Autor Tópico: Sony V1 x Sony H1, Dentista pede ajuda!!  (Lida 4031 vezes)

Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Setembro de 2005, 19:30:23
Olá, sou novo por aqui e para variar um pouco vou pedir a ajuda de vocês!
 Vou explicar a minha situação : Sou Dentista e AMO fotografia. Tenho a há um ano e meio a Sony V1, e tenho a usado p/ fotografar os casos de estética q realizo no consultório durante a semana e de sábado e domingo eu fico fazendo planejamentos p/ minhas próximas fotos e dentro do meu amadorismo realizando-as.
 Mas infelizmente o máximo da macro dela é 10cm, o q é insuficiente pois p chegar no enquadramento q quero tenho q usar o zoom digital e aí... Ruído!!!
 Devo ressaltar q não tenho ringflash e por isso uso iso 400 (800 é impossível) combinado com os outros ajustes da câmera.
 Qdo vi pela primeira vez a H1 pensei, é esta! Macro a 2 cm e ringflash original (opcional) além de uma zoom q me dá um pouco mais de liberdade criativa...
 Porém como sei q "nenhuma câmera é perfeita e não pode ser como eu quero" (forúm), tem alguns itens q vi como desvantagem (será?) :
 - pilhas e não bateria, lente Sony e não Zeiss, não tem sapata p flash externo.
Portanto : Invisto num ringflash p a V1 (aliás onde q eu acho?) ou vendo (com pesar) ela p investir num equipamento novo (com alegria), com tecnologia nova e com com uma lente q se encaixa melhor no q eu preciso? Nota - meu consumismo sempre fala mais alto, vcs sabem como é...
 Úfa! :heat: Depois desse "livro" espero q vcs possam me ajudar nessa dúvida. Valeu e mto obrigado!!!!!

Sonho de consumo : R1 - mas ela ainda tem q se provar! (já deu p ver q meu negócio é Sony né?! Hehehehehe).
marciomvf@hotmail.com
« Última modificação: 19 de Setembro de 2005, 12:56:03 por Marcio Vasconcellos »
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Harley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2005, 14:55:42
Beleza. Eu também sou dentista e uso uma sony 717 pra fazer fotos de boca. sinto falta e um flash circular também. Preste muita atenção quando olhar as propagandas de macro porque elas geralmente só falam naposição wide, quando você puxa o zoom, você tem de se afastar deixando a imagem com foco menor que em wide. Digo isso porque com o flash de qualquer máquina, na boca com macro, vai bater no nariz e não ilumina nada. Minha sony tem macro de 2 cm mas tenho que me afastar a uns 35 para bater a foto. Problema: afastar-imagem pequena =>zoom=> afastar mais pra dar foco, etc. Como não tenho flash circular (melhor opção), resolvi com uma lente close-up número 4. consigo imagem grande e foco. Se sua troca é só pelo macro, não vai resolver seu problema. Compre um flash circular ou tente uma close-up. Estou tentando trocar minha  717 por uma FZ-30, qualquer comentário dos feras daqui será bem vindo. Valeu :bye1:  
D50, Nikon 18-70, Sigma 70-300 APO, Sandisk 1Gb, Ring flash vivitar 6000
Filtros Close-up 5, Sky light, UV, ND


Objetivamente percebendo...


Mario Moreno

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2005, 15:17:01
Citar
Beleza. Eu também sou dentista e uso uma sony 717 pra fazer fotos de boca. sinto falta e um flash circular também. Preste muita atenção quando olhar as propagandas de macro porque elas geralmente só falam naposição wide, quando você puxa o zoom, você tem de se afastar deixando a imagem com foco menor que em wide. Digo isso porque com o flash de qualquer máquina, na boca com macro, vai bater no nariz e não ilumina nada. Minha sony tem macro de 2 cm mas tenho que me afastar a uns 35 para bater a foto. Problema: afastar-imagem pequena =>zoom=> afastar mais pra dar foco, etc. Como não tenho flash circular (melhor opção), resolvi com uma lente close-up número 4. consigo imagem grande e foco. Se sua troca é só pelo macro, não vai resolver seu problema. Compre um flash circular ou tente uma close-up. Estou tentando trocar minha  717 por uma FZ-30, qualquer comentário dos feras daqui será bem vindo. Valeu :bye1:
quer vender sua 717? quanto?


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2005, 15:47:05
Valeu pela dica Harley!
Gostaria q vc me desse mais informções da lente close up e tb gostaria de discutir quais os ajustes q vc usa p fotografar.
Eu faço o seguinte :
-Ajusto em M, depois no menu;
-Holofote (Medidor), WB (ajuste), Iso 200 ou 400 (Depende da claridade do consultório), Fine (qualidade);
- Abertura f2.8 ou a maior q a camera permite, velocidade de no mín. 60, exposição +/_ 3.0 ev, foco 0.1m (focus);
- Zoom em grande angular (wide) e macro ligado.
Nesses casos qdo acionamos o botão macro, temos q somente usar em Gde angular (aprendi isso com a Dental eye II - filme-).
As fotos saem boas e bem focadas, mas com muito ruído devido ao zoom digital pq  na V1 a distância de macro é 10 cm.
Daí a dúvida da troca!
« Última modificação: 20 de Setembro de 2005, 15:47:52 por Marcio Vasconcellos »
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Harley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2005, 17:22:46
Citar
quer vender sua 717? quanto?
E aí Mario, blz
eu ainda não pesquisei preço de venda. Sei que vai partir meu coração (paguei 2900). :blue:
« Última modificação: 20 de Setembro de 2005, 17:35:38 por Harley »
D50, Nikon 18-70, Sigma 70-300 APO, Sandisk 1Gb, Ring flash vivitar 6000
Filtros Close-up 5, Sky light, UV, ND


Objetivamente percebendo...


Harley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2005, 17:34:10
Citar
Valeu pela dica Harley!
Gostaria q vc me desse mais informções da lente close up e tb gostaria de discutir quais os ajustes q vc usa p fotografar.
Eu faço o seguinte :
-Ajusto em M, depois no menu;
-Holofote (Medidor), WB (ajuste), Iso 200 ou 400 (Depende da claridade do consultório), Fine (qualidade);
- Abertura f2.8 ou a maior q a camera permite, velocidade de no mín. 60, exposição +/_ 3.0 ev, foco 0.1m (focus);
- Zoom em grande angular (wide) e macro ligado.
Nesses casos qdo acionamos o botão macro, temos q somente usar em Gde angular (aprendi isso com a Dental eye II - filme-).
As fotos saem boas e bem focadas, mas com muito ruído devido ao zoom digital pq  na V1 a distância de macro é 10 cm.
Daí a dúvida da troca!
Márcio, meus ajustes são bem diferentes, talvez pela máquina ou o objetivo. Tiro fotos para ortodontia e preciso de maior profundidade de campo. Uso as seguintes ajustes (com a lente close-up 4):
modo: manual
abertura: f8
velocidade: 1/200
flash: ligado no mínimo
wb: fluorecente
iso: automático ou 200
meu zoom fica próximo do total ótico.
foco manual.


Se alguém usar ajustes diferentes, poste a máquina com os ajustes :thmbup:  
D50, Nikon 18-70, Sigma 70-300 APO, Sandisk 1Gb, Ring flash vivitar 6000
Filtros Close-up 5, Sky light, UV, ND


Objetivamente percebendo...


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2005, 18:17:47
Vamos lá, é com esse tipo de troca q aprendemos...
1- Com os ajustes acima qual a distância em média q a máquina fica? (vc citou 35/40 cm)
2- Em posição fica seu equipo em relação a luz natural ? (O paciente fica de frente ou de costas p/ janela?)
3- Como a é p/ orto, o q vc fotografa? (Arcadas em oclusão?)
4- E nesse caso qual é o objetivo q vc busca com maior profundidade de campo?
Pergunto tudo isso pelo seguinte:
Pelo seu ajuste f8, 1/200, realmente vc consegue uma maior profundidade de campo, porém na minha opinião (q reune mínimos conhecimentos em fotografia) vc reduz drasticamente a quantidade de luz q entra através da lente. Daí a necessidade de vc usar o flash e, em consequencia ter q afastar a máquina por não ter o flash circular (como vc disse: é o ideal). Nesse caso vc não está aproveitando o macro da 717.
Mas fiquei curioso e vou testar esse ajuste nas próximas fotos.
Eu fotografos os casos de estética com resina composta e prótese fixa (antes e depois).
Tente o meu ajuste se possível, pq na verdade eu sempre quis saber como é q funcionaria num macro a 2cm. Com relação a f2.8, 1/60 ou até 1/25, a luz entra mais (maior abertura das nossas máquinas), numa velocidade q permite algumas frações de segundo a mais de luz incidindo no CCD (maior luminosidade), e ainda sem tremer. Usando iso 200 ou 400 e com a vantagem do macro e de a máquina estar em grande angular (wide) consigo foco e luminosidade razoável. O meu maior problema é ter q usar o zoom digital (V1 macro a 10cm).
Obrigado pelas informações e até a próxima! B)  
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2005, 18:21:46
Eu sinceramente compraria uma câmera de uns 5mp, que tivesse um macro wide de no máximo 10cm, e um Ricg Flash. Depois disso, tendo resolvido meu problema profissional, compraria uma câmera pra uso amador.

Dessa forma reduziria gastos com atualização de equipamento constante e desgaste devido ao uso profissional, além de ter mais liberdade na escolha da câmera "amadora".

Sei que a F717 com o Ring flash se sai muito bem. Minha dentista utiliza esse conjunto e as fotos são muito boas.
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Setembro de 2005, 19:43:55
Valeu Marcos, Acho q eu e o Harley concordamos com vc!!!
Principalmente o Harley q tem o macro a 2cm. Mas será q mesmo com o flash ideal e, eu tendo q usar o zoom digital não vou ter problemas com o ruído?
De qualquer forma vc sabe aonde eu encontro o ringflash q se adapte a Sony V1?
« Última modificação: 20 de Setembro de 2005, 22:52:40 por Marcio Vasconcellos »
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


jros267

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2005, 15:20:51
Prezados colegas CD e Floristas, realmente fotos intra orais sem ring torna-se quase impossível obter-se qualidade fotografica,todavia sugiro que trabalhem alem da abertura com a velocidade de sincronismo, observando a maior profundade de campo nos casos de fotos para ortodontia, para fotos de um ou dois elementos a observação tbem pode ser valida. Aqui no Brasil www.consigo.com.br vende um ring da Vivitar por volta de R$600,oo ,assim como a www.imagemrio.com.br tbem vende um ring americano (dig-slave) R$ 1000,00 que realiza a sincronizacão mesmo em camaras que não tenham a sapata hot shoe. Sugiro quando possível que visitem o site da www.raynox.com são especializados em macro fotografias e possuem adaptadores espetaculares de 1,5x a 2,5x adaptavel na marioria das camaras de 49mm a 62mm. Trabalho com 828 e já fiz todas as experiências possíveis e acabei obtendo resultados bem satisfatórios, embora o ideal seriam as DSLRs com lente macro de 100mm.Atenciosamente  Roberto.
ET. já existem aqui, rings que se utilizam de  leds  e que são bastantes utilizados por vários colegas,com resultados  bem satisfatório.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2005, 16:05:19 por jros267 »


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:30:14
Citar
Prezados colegas CD e Floristas, realmente fotos intra orais sem ring torna-se quase impossível obter-se qualidade fotografica,todavia sugiro que trabalhem alem da abertura com a velocidade de sincronismo, observando a maior profundade de campo nos casos de fotos para ortodontia, para fotos de um ou dois elementos a observação tbem pode ser valida. Aqui no Brasil www.consigo.com.br vende um ring da Vivitar por volta de R$600,oo ,assim como a www.imagemrio.com.br tbem vende um ring americano (dig-slave) R$ 1000,00 que realiza a sincronizacão mesmo em camaras que não tenham a sapata hot shoe. Sugiro quando possível que visitem o site da www.raynox.com são especializados em macro fotografias e possuem adaptadores espetaculares de 1,5x a 2,5x adaptavel na marioria das camaras de 49mm a 62mm. Trabalho com 828 e já fiz todas as experiências possíveis e acabei obtendo resultados bem satisfatórios, embora o ideal seriam as DSLRs com lente macro de 100mm.Atenciosamente Roberto.
ET. já existem aqui, rings que se utilizam de leds e que são bastantes utilizados por vários colegas,com resultados bem satisfatório.

Valeu pela dica!
Consigo adaptar esse flash vivitar na V1?
Preciso de anel de adaptação?
Existe algum ringflash da Sony?
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


jros267

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2005, 13:57:15
Olá prezado Marcio, não sei qual o diamentro da V1 mas o ring já vem c/ adaptador  p/ 49mm,52mm, 55mm ser for 58mm tem que comprar avulso ,na propria loja eles tem,com relacào a ring da Sony nunca soube  da sua existência.
Roberto.


Raulscl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2005, 14:44:27
RING FLASH MACRO SONY

Compatible Models :
DSC-F707
DSC-F717
DSC-F828
DSC-H1
DSC-R1
DSC-V3


Abraços...
 
 
* Nome : Raul Lopes
* Cidade / Estado : Rio de Janeiro - RJ
* Equipamento : Canon 7D


jros267

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #13 Online: 22 de Setembro de 2005, 22:57:56
Olá prezado amigo, este modelo da Sony trata-se de um iluminador para macro fotografias composto de oito leds, com iluminção continua,o que não deixa de atender para fotos em macro,  todavia não se trata de um  ring flash que trabalha com nºs guia. Tive oportunidade de testar dois modelos nacionais de iluminadores, e os resultados deixam a desejar em relação ao ring flash, principalmente em fotografias odontológicas  quer nas areas cirurgicas/ortodonticas. Dessa forma agradeço sua informação e apos ler seu e-mail acabo de comprar na Consigo um para testá-lo.Roberto


Harley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
Resposta #14 Online: 24 de Setembro de 2005, 21:11:01
Márcio,
 com 2 cm de distância, na boca, não se consegue nenhuma luz no interior da boca, pois a câmera obstrui qualquer luz externa. por isso na falta do flash circular tenho que me afastar para aproveitar a luz do flash (refletor e luz natural causam muita sombra nas fotos oclusais, laterais de lateral a molar ou em oclusão dental ).
 Em oclusão dental preciso do f8 para conseguir foco nos molares (f11 seria melhor), sem flash precisaria de iso 800 e velocidade muito baixa gerando tremidos e muito ruído o que inviabiliza a foto. Diafragma mais aberto só dá pra fotos de 1 a 3 dentes, o que pra estética é suficiente, mas pra orto não.
 Macro na boca sem flash circular não dá.
Até... :bye1:  
D50, Nikon 18-70, Sigma 70-300 APO, Sandisk 1Gb, Ring flash vivitar 6000
Filtros Close-up 5, Sky light, UV, ND


Objetivamente percebendo...