Autor Tópico: Foto de OVO ?  (Lida 10765 vezes)

Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Junho de 2009, 09:38:09
Pessoal,

Tenho um possível cliente, uma granja de ovos de galinha, ele quer desenvolver um material para folderes e displays que serão distribuídos nos supermercados.

Vamos preparar uma produção para as fotos que deverão ter :

* Fotos de ovo frito !
* Fotos de ovo cru, na casca.
* Fotos de ovo em sanduíche !

Dicas ????  :eek:


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2009, 10:51:37
Ei Guigo!

Eu faria diferente, tentaria fazer as fotos em um galinheiro, desses de fundo de quintal onde a galinha tem ninho e tudo mais... Mostraria a galinha no ninho e os ovos no ninho, para dar uma cara de coisa mais "caseira" mais "natural".
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2009, 10:57:02
Depende muito se é isso que o produtor quer...  se ele quiser mostrar a capacidade produtiva, a higiene e a profissionalização da empresa, tem de ser fotos nos grandes galpões de produção.

Essas fotos devem ser p/ vender o produto, então tem de passar o noção de produtividade, segurança e limpeza.

Tente fotos com muitos ovos, claras, com fundo infinito branco.
Fotos que mostrem ovos abertos na metade mostrando a gema amarelinha com bastante saturação, gemas esbranquiçadas são sem gosto, falta de qualidade.

Tente levar p/ o cliente essa opinião, vê que ele acha.

Há, não mostre ovos quebrados ou trincado, isso pode gerar a impressão que o supermercado pode ter problemas com perda de produto.
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 10:58:50 por Randal.Junior »
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2009, 11:06:26
Pois é Nanda.

Também acho esta idéia mais legal, no entanto é exatamente o contrário que ele quer. Segundo o cliente os ovos "industrializados" passam por um crivo de qualidade que ovos caseiros não e o conteúdo do folder é exatamente este.

O folder contém um texto que fala sobre o ovo não apresentar problemas de colesterol, que é um alimento completo e rico só perdendo para o leite materno.

As sugestões acima para as fotos são do próprio cliente.

Tô numa fria...  :aua:
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 11:08:01 por Guigo_Mr »


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2009, 11:09:49
Randal,

As fotos nos galpões não são interessantes, mostram o cenário da produção e não do produto. Mostrarão instalações e as galinhas, os ovos praticamente não.

Eu também pensei na idéia de alimentos mais saudáveis que sanduíche e ovos fritos, como um bolo quentinho com café, algo assim.
 :ponder:


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2009, 12:15:26
Talvez não o bolo pronto, mas quem sabe um still com os ovos a farinha e os utensílios p/ fazer o bolo?

Ainda acho que uma fotinho do galpão cabe, claro se este for bonito e arrumado. É como em folders de carros quando mostram a foto fabrica muito iluminada e com tudo brilhando.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2009, 12:16:20
Colega
Se a pauta e foto de ovo , tem que fazer fotos de ovo.
Se o dono do circo quer foto de ovo, pois entao devera ser isso.
Agora se o cliente aceita ideias , porque nao sabe o que fazer,
ai e outra musica.
Pelo explicado o ponto e vender organico(caseiro).
Entao tem que se direcionar para esse lado.
Ovo frito pode ter uma azeiteira perto para mostrar que nao e fritanga selvagem.
Pode ter ovo cozido que e mas natural.
colocar alguma folha de alface para dar sentido natureba.
Agora se a pauta e so foto de ovo, deve ser SO foto de ovo, depende do layout do folder.
Boa sorte, bom trabalho.
Abs.
Angelo.


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2009, 13:09:22
Hmmm, por falar em ovos em produção industrial, se o cara pagar bem eu dou uma ideia de como ele pode duplicar a produção sem aumentar o número de galinhas, apenas com um pequeno truque
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2009, 13:55:14
Hahaha...  o nome disso é Ovo de colombo...  hahahahaha
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2009, 14:20:25
Guigo,
é isso mesmo, se o cliente quer foto de ovo, então a foto é de ovo, nem tem o que questionar.
Ele tem verba? Tem agência de publicidade no meio?
Se sim, insista em chamar um/a PRODUTOR/A especializado em comida - vai fazer toda a diferença.
Ovo cru até que não é segredo, mas ovo frito vai ser o capeta prá ficar apetitoso e bonito. Tem milhares de truques, e você não deveria estar se preocupando com a cara do ovo, mas sim com a foto do ovo.
Bem, no caso de não haver essa possibilidade, vc vai ter que fazer muitas e muitas tentativas, imagino.
O ovo cru tem a tendencia de ficar " afundado"  na casca, talvez vc tenha que tira-lo de dentro, colocar alguma coisa no fundo da casca vazia ( pode ser mais clara de outro ovo) e depois voltar com o ovo principal delicadamente até ele aparecer na borda da casca cortada.
Sobre ovo frito, nunca me atrevi a fazer, mas sei que fritar em óleo comum ( de canola, milho, etc) deixa a clara mais branquinha, e vc deve fritar em fogo baixo e retirar do fogo antes de terminar a fritura. Assim ele não escurece e mantém um certo brilho por mais tempo.Vc pode passar azeite com um pincel de cerdas macias, ou quem sabe mel sobre ele, prá manter o brilho por mais tempo.
De qualquer maneira, tanto as fotos do  frito quanto as do ovo cru devem ser feitas em poucos minutos, eles não vão manter a aparência de frescos por muito tempo.

Boa sorte, e depois posta o resultado aqui!! :ok:




Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2009, 14:31:56
Bem, não sei os detalhes desse briefing, mas se o objetivo é a utilização em displays (além de folders, que dependem do público ao qual é dirigido - veja, folder de uma granja deve ser dirigido aos distribuidores e displays ao consumidor final, normalmente...) você vai ter de primar pela beleza plástica! Minha sugestão é trabalhar bastante com foco seletivo e o contraste das gemas sobre fundos e ovos brancos (salvo o produto não ser branquinho, né?).

Imagino uma grande quantidade de ovos abertos cuidadosamente alinhados formando um padrão para o infinto com foco preciso apenas em um plano. Também pratos e sanduíches prontos com predominância dos tons claros e foco somente no ovo em primeiro plano. Sempre destacando o amarelão da gema.

Digo isso porque o display é totalmente apelativo, a imagem tem de ajudar a vender o produto sózinha e deve ser simples e direta. Informação demais nestas imagens podem confundir o consumidor, podem dar vontade de fazer sanduíche, ou de almoçar e não se concentrar no produto "ovo"! Pense nisso!

Bem, e como disse a Gu.. quero dizer, Ana, vai ser um trabalho cascudo (sem trocadilhos). Imagino quebrar vários ovos igualzinho pra fazer a foto dele cru, como mencionei acima... talvez valesse fazer alguns separdos e juntar tudo no photoshop depois. Mesmo assim... é casca...

abraço
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 14:35:42 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2009, 14:51:21
Hahaha...  o nome disso é Ovo de colombo...  hahahahaha

Nada de especial, apenas um alçapão debaixo da galinha quando ela põe o ovo, ela acaba de pôr e vai olhar, entretanto o ovo caiu para o esconderijo.
Aí a galinha pensa: - Ia jurar que tinha posto!
Mas como não tem a certeza pôe outra vez, na segunda vez o alçapão já não abre para a galinha não desconfiar.
 
Como as galinhas são muito parecidas com o ser humano no dia seguinte já não se lembra e repete-se tudo.

Como vê, é perfeito :)



Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2009, 16:01:27
Agalons,

Citar
Se a pauta e foto de ovo , tem que fazer fotos de ovo.
Se o dono do circo quer foto de ovo, pois entao devera ser isso.
Agora se o cliente aceita ideias , porque nao sabe o que fazer,
ai e outra musica.

Verdade... mas o cara quer foto de ovo frito e sanduíche com ovo !!!  :hysterical:

Não consigo imaginar isso funcionando BEM como propaganda.

Ana,

Citar
é isso mesmo, se o cliente quer foto de ovo, então a foto é de ovo, nem tem o que questionar.
Ele tem verba? Tem agência de publicidade no meio?
Se sim, insista em chamar um/a PRODUTOR/A especializado em comida - vai fazer toda a diferença.
Ovo cru até que não é segredo, mas ovo frito vai ser o capeta prá ficar apetitoso e bonito. Tem milhares de truques, e você não deveria estar se preocupando com a cara do ovo, mas sim com a foto do ovo.
Bem, no caso de não haver essa possibilidade, vc vai ter que fazer muitas e muitas tentativas, imagino.
O ovo cru tem a tendencia de ficar " afundado"  na casca, talvez vc tenha que tira-lo de dentro, colocar alguma coisa no fundo da casca vazia ( pode ser mais clara de outro ovo) e depois voltar com o ovo principal delicadamente até ele aparecer na borda da casca cortada.
Sobre ovo frito, nunca me atrevi a fazer, mas sei que fritar em óleo comum ( de canola, milho, etc) deixa a clara mais branquinha, e vc deve fritar em fogo baixo e retirar do fogo antes de terminar a fritura. Assim ele não escurece e mantém um certo brilho por mais tempo.Vc pode passar azeite com um pincel de cerdas macias, ou quem sabe mel sobre ele, prá manter o brilho por mais tempo.
De qualquer maneira, tanto as fotos do  frito quanto as do ovo cru devem ser feitas em poucos minutos, eles não vão manter a aparência de frescos por muito tempo.

Ele não tem verba para agência publicitária, e por isso quero dar uns toques de que foto "pega bem" nesse caso.
 :doh:
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 16:01:50 por Guigo_Mr »


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2009, 16:06:16
Marcelo,

Citar
Bem, não sei os detalhes desse briefing, mas se o objetivo é a utilização em displays (além de folders, que dependem do público ao qual é dirigido - veja, folder de uma granja deve ser dirigido aos distribuidores e displays ao consumidor final, normalmente...) você vai ter de primar pela beleza plástica! Minha sugestão é trabalhar bastante com foco seletivo e o contraste das gemas sobre fundos e ovos brancos (salvo o produto não ser branquinho, né?).

Imagino uma grande quantidade de ovos abertos cuidadosamente alinhados formando um padrão para o infinto com foco preciso apenas em um plano. Também pratos e sanduíches prontos com predominância dos tons claros e foco somente no ovo em primeiro plano. Sempre destacando o amarelão da gema.

Digo isso porque o display é totalmente apelativo, a imagem tem de ajudar a vender o produto sózinha e deve ser simples e direta. Informação demais nestas imagens podem confundir o consumidor, podem dar vontade de fazer sanduíche, ou de almoçar e não se concentrar no produto "ovo"! Pense nisso!

Bem, e como disse a Gu.. quero dizer, Ana, vai ser um trabalho cascudo (sem trocadilhos). Imagino quebrar vários ovos igualzinho pra fazer a foto dele cru, como mencionei acima... talvez valesse fazer alguns separdos e juntar tudo no photoshop depois. Mesmo assim... é casca...

Também acho que uma boa composição com muitos ovos crus, foco seletivo é uma boa.

Ele quer mostrar alimentos, mas há que pensar a questão do perfil do cliente. Um cara de 2m de altura e gordo, muito, muito gordo... por isso pra ele ovo é sinônimo de ovo frito e sanduíches gordurosos.

Aí tive a idéia de argumentar sobre um bolo quentinho... Outra coisa interessante são ingredientes e utensílios de cozinha em segundo plano com os ovos à frente.

 :ponder:

Obrigado a todos pela força, vou pensar mais um pouco até conversarmos para ele decidir.

Se alguém tiver mais sugestões, serão muito benvindas !

 :eek:


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 08 de Junho de 2009, 16:21:32
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 16:22:38 por Fernanda Maia »
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro