Autor Tópico: 5D x 40D (20D, 30D...) - Desempenho em iso alto  (Lida 4382 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 11 de Junho de 2009, 14:36:33
Pessoal, em virtude de usar muito iso alto, estou indo pra FF. Ainda não tenho como pegar a 5D MkII, que é o objetivo "final", mas estou pensando seriamente em pegar a 5D "antiga". Já vi muitos reviews, mas teste de ruído em iso alto geralmente é furado pra mim, pois sempre fazem com um tipo de luz que eu praticamente nunca encontro quando preciso subir o iso.

A pergunta, portanto, é mais direcionada a quem teve ou tem a 5D e as câmeras da linha xxD (20D, 30D, 40D...): o desempenho da 5D em iso alto, na prática cotidiana, é significativamente melhor do que o das câmeras citadas? Pelo que tenho pesquisado, há um ganho considerável em retenção de detalhes, mas gostaria de ter a opinião prática dos colegas.

Desde já agradeço a quem puder colaborar.

Abraços!


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2009, 23:21:55
Olá Bruno, tudo bem?

Tenho uma 40D e recentemente comprei uma 5D usada, com 3.600 clicks.

Realmente o nível de ruído é bem menor, fantástica experiência que tenho tido com esta câmera. Já fiz alguns casamentos com ela em situações de luz precárias, como as que você sempre enfrenta no tipo de foto que faz. Quando a exposição sai correta, o nível de ruído fica super aceitável. Já usei ISO até 1600 com bons resultados, desde que a exposição saia correta. Se subexpor, os ruídos explodem na sua cara. Mas isso acontece com todas as cameras. E como ela tem uma grande latitude, segura a onda legal.

Bom, se for de 5D, mesmo não tendo os recursos mais atuais das novas câmeras, não se arrependerá. Pra mim foi o melhor sensor que já fizeram até hoje, pela excelente qualidade de imagem.

Abraços,


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2009, 20:46:21
Olá Bruno, tudo bem?

Tenho uma 40D e recentemente comprei uma 5D usada, com 3.600 clicks.

Realmente o nível de ruído é bem menor, fantástica experiência que tenho tido com esta câmera. Já fiz alguns casamentos com ela em situações de luz precárias, como as que você sempre enfrenta no tipo de foto que faz. Quando a exposição sai correta, o nível de ruído fica super aceitável. Já usei ISO até 1600 com bons resultados, desde que a exposição saia correta. Se subexpor, os ruídos explodem na sua cara. Mas isso acontece com todas as cameras. E como ela tem uma grande latitude, segura a onda legal.

Bom, se for de 5D, mesmo não tendo os recursos mais atuais das novas câmeras, não se arrependerá. Pra mim foi o melhor sensor que já fizeram até hoje, pela excelente qualidade de imagem.

Abraços,
Beleza, Beto. Essa questão de subexpor em iso alto e o ruído saltar é comum a todas mesmo, mas como já tô acostumado a trabalhar com pouca luz, tô bem calejado nesse sentido...rsrsrsrs

Só confirmou o que eu vinha lendo e ouvindo sobre a 5D. Tá decidido, vou encarar. :ok:
Valeu!
Um abraço!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Junho de 2009, 21:15:57
Bruno,

As sua impressoes sao muito grandes? Eu acredito que existe um limite de tamanho de impressao que nao apareca diferencas entre elas, eu acho.

Existe tambem o problema de fator de crop que pode ser um problema pro tipo de fotografia q vc faz. Vc vai precisar rever suas lentes?

Valeu





alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2009, 18:51:51
O desempenho em ISO alto da 5D em relação à 40D é grande, quase 1 stop. Isso só aumenta se vc quiser comparar com as xxD mais antigas!
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2009, 09:40:29
Bruno,

As sua impressoes sao muito grandes? Eu acredito que existe um limite de tamanho de impressao que nao apareca diferencas entre elas, eu acho.

Existe tambem o problema de fator de crop que pode ser um problema pro tipo de fotografia q vc faz. Vc vai precisar rever suas lentes?

Valeu




Leandro, tô sempre no limite do iso (e já faz tempo....hehehe), qualquer melhora faz diferença. Sobre lentes, tudo certo, FF até "casa" melhor com a 24-70 do que em APS, por exemplo. :ok:

Um abraço!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2009, 09:41:07
O desempenho em ISO alto da 5D em relação à 40D é grande, quase 1 stop. Isso só aumenta se vc quiser comparar com as xxD mais antigas!
Bah, quase 1 ponto é bastante, vale muito a pena.
Obrigado, Alexandre. :ok:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2009, 09:50:42
Certinho Bruno, nesse caso o ganho é garantido. :ok:

Muitas vezes eu pergunto sobre o tamanho da impressão, pois vejo que pra muita gente (totalmente diferente de vc) mudar de câmera por causa de ruído melhor pode ser uma grande besteira, uma vez que muitas dessas pessoas fazem impressões muito pequenas, onde esse ganho de desempenho é muito menor.

Ps. Quando vc mudou de 30D para 40D notou alguma melhora?

Boa sorte e depois mostre-nos os prós e contras.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #8 Online: 15 de Junho de 2009, 10:09:56
Certinho Bruno, nesse caso o ganho é garantido. :ok:

Muitas vezes eu pergunto sobre o tamanho da impressão, pois vejo que pra muita gente (totalmente diferente de vc) mudar de câmera por causa de ruído melhor pode ser uma grande besteira, uma vez que muitas dessas pessoas fazem impressões muito pequenas, onde esse ganho de desempenho é muito menor.

Ps. Quando vc mudou de 30D para 40D notou alguma melhora?

Boa sorte e depois mostre-nos os prós e contras.
Claro, inclusive eu considero que, para uso geral, fora casos como o meu trabalho, o iso alto de todas as câmeras atuais é plenamente adequado. Só no limite mesmo é que as diferenças passam a ser significativas (e por limite eu entendo inclusive aquelas situações em que preciso fazer em foto em 3200 e ainda subexposta, pra recuperar depois na conversão).

Em relação a 30D e 40D (não mudei, estou trabalhando com as duas  :D), tenho achado até mais ruído na 40D, só que nada muito significativo (lembrando que só uso raw nos trabalhos particulares). Por outro lado, notei uma margem melhor pra recuperar subexposição sem perder qualidade. Tbém não é muito grande a diferença, mas existe.

Agora, quando trocar a 30D pela 5D, um pró eu já sei que terei: a 5D é leeeeeeeenta....hehehehe

Abraço!


latreitel

  • Trade Count: (38)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2009, 08:06:24
Bruno, uso a 5D e ela é incomparável. Tive 40D, boa mas não se compara a 5D.
Recebi a 50D recentemente, iso 6400 aceitável com redutor de ruido no LR, mas não se compara a 5D
Na 50D usar 12.800 é impossível (no meu ponto de vista)mesmo com redutor de ruido.

Com relação a 5D MarkII não posso opinar, mas pelo que ouvi falar é muito boa tambem.
O problema hoje é achar 5D em boas condições e preço justo ou a MarkII
Pessoalmente não gosto de maquiagens como, live view, limpesa de censor e video nas cameras mas....tem quem goste.


wfernandophoto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Siqueira
    • Fernando Siqueira Fotografia
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2009, 15:22:18
Cara, tenho uma 50D, eu uso com muita frequencia até o ISO 2500, o ISO 1600 dela é melhor que o 400 da 30D. O ISO 3200 da 50D seria comparável ou um pouco melhor que 1600 da 30D.


Recomendo essa camera pra quem não gosta muito do flash como eu
Fernando Siqueira
www.fernandosiqueira.com
www.olhares.com/fernandosiqueira
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueiraep1/ (fotos com a Olympus E-P1)
http://www.flickr.com/photos/fernandosiqueira/
Canon 5D Mark II, minha principal lente Nikkor 50mm 1.4 (essa lente arrebenta),Canon 35 mm 2.0; Nikkor 105mm 2.5 - Canon 24-105 4.0 IS L; Canon 70-200 2.8 IS L; Canon 50mm 1.8,  TC 2x, Extensor 25mm e um 580 Ex pra ajudar.
OLYMPUS E-P1 (Uma paixão!) - lente Zuiko14-42