Autor Tópico: Dúvida foto paisagem do cerrado  (Lida 6083 vezes)

Madeira-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Online: 03 de Junho de 2009, 17:49:04
Olá galera.

Sempre acompanho o MF e com isso vou aprendendo sobre essa arte que dispensa comentários.

Eu tô com uma dúvida, é que comprei um filtro polarizador circular para minha Canon XTi. Gosto muito de natureza e ví uma foto na internet e fique na dúvida de como a foto foi produzida, já que não tem exif da foto.

A foto é essa:



Queria saber se pra sair o fundo com bastante nitidez ele provavelmente usou uma abertura bem pequena, mas para isso será que ele teve que usar a exposição maior? Tipo f14 ou maior e uns 1/5. Será que foi isso?E usando um tripé? Estou impressionado como ele conseguiu fazer o primeiro plano e o fundo com as montanhas ficaram tão nítidas.

Queria umas dicas de como fazer uma foto assim. Sendo que vou pra Chapada dos Veadeiros na semana que vem

Poderiam me ajudar?


Valeu galera.

Essa foto e outras estão no site Márcio Cabral.
Site: http://www.pbase.com/marciocabral/profile
« Última modificação: 03 de Junho de 2009, 17:51:19 por Madeira-DF »


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2009, 18:21:23
Foto de paissagem e de f11 para cima e grande angular...ae os 1/5 e tal vae da luz que tiver  :ok:
para usar usar o polarizador use a velha tatica dos dedos o dedao pro sol e indicador vae te dizer onde vae estar polarizado 100%
bom ae voce ve na hora hehehhe

Vae depender tb do assunto em 1 plano a sua distancia dele  :ok:

na foto ae abaixo acho que um f11 faz aquilo ali tranquiliz

Idea e um Grande formato com Ga em F40+  :D
« Última modificação: 03 de Junho de 2009, 18:21:42 por Malicky »


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2009, 18:24:14
A esqueci tripe eh fundamental  :ok:


Madeira-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2009, 10:19:11
Foto de paissagem e de f11 para cima e grande angular...ae os 1/5 e tal vae da luz que tiver  :ok:
para usar usar o polarizador use a velha tatica dos dedos o dedao pro sol e indicador vae te dizer onde vae estar polarizado 100%
bom ae voce ve na hora hehehhe

Vae depender tb do assunto em 1 plano a sua distancia dele  :ok:


Explica melhor esse lance do dedo e sobre a grande angular. Com uma 18-55mm seria melhor usar com 18mm? E a distância não poderia ser tão perto?

Alguém tem mais alguma ajuda?


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2009, 10:26:06
Madeira, com esse sol ai da foto o tripé só vai atrapalhar!!!!!

 Tem luz à vontade ai, rs!

abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2009, 11:01:37
Madeira, foto de paisagem não tem erro. F11 e esteja no local certo na hora certa, que é muito mais importante.
Com uma lente em 18mm e f11 com o objeto em 2m de distância tudo entre 0,86cm e o infinito estará em foco.
Baixa o programinha do Léo que anuncia aí em cima e dá uma olhada.
Com este sol em ISO 100 voce usaria F16 e 1/125s pela regra "Sunny 16". Com f11 seria 1/250s e perdendo 2 pontos por causa do polarizador seria f11 e 1/60s, dá para segurar na mão tranquilo.
« Última modificação: 04 de Junho de 2009, 11:06:28 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Madeira-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2009, 17:40:16
Madeira, foto de paisagem não tem erro. F11 e esteja no local certo na hora certa, que é muito mais importante.
Com uma lente em 18mm e f11 com o objeto em 2m de distância tudo entre 0,86cm e o infinito estará em foco.
Baixa o programinha do Léo que anuncia aí em cima e dá uma olhada.
Com este sol em ISO 100 voce usaria F16 e 1/125s pela regra "Sunny 16". Com f11 seria 1/250s e perdendo 2 pontos por causa do polarizador seria f11 e 1/60s, dá para segurar na mão tranquilo.

Obrigado rapaz. Que dicas simples de se entender. Isso é ótimo pra quem está começando.
Pelo que eu entendi, com o polarizador eu vou peder 2 pontos na velocidade. E como é o esquema em relação dos 90 graus com o sol, ele tem sempre que estar ao meu lado e daí uso os 90 graus para colocar a parte mais intensa do polarizador exatamente nos 90 graus em relação ao sol?

Baixei o programa e já estou brincando com ele.

Mais algumas dicas galera?


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2009, 19:40:12
Exatamente, 90º em relação ao sol é onde a luz está mais polarizada.
Com o sol apontando nos ombros é para onde voce está olhando, mais ou menos.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2009, 22:42:51
Madeira, foto de paisagem não tem erro. F11 e esteja no local certo na hora certa, que é muito mais importante.
Com uma lente em 18mm e f11 com o objeto em 2m de distância tudo entre 0,86cm e o infinito estará em foco.
Baixa o programinha do Léo que anuncia aí em cima e dá uma olhada.
Com este sol em ISO 100 voce usaria F16 e 1/125s pela regra "Sunny 16". Com f11 seria 1/250s e perdendo 2 pontos por causa do polarizador seria f11 e 1/60s, dá para segurar na mão tranquilo.
Perfeito.  :ok:

E dependendo do horário, deixe o filtro de lado. Você consegue ótimos resultados com a iluminação natural no início do dia e no final da tarde.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Madeira-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2009, 13:10:50
Brigadão galera.

Agora é botar em prática.

Deixa eu ler mais umas matérias no MF.

Valeu.


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2009, 13:21:48
Brigadão galera.

Agora é botar em prática.

Deixa eu ler mais umas matérias no MF.

Valeu.

demorei mas la vae

A fecha a mao aponta o dedao pra o sol e estica o indicador forma uma letra L
para onde ele apontar vae ser 100% polarizado +/- isso  :ok:


markes51

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2009, 18:22:50
ola
esta foto, para o meu gosto esta muito ruim..
me parece ate efeito (mal feito) do ps...
umas das caracteristicas ruins do pl e quando usado em grande angulares , e em situaçoes que ja exite uma polarizacao natural criar estas "manchas "mais escuras no ceu...
isto é facil de controlar girando o pl ate nivelar o azul...entao preste atençao a este detalhe..
sobre o resto o pessoal ja deu as dicas...
abraço
marques
olhar atento e equipamento sempre pronto!
portfolio:  http://markes51-photo.photoshelter.com/


Serone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
Resposta #12 Online: 15 de Junho de 2009, 21:28:43
Malicky...
Essa do dedão eu não conhecia.
Funciona realmente 100%?
Obrigado.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 21 de Junho de 2009, 02:32:23
O Filtro polarizador da um efeitinho bacana se tiver algumas nuvens altas. Acho que ajuda a filtrar algumas. Dá definição em algumas delas.
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


MarcosDF

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2009, 19:22:58
Primeiro para uma foto como essa é fundamental uma grande angular. Provavelmente para essa foto ele usou uma 28mm, no mínimo. A abertura de numa grande angular, para que o primeiro plano como esse fique tão nítido, não precisa ser tão reduzida. Mas para garantir use de um f11 para cima. Tripé é fundamental se as condições de iluminação forem difíceis. Já a nitidez do fundo é um pouco mais complicado (curioso isso né, pois para não perder a nitidez no fundo, não se deve focar no sinal de infinito da lente...). Boa sorte.