Autor Tópico: Como desenvolver um tema?  (Lida 2062 vezes)

mantonelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 16 de Setembro de 2005, 19:00:27
Olá,

Estou estudando Administração de Empresas e uma das exigências do curso é acumular alguns pontos em atividades extra-curriculares.

A coordenadora do curso descobriu que gosto de fotografar e propôs a montagem de uma exposição de fotos, na faculdade, desde que o tema trabalhado seja relacionado com a Administração.

Estou meio perdido, pois não sei como desenvolver um tema para um assunto tão amplo.

Vocês poderiam me passar algumas dicas sobre como posso desenvolver esse trabalho?

Abraços,
Matheus


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2005, 19:05:09
Escolha coisas importantes na administração (ou que te chamem a atenção) e faça fotos representando isso, ai vale a sua criatividade, eu iria por esse caminho, mas logo surgem mais idéias da galera
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2005, 19:07:53
Matheus, uma primeira idéia que me ocorreu seria a de algo relacionado ao dia-a-dia ou que represente algo da Administração. Exemplo, caso vc seja de São Paulo (o que tornaria tudo bem mais fácil), algumas fotos dentro do pregão da Bovespa, tbm de lugares que representam no imaginário comum a atividade, como a sede da Fiesp, coisas assim ou o touro de Wallstreet (não sei se as imagens devem ser suas ou se impressões a partir da Internet são válidas). Todo caso, como a primeira idéia sobre qualquer tema é geralmente a pior, pense como um ponto de partida.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2005, 19:26:38
Olha, sua pergunta é interessantíssima.

Há várias maneiras de responder a ela, e as acima citadas são perfeitamente válidas. O que eu vou lhe dizer não é sobre os aspectos abordados, mas sobre o processo.

Um tema fotográfico, em minha opinião e conforme funciona comigo, deve ser abordado através de várias seções de fotos, e não de uma só, nem de fotos isoladas aqui e ali.

Por que? Pois bem, um tema renderá bem se voc~e ouder verificar em cada seção o que funcionou e o que não funcionou, e usar as melhores fotos como guias para a segunda seção, daí usar a segunda como seção para a terceira, etc.

Primeiro escreva em um papel sua meta geral, assim como a forma de fotografar que voc~e imagina adequada. Por exemplo: "Fotos em escritório abordando o trabalho individual". ou "fotos dos ambientes de trabalho abordados coletivamente", etc. Sua descrição pode conter elementos de abertura ou luz. Isso será uma espécie de croquis ou desenho do seu trabalho.

Depois você vai ao local e faz uma seção, tentando cumprir o que escreveu. Volta para casa, analisa as fotos, verifica o tipo de abordagem/luz/composição que funcionou melhor. Volta ao local noutro dia, faz nova seção, analisa novamente. Volta no terceiro dia e faz mais uma. Pronto. Escolhe as melhores e terá aprendido muito sobre administração e sobre fotografia.

Ivan


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2005, 21:14:56
Otima dica, Ivan. Vou comecar a usa-la quando me propor um tema.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2005, 01:48:51
Três perguntas que julgo de certa forma serem fundamentais a qualquer obra de arte:

O que está representando?

Como aconteceu?

Como foi concebida?

(se possível) Não esquece de mostrar o resultado depois pra gente  :thmbup:  


Dahib

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
    • http://
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2005, 11:53:46
Sou formado em Administração, uma situação interessante para fazer um trabalho registrado, é a velha teoria do estudo dos movimentos ou processos, fazer uma análise com as imagens disso fica bacana!
Você fotografar passo a passo de um processo produtivo, e aplicar suas melhorias, dentro disso vc explora seus dotes fotográficos com a sua criatividade.
Pode ficar um trabalho bem interessante.
Espero ter auxiliado.
Abraço

 :thmbup:  
Davi Degraf
Ponta Grossa - Paraná
Sony DSC-H1


riguetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2005, 16:49:15
Citar
Matheus, uma primeira idéia que me ocorreu seria a de algo relacionado ao dia-a-dia ou que represente algo da Administração. Exemplo, caso vc seja de São Paulo (o que tornaria tudo bem mais fácil), algumas fotos dentro do pregão da Bovespa, tbm de lugares que representam no imaginário comum a atividade, como a sede da Fiesp, coisas assim ou o touro de Wallstreet (não sei se as imagens devem ser suas ou se impressões a partir da Internet são válidas). Todo caso, como a primeira idéia sobre qualquer tema é geralmente a pior, pense como um ponto de partida.
Se quiser fazer no pregão da BOVESPA tem qeu correr, o pregão vai deixar de existir no dia 30, depois disso só eletrônico. hehehe

 
Guilherme Riguetti - Fotografia com estilo e atitude
Campinas - São Paulo
www.riguetti.com.br


magoorf

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2005, 21:43:11
Tu poderia fazer umas fotos mostrando a diferença de lugares ou situações ou processos, comparando uma boa administração dos mesmos, com a má administração ou a falta de administração ou falta de planejamentos e etc...sei lá....não sei se ajudei muito, mas é uma sugestão.

Abraços,

MAgoorf