Autor Tópico: ERR99 -- O que é, o que NÃO é, os fatos, os mitos e como proceder  (Lida 5220 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Bom, quase todo usuário de Canon já ouviu falar (ou pior, sofreu) do famoso ERR99.

Como a Canon nunca se pronunciou sobre o problema, os mitos na internet se multiplicaram. Todo mundo tem uma teoria sobre o ERR99: "é probelma da lente", "é porque a parte elétrica deu defeito",  "é porque você tá usando lente Sigma", é porque você não está usando lente série L", etc, etc etc.

Esse é o código de erros da Canon para a EOS D60, lançada em 2002:

ERR 01: LENS COMMMUNICATION. Electronic communication with the lens cannot be established, or the aperture diaphragm cannot be controlled.
ERR 02: CF DRIVER. Data cannot be written to the CF card.
ERR 04: NO SPACE LEFT ON THE CF CARD. Space remaining is smaller than needed to complete the write operation.
ERR 05: POP UP. The built-in flash’s pop-up operation cannot be detected.
ERR 99: SYSTEM ERROR. There is an internal malfunction detected during the camera’s self-checking procedure which is executed before every attempted exposure.


Basicamente, o ERR99 não é específico. Toda vez antes de tirar uma foto, a câmera faz uma verificação de todas as partes mecânicas e elétricas; se alguma coisa não estiver funcionando corretamente, ela apresenta o ERR99 e o impede de bater a foto.

A parte que está dando errado na câmera pode ser qualquer uma, desde a bateria até a lente, passando por algum circuito eletrônico interno.

O site Lens Rentals, que pertence a uma loja locação de material fotográfico, fez uma matéria a respeito do ERR99, coletando dados, desmentindo mitos e oferecendo soluções. Eles possuem uma equipe de técnicos que cuidam de todas as lentes, câmeras e flashes de diferentes fabricantes, e possuem know-how de como proceder. Se você lê inglês, o endereço é:

http://www.lensrentals.com/news/2008.12.31/canon-err99

Se você não lê inglês, segue abaixo uma tradução dos procedimentos que você mesmo pode fazer para tentar desvendar qual a natureza do seu ERR99. Com ele você pode solucionar de vez o problema, ou ao menos poderá definir com certo grau de exatidão onde está o problema, e se será necessário ou não enviar alguma parte do seu equipamento para a assistência ténica.


DESCOBRINDO O ERR99 -- PROCEDIMENTOS


Primeiro, tente um "reboot" recomendado pelo suporte técnico:

1. Desligue a câmera
2. Remova a bateria
3. Recoloque a bateria
4. Ligue a camera
5. Tente fazer um disparo

As vezes isso funciona. Caso contrário, tente um reboot completo:

1. Desligue a câmera
2. Remova a lente, a bateria, o cartão de memória e a bateria do relógio e calendário interno (foto abaixo)



3. Deixe a câmera parada e totalmente desligada por mais ou menos 20 minutos, com o botão de "Power" na posição ON.
4. Recarregue a bateria nesse meio tempo. Se você tiver uma segunda bateria totalmente carregada, use ela, mas só religue a câmera com uma bateria totalmente carregada.
5. Coloque o botão de "Power" em OFF, coloque bateria recarregada, ligue a câmera
6. Verifique se deu ERR99
7. Se o ERR99 ainda ocorre, remova a bateria, verifique e limpe os contatos elétricos dela, se possível use uma bateria diferente (se tiver uma).
8. Se o ERR99 ainda ocorre, use a função de limpeza manual do sensor para levantar o espelho e abrir o obturador. Verifique se o obturador se abriu completamente, se isso não aconteceu, essa é a causa do problema. Muitas vezes uma das lâminas do obturador pode estar presa. Muitas pessoas dizem conseguir usar um pincel macio para colocar ela de volta no lugar, faça por sua conta e risco, mas o ideal é enviar para a assistência técnica.
9. Se o ERR99 ainda ocorre, é porque você muito provavelmente terá que enviar ela para a assistência técnica. Você pode tentar reinstalar o firmaware, mas isso dificilmente ajudará.


Se não ocorrer ERR99 depois dos passos acima, o próximo passo é verificar o cartão de memória:

1. Insira e formate um cartão de memória, pressione o botão de disparo como se fosse tirar uma foto.
2. Se o ERR99 ainda ocorre, tente uma marca diferente de cartão, com uma capacidade de memória diferente. Se não ocorreu ERR99, então o problema é do cartão de memória, você precisará comprar outro.
3. Se o problema ainda ocorre com um cartão diferente, então o problema está nas conexões elétricas do cartão de memória. Será necessário enviar à assistência.

Finalmente, verifique a lente:

1. Desligue a câmera
2. Limpe com muito cuidado os contatos elétricos da lente e da baioneta da câmera (foto)



3. Recoloque a lente na câmera, coloque em foco manual, desligue a estabilização (se tiver), coloque na maior abertura possível, tire uma foto
4. Se não ocorreu ERR99, ligue uma coisa de cada vez, e tente tirar a foto (ex. coloque em foco automático, tire a foto; ligue a estabilização, tire uma foto; feche a abertura da lente, tire uma foto).
5. Coloque outra lente, se nenhum ERR99 ocorrer, o problema está na outra lente. Mais especificamente, se o ERR99 ocorreu em algum dos passos acima, o problema provavelmente deve estar nessa função específica. Essa lente precisa ir para a assistência técnica, e o problema será mais rápido de se resolver se você informar a eles que o problema está ocorrendo em uma função específica (ex.: só tenho ERR99 quando ligo a estabilização, ou só tenho ERR99 quando uso f/5.6 em 18mm).
6. Se você tentou usar outra lente, e o ERR99 ainda ocorre, você irá precisar mandar sua câmera para a assistência.


 :ok:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2009, 16:24:30
Vi esse artigo dia desses, e achei bem instrutivo e desmistificativo (isso é uma palavra?  :shock: ) a respeito do ERR99.

Acho que pode ser de ajuda pro pessoal que chega aqui com algum problema desse tipo.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2009, 17:52:34
Legal, acho que vai ajudar bastante.  :ok:


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2009, 20:42:08
Show de bola! Valeu pela ajuda.

Eu já me deparei com esse erro. Tava usando uma Sigma 28-70 F2.8 na minha 400d. A lente tava com problema com o diafragma travado em 2.8 ... Acho que isso causou algum bug no meio do caminho e por isso deu o erro. Troquei a lente e nunca mais vi o erro aparecer.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


nereujr

  • Trade Count: (5)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • flikr
Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2009, 18:04:15
Eu tambem me deparei com esse erro, pois o flat cable de uma das minhas lentes estava danificado, foi trocar o flat e nunca mais aconteceu!
Nereu Agnelo Cavalheiro
BH - MG





Equipamento:
Cérebro, olhos e dedos... e a camera que estiver por perto.


miltoncarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
  • A luz no fim do túnel é outro trem que vem.
Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2009, 18:15:47
Show de bola! Valeu pela ajuda.

...

Show de bola! Valeu pela ajuda. (2)

Sempre ouvi falar dessa tal bateria, mas nunca que descobria onde era.   Um item a menos na minha lista de grandes mistérios do mundo.   O próximo é descobrir onde fica a bateria da XT.  :clap:


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2009, 20:43:33
A minha Xti veio com esse problema do ERR 99, toda vez que tentava acionar o Flash pop-up ... ERR 99
Tive o Equipamento substituido, por completo

Depois disso, só vi acontecer o ERR 99 mais uma vez, mas foi por problema de BIOS*, eu fechei o flash com o dedo em "meio" Obturador  :doh:

* BIOS - Bicho Ignorante Operando o Sistema
« Última modificação: 16 de Junho de 2009, 20:44:05 por Oberdan Gomes »


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2009, 21:57:30
Interessante, uma Sigma que estava comprando, quando testei deu ERR, enviei email para quase todas as assistências do país ( perguntando se tracavam o chip da lente, pois foi a resposta que achei para este problema revirando a internet ) e nenhuma delas faz este serviço, ouví falar tambem que a Canon bloqueia a Sigma porque ela não paga alguns direitos ( que não sei quais são ) então as lentes dão esse erro. Alguem aqui ja conseguiu trocar esse chip ? Alguem sabe tambem onde fica a bateria do relogio da xsi ? vou tentar de tudo pois a lente que ia comprar ainda está a venda e o dono dá por preço de banana, ta zerinha, foi usada ( pouquissimas vezes ) numa EOS analógica, valew...   :fight:


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2009, 22:01:57
Ainda bem que nunca tive nem deste erros...


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2009, 10:28:56
Alguem sabe tambem onde fica a bateria do relogio da xsi ?

Thunder, estranho procurei no manual dela e não encontrei  :ponder:
Na XT e XTi a bateria do relógio (CR2016) fica junto ao compartimento da Bateria.


rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Resposta #10 Online: 04 de Julho de 2009, 14:20:20
veleu Bucephalus  :clap:


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2009, 10:52:22
 :ok: Também gostaria de saber onde fica a bateria do relógio da XSi  :ponder:
« Última modificação: 17 de Julho de 2009, 10:53:49 por Conrad Kleinschmidt »