Autor Tópico: Qual lente para a Canon XS?  (Lida 1140 vezes)

Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Junho de 2009, 08:38:18
Pessoal, acabei de comprar a minha (tão desejada) Canon Rebel XS. Feliz da vida...
No kit veio a básica 18-55mm IS.
Pretendo começar a fazer fotos de Niver infantis e pequenos eventos e encontros.
Qual lente vocês comprariam par ajudar nesses casos?
Poderia ser uma "18-qualquer_coisa" para ter mais range?
Opiniões, please.
Pretendo comprar tbm um flash 430EX II para ajudar.
Muito grato.
Sergio
www.photoportela.com.br
Canon XS com EF-S 18-55 IS | Canon EF 28-135 USM IS
Speedlite 430EX II,
RS-60E3


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2009, 10:31:13
Portela, a primeira pergunta é.. Vc quer gastar muito ou pouco ?? As opções são várias, desde uma 24-105L até uma 28-135, ou então, lentes mais claras que a do kit.

Lentes 18-qualquer_coisa com o qualquer coisa muito longe do 18 normalmente não tem boa qualidade ótica, então o negócio é particionar este range. E também é bom lembrar que como o sensor da XS é cropado, uma 24 ou 28mm pode te deixar apertado em situações em que tenha que fotografar um monte de gente num espaço pequeno, então, se optar por uma lente com esse range inicial, não custa nada ficar com a do kit para uma emergência, já que a ótica dela é bem satisfatória, apesar de ser escura.

[]´s

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


nereujr

  • Trade Count: (5)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • flikr
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2009, 11:24:47
Portela,
Acho que para iniciar em eventos, o essencial é uma lente clara, range alto fica em segundo plano... Utlizo e recomendo uma Tanrom 17-50 f2.8, que não vai doer no bolso e vai lhe atender perfeitamente.
Nereu Agnelo Cavalheiro
BH - MG





Equipamento:
Cérebro, olhos e dedos... e a camera que estiver por perto.


Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2009, 11:27:35
Sim Alexandre... eu não pretendo me desfazer da lent KIT em hipótese nenhuma... veio com a máquina e vai continuar com ela.
Falando de lente básica, é uma boa lente.
Quanto a gastar muito ou pouco... sei lá... a gente se aperta um pouquinho.. enfia umas 15 parcelas no CC... rss rss rsssss
Falando sério, eu gostaria de poder desempenhar o trabalho a que estou me propondo com um pouco mais de agilidade e flexibilidade não podendo perder tempo em ficar trocando de lente no meio de um Niver... me compreende?
Com certeza, uma lente mais clara (tipo 2.8) ajudaria bastante.
That´s it
[  ]´s
www.photoportela.com.br
Canon XS com EF-S 18-55 IS | Canon EF 28-135 USM IS
Speedlite 430EX II,
RS-60E3


Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2009, 11:37:14
É... o Nereu tbm falou uma coisa legal...
Melhor uma lente mais clarinha...
Mas se puder ter um range e ser clarinha... rss melhor ainda.
 :ok:
www.photoportela.com.br
Canon XS com EF-S 18-55 IS | Canon EF 28-135 USM IS
Speedlite 430EX II,
RS-60E3


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2009, 12:14:45
Pois é Portela, essa dúvida é uma dúvida clássica rsrsrs. A Tamron do Nereu é uma lente fantástica, nitida prá caramba e com certeza eu gostaria de te-la no meu set :)

Acho que a lente vai muito do tipo de evento. Eventos com fotos "posadas" de repente não necessitam de uma lente tão clara, já que o IS possibilita um tempo de exposição que compensa a abertura da lente. Além disso, o ISO das cameras mais modernas possibilita a utilização de uma abertura menor e um ISO mais alto. Aliás, vi umas fotos de festa de casamento feitas com uma 5DMkII com a 24-105 f/4 L e ISO 6400 sem flash que babei..

Bom, voltando à realidade das cameras de entrada, se for evento com fotos não posadas, como casamento, aí acho que uma lente bem clara é muito importante, primeiro porque vc não pode contar com o IS porque vai estar todo mundo se mexendo, segundo porque nesse caso muitas vezes um bom desfoque de fundo é importante.

Como as minhas fotos são de solenidades, jantares, etc.., para mim a prioridade no momento é ter mais range que a lente do kit. Já pensei na 28-135mm mesmo sabendo que ela é um pouco menos nítida que a do kit da XSi. Acho que serve como walkaround e em lugares apertados troco a lente. E para algumas fotos, como a de decoração, arranjos, etc.., uso a 50mm f/1.8, essa sim acho que todo Canonzeiro deve ter uma no set :)

Bom, o que postei acima é para a minha realidade, dependendo do tipo de evento e de foto, acho que o investimento deve ser feito em lentes mais claras sim. E também existe uma infinidade de lentes tele curtas, claras ou não. A escolha realmente é difícil.

[]´s

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460