Autor Tópico: Coisas Estranhas  (Lida 2958 vezes)

rafael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
Online: 10 de Dezembro de 2004, 02:00:09
Caros, tenho duvidas que nao consigo imaginar uma resposta

eu tinha uma kodak dx6490, comprei uma Rebel, e me parece que a kodak nao respeitava algumas regras de fotografia ;)


por exemplo, na kodak eu tirava fotos 1/1000 com flash sem problema algum de sincronismo, na rebel o limite eh 1/200


a lentezinha da kodak(38/380), tinha aberturas maximas 2.8/3.2 a minha 75/300 tem abertura maxima de 5/5.6 e a 18/55 3.5/5.6
sem falar que uma lente clara 2.8 tem um diametro enorme, e um preco beeem salgado

porque algumas prosumers parecem nao se importar muito com esses detalhes ???


ps: em momento nenhum falei que a kodak era melhor heim .. e obvio, nenhuma dessas "limitacoes" atrapalhao de verdade, eh apenas pura curiosidade inutil ;)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2004, 09:40:47
Olha o que vc citou não é nenhuma regra. :)
A Kodak fazia o sincronísmo em alta velocidade poir não ter cortina mecânica, isso gera condições pra sincronísmo com flashs rápidos em alta velocidade.
A sua Rebel faz sincronísmo em alta velocidade com os Flashs Externos da série EX, basta acionar esta função.
Porém só saliento que isso só é útil quando se tem boa condição de luz ambiente, porque em ambientes escuros o uso de velocidades mais baixas como 1/60 é até favorável.

Com relação a abertura máxima ela tem a ver com o tamanho do conjunto ótico necessário, a Rebel por possuir sensor maior também requer o uso de lentes maiores e mais longas, o que dificulta a criação de lentes mais claras. No caso você também deve levar em conta que a lente que vc está usando em sua Rebel é péssima, de pior qualidade inclusive que a maioria das lentes que equipam as prossumers de 8MP, o que inclusive tira dela a vantagem do sensor maior quando comparada com uma prossumer de lente 2.8. Infelizmente a maior parte das pessoas compram uma DSLR achando que o custo se resume ao corpo e a uma ou outra lente de baixo custo, enquanto na verdade para valer a pena vc comprar uma DSLR em relação a uma prossumer o nível de investimento ultrapassa muito o preço das prossumers sendo quase o dobro se não mais.
Para ter vantagens significativas em sua Rebel procure uma lente como a Canon 28-135IS, ou a Tamron 28-75 2.8.
Com essas lentes sim você começaria a ter boas condições de fotografia e aproveiraria bem o rendimento de seu sensor APS.
Na verdade eu diria que essas lentes seriam o mínimo necessário para qualquer proprietário de Canon justificar o investimento no corpo DSLR.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2004, 13:06:42
Leonardo, Ambas as lentes sao ruins ?  essa 75/300 todomundo tem ;)


o que determina a qualidade de uma lente pra slr ? a luminozidade ?
pois nao sei como se mediria a nitidez dessas lentes ...


infelizmente uma lente com IS ta meio fora das minhas posibilidades agoras

que lente Boa e Barata vc me indicaria ?


Grato
Rafael
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2004, 17:50:27
Tem vários fatores, leia o artigo Lentes o Coração da câmera na bibliteca do conhecimento que ajuda bastante a entender sobre lentes.

Eu recomendo para uso geral uma 28-135IS e para Tele de iniciante a 100-300 USM, ambas originais.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2004, 18:25:26
leonardo, sem querer abusar muito do seu conhecimento ;)


comparei a 75/300 com a 100/300 no site da canon

as aberturas maximas sao as mesmas, correto ?
acredito que pelo zoom da 100/300 ser menor ela tenha menos elementos ?
a 100/300 tem back focus, mais isto eh so uma caracteristica de construcao correto ? ou influencia na qualidade ?

como interpretar aquele grafico de MTF do site ? pra saber que lente eh superior ?

Grato
Rafael


 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2004, 21:19:41
Rafael, tem que ver qual gráfico :) Tem vários gráficos e várias legendas, leia o artigo que eu te passei que vc irá ver que abertura não diz muita coisa sobre a lente.
A 100-300 é uma lente que gera imagens mais precisas, o sistema de foco é interno, o que evida peças ficarem rodando enquanto a lente foca, é uma lente com o corpo melhor construído, entre outras características, essas lentes que eu te passei são realmente o mínimo que recomendo até mesmo para amigos meus aqui de Ribeirão.
(O Danilo Fassa pode te confirmar isso :))
Com relação ao gráfico me mande o link para os gráficos e às legendas que posso ver o significado deles para ver que tipo de performance ele descreve.  
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2004, 02:26:31
Ok, falha nostra, seguem os links com os graficos dos sites de produtos da canon


Lente 100/300

Lente 75/300

os graficos sao MTF Charts

como interpreta-los ? o que eles me dizem ?

a dificuldade que tenho, eh que aparentemente , a caracteristica mais importante numa lente eh  a nitidez correto ? e esta tambem e a mais subjetiva, eh dificil pra alquem leigo saber se uma lente eh nitida ou nao sem ter usado, e as vezes mesmo usando ;)



Agradeco a ajuda
Rafael


rafael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2004, 14:20:45
Leo, poderia explicar os MTF charts ? :)

Grato
Rafael
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2004, 16:31:17
Vx. sem as legendas fcica complicado, em nem consigo saber o que cada linha está representando .:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.