Autor Tópico: Dez mandamentos para estabelecer a comunicação na internet  (Lida 1283 vezes)

murilog

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Online: 15 de Outubro de 2007, 14:47:51
Sob influência dos debates no fórum e sem querer tirar a atenção do tópico inspirador (mas não é o único, porque outros também inspiraram) elaborei meus 10 mandamentos que prefiro chamar de Princípios de sociabilidade na internet.

Dez mandamentos para estabelecer a comunicação na internet ou simplesmente Princípios de sociabilidade no espaço público

1. Não corrigir português. Uns erram mais, outros erram menos, mas no final das contas todo mundo erra, sem exceção.

2. Não impor opinião. É interessante conhecer a opinião do outro e, porventura, expor a sua, isso é benéfico porque favorece a troca de informações e a comunicação entre pessoas com interesses afins, embora com opiniões divergentes. Mas nunca impor a minha opinião como sendo certa e, sobretudo, apontar a do outro como sendo errada. Opinião é opinião. A menos que tenha comprovação científica, descartar a opinião alheia ou brigar pela imposição da sua não leva a lugar nenhum.

3. Compreender o sentido geral do texto. Esse mandamento está associado ao próximo item.

4. Não isolar frases nem tampouco palavras, pois acredito que o debate na internet é travado de forma espontânea; muitas vezes entre um turno e outro de trabalho, no final do expediente, na hora do café, enfim. Então considero injusto isolar uma frase ou destacar um adjetivo que o interlocutor empregou num momento muito particular.

5. Não reagir a provocações que visam apenas criar polêmica sem sentido, promover algum tipo de acareação ou desmoralizar um membro do fórum.

6. Ser cordial e paciente, ainda que não concorde com absolutamente nada que o interlocutor tenha dito.

7. Ignorar discussões travadas em torno de certas especialidades que estão aquém do domínio da fotografia. Nos fóruns costumam aparecer tópicos de discussão sobre hermenêutica, salmão defumado, procura-se namorada(o), análise fílmica, sociedade de consumo, ouvido absoluto, genocídio, gordura localizada, entre outros, e também os fóruns são compostos por membros de várias especialidades. A menos que o assunto seja sobre fotografia ou tema correlato, considero injusto, se eu fosse um PhD em genética, discutir com um jovem aspirante à profissão de fotógrafo, ou até mesmo um experiente profissional, os efeitos da clonagem e suas especificidades biológicas e princípios éticos, por exemplo. Ainda que ambos (o fotógrafo e o aspirante à fotógrafo) sejam extremamente inteligentes e tenham muita informação sobre o assunto, nenhum deles domina a área de especialidade de um profissional que tem entre 10 e 30 anos de pesquisa no setor. Por outro lado tem que haver algum bom senso para evitar dar palpite em assunto que desconhece, ainda que queira se expressar e acompanhar a discussão. Esse último item (bom senso) é o mais difícil porque é muito subjetivo.

8. Não ficar mais de uma ou duas horas por dia em sites de discussão e fóruns de fotografia, senão não sai nem fotografia e, pior de tudo, corre-se o risco de perder a companheira(o) ou até de não encontrá-la(o). Esse item está em fase de adaptação e treinamento. Essa fase tem sido muito difícil, diga-se.

9. Ser generoso na troca de informações e colaborar sempre que puder com os colegas.

10. Se não vale ofender ou provocar gratuitamente, também não vale “paquerar” os membros do fórum.

Que fique claro que "meus mandamentos" não é cartilha nem recado para ninguém. Não há nenhuma mensagem subliminar no texto. É geral e serve sobretudo para mim mesmo e se servir para mais alguém fico feliz e se não servir eu aceito a opinião divergente.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 15:09:06 por murilog »


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2007, 15:19:13
rs.. vou seu eleito o destestado por unanimidade, mas como o debate no outro topico foi por minha causa. então tenho que arcar com as consequencias do que falei.

bom, tá... é um tópico diferente. então vamos lá ao que eu penso.

não gosto muito de mandamentos ^^
eu como filosofia de vida, procuro senguir uns principios mais basicos.
Pq eu vejo por ai que os filosos no auge, no clímax, dos seus pensamentos falam "tudo sei é que nada sei"
então hehe.. seria mais facil é conseguir não errar seguindo princípios mais basicos e simples

seriam algum deles.. não lembro de todos

Viver consciente do presente pensando em fazer o melhor pra si (pensando também na sociedade) naquele momento e consciente do que se está fazendo agora se refletirá no futuro. [quem é engenheiro deve refletir mt sobre isso  ;)]

procurar viver o amor além do carnal. por mais careta que pareça, viver o amor na própria energia.

definitivamente NÃO julgar ninguem pela aparencia! apesar de isso Às vezes parecer (mas não é) bom quando se mora no RJ. Mas, de fato não é! MESMO!

tentar ser uma "fabrica de felicidade".
COmo se a pessoa tentasse ser feliz independente de qualquer coisa ou outra pessoa.
Puxar a felicidade la do fundo. E isso, às vezes, me emociona.

Bom.. por fim, sempre olhar pra tras e se orgulhar de como se tentou fazer as coisas certas (mesmo errando muito), se orgulhar de tentar ser uma pessoa boa. Mas um orgulho bom, um orgulho saudável. Que continua dando força pra tentar errar menos e aprender com o passado.

Ah sim! e os amigos. ter amigos e cultivar a amizade é completamente incabível em palavras =)



--
bom quando a sociabilidade num meio virtual .. eu não sei ao certo pra mim.
mas o que eu faço na internet ou os principios que sigo são iguais ou derivados dos principios basicos.

mas sim, erro demais.
a propóstito sobre o tópico lá em cima, do Ivan. Pedi desculpas a ele e tal.

enfim é isso =) ;)
« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 15:20:31 por Pedro Vilas Boas »


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2007, 21:45:25
Relaxa Pedro. O Ivan tão acostumado com esse tipo de tópico e esse tipo de efeito que eles causam que a discussão de hoje deve ter sido a mais light que ele já participou.
São Paulo - SP