a respeito da bateria? É ruim mesmo?  
Abraços,
Gustavo
Canon EOS Rebel T1i
Porto Alegre/RS

Eu participo do Sul Foto Clube[/color]

"A ignorância afirma ou nega veementemente; a ciência duvida" (Voltaire)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2004, 20:34:14
Verdade... Se está te atendendo e a compra já foi feita acho que vc já respondeu sua própria dúvida. :D

Gustavo digital come mesmo muita bateria ainda mais se fotografando com o LCD, não espere que a A95 ou a S1 tenham uma performance muito melhor que essa com o LCD ligado :)

Quanto às suas escolhas eu só pensaria um pouco sobre a S1, pois ela não é a melhor opção da categoria dela em absolutamente nada.
A V1 ainda tem boas características noturnas e a A95 é a câmera mais equilibrada da categoria, agora a S1 é realmente um fiasco dentro da categoria dela. :(
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2004, 20:36:52 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2004, 20:40:04
Gustavo, minha primeira câmera digital foi essa, não sei a durabilidade da bateria das outras. Mas, realmente sua durabilidade não é das melhores. Tenho um cartão de 256Mb, e a bateria acaba antes do cartão terminar. Seu tempo de recarga é em torno de 2 horas.

Danilo, não é que tenha respondido minhas perguntas, como usuário "iniciante", apenas citei meus objetivos e resultados reais que obtive com 6 meses de uso. Estou procurando opinões de profissionais com respectivas especificações técnicas e gerais das demais concorrentes.

Abraços.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2004, 22:03:17
A autonomia das Axx não é tão ruim assim. Uma vez fui num evento, e tirei cerca de 130 fotos e mais alguns minutos de vídeos num período de cerca de 12 horas, e com a câmera ligada boa parte do tempo para ficar mais à mão. Estava bem escuro, então tive que usar flash e obviamente o LCD todo o tempo, já que o viewfinder dessa câmera é totalmente inútil. E foi tudo isso com apenas um jogo de pilhas de 2100 mAh.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2004, 22:07:32
Nossa impressionante isso. :) Porque o máximo que consegui com ela foram 2 horas de uso contínuo, com pilhas de 2300 e LCD ligado, eu realmente nunca vi ninguém passar perto de uma autonomia de 12 horas com flash e LCD ligado em nenhuma câmera digital do mercado, na verdade nem com EVF e uso contínuo eu vi alguém conseguir um resultado desses.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2004, 22:08:44 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2004, 22:36:54
Sapp,

Eu comprei uma V1 há um mÊs e estou desapontado com ela, em relação à qualidade das fotos. Quando a iluminação é ruim, as fotos ficam sem detalhes, piores do que as tiradas com a Nikon 3100 que eu tb tenho, apesar de ser um dos modelos mais simples da Nikon. Eu sou muito exigente com a qualidade das fotos. E as geradas pela V1 vc vê um pouco de "pixelização" nas fotos, coisa que eu não vejo nas geradas pela 3100.

Pontos positivos:
- Modo burst: tira três fotos em sequência, em torno de 1 segundo.
- Sapata pra flash
- Modo manual
- Foco noturno
- Grava som associado a uma imagem

Pontos negativos:
- A definição das fotos poderia ser melhor
- A bateria dura muito pouco, e é proprietária SOny. Vc tem que ter outra de reserva. Tendo outra não vejo tantos problemas. As baterias da Nikon 3100 (NiMn) duravam mais.
- O modo video não permite uso do zoom
- Péssima empounhadora. A câmera parece que vai "cair" qd vc segura
- Indicador de tempo de bateria impreciso. Diz que tem 30 min e de repente acaba tudo!

Qq dúvida é só falar!
 


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2004, 18:23:04
Claro que eu não fiquei com a câmera ligada as 12 horas (se bem que segundo os testes que eu vi, se desligar o LCD ela aguenta  :) ), mas foi isso mesmo, fiquei o dia inteiro tirando fotos, e as pilhas duraram. Eu inclusive fiquei com medo de acabar no meio porque tinha "só" dois jogos de pilhas, e no fim um só foi suficiente.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Gustavo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2004, 18:32:34
Citar
Quanto às suas escolhas eu só pensaria um pouco sobre a S1, pois ela não é a melhor opção da categoria dela em absolutamente nada.
A V1 ainda tem boas características noturnas e a A95 é a câmera mais equilibrada da categoria, agora a S1 é realmente um fiasco dentro da categoria dela. :(

 
Leo, mas porque achas isso da S1? Tenho visto em outros foruns os proprietários encherem de elogios ela... zoom 10x, excelente custo-benefício, etc...
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2004, 18:33:03 por Gustavo »
Abraços,
Gustavo
Canon EOS Rebel T1i
Porto Alegre/RS

Eu participo do Sul Foto Clube[/color]

"A ignorância afirma ou nega veementemente; a ciência duvida" (Voltaire)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2004, 21:24:09
Proprietários na maioria das vezes elogiam suas máquinas, mas é mais uma questão de paixão do que qualquer outra coisa.
A S1 é uma câmera que gera imagens plásticas, sem definição de textura, muito focada em segurar a qualidade por processamentos via software. Ela infelizmente possui uma lente frustrada da Canon, que além do baixo sharpness possui também um bom nível de aberrações cromáticas, que a prejudica muito frente às concorrentes.
Se vc quer uma Ultra zoom realmente interessante procure saber mais sobre as Panasonic e as Minolta ZX, essas sim são Ultra Zoom que demonstram requinte de contrução e qualidade de image, inclusive de detalhamento.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcos Lana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2004, 02:51:10
Pegando o ganho da conversa sobre as super zoom, andei dando uma olhada em alguns modelos, e encontrei um modelo que caberia no meu orçamento (apertando um pouco lógico :) ), a Panasonic Lumix DMC-FZ1, porém estou com algumas duvidas:

Quando se fala em Panasonic, se diz bom desempenho no Ultra Zoon e imagem; este modelo estaria incluído? (encontrei um site com alguns exemplos de fotos deste modelo, mas me pareceram ter considerável ruído)

No site da BH ela está classificada como "Aponte e dispare", ela não possui recursos manuais também?

Agradeço a paciência!
 
Nikon D90+ Sb600 (18-105mm vr + Nikkor 70-300mm) e FUJIFILM S9000
 


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2004, 08:07:51
Sapp,

Outras boas características da V1:

- Possibilidade de uso de adaptador para filtros, o que amoplia suas possibilidades de uso. O modo macro só faz foto a 10 cm, no minimo. COm um filtro close-up vc melhora bastante esta aproximação.
- Reduzido shutter lag. É uma das mais rápidas dentro de sua faixa de preço, se não for a mais rápida.
- Visualiza o histograma na hora do click.
- O zoom ótico é de 4 vezes. Não é muito mas muitos modelos só apresentam zoom de 3x.
- Smart Zoom: pode chegar a 5,1x se vc utilizar a resolução de 3.1 Mp, sem perda da qualidade da imagem (pelo menos é o que o manual diz!)



 


sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2004, 09:20:29
Elder,

Com relação aos filtros, você poderia citar quais poderia usar na Sony V1(os mais interessantes).

E o que significa Reduzido shutter lag e Smart Zoom?


Abraços,

Sérgio
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2004, 09:35:22 por sapp »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2004, 10:38:22
Marcos a FZ1 realmente não é um bom negócio já a FZ10 pode ser uma escolha muito interessante nas ultra zoom.

Sapp com o devido adaptador você pode usar todo tipo de filtros, inclusive os únicos que são importantes para digital, que são o ND (Densidade / Neutra) e principalmente o polarizador.

Shutter lag é o tempo que a câmera demora para disparar.

Smart Zoom é o geito carinhoso que a Sony chama o Zoom digital sem resize, mas continua senso a mesma porcaria de antes, só que em vez de eles cortarem e redimensionarem eles só cortam as bordas e não redimencionam, ou seja, continua sendo a mesma droga de antes, sem nem o trabalho de desenvolver um algorítmo de interpolação :), mas convenhamos, isso nem importa na escolha pois Zoom digital é uma perfumaria que sequer deveria ser usada, seja na Sony ou em qualquer outra marca.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2004, 10:38:42 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.