Autor Tópico: Fotografar o Trioelétrico  (Lida 1496 vezes)

misaelsampaio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Junho de 2009, 18:37:23
Amigos, tenho uma XSI, meu set de lentes é restrito a apenas uma 18-55 (do kit) e uma 75-300 sem IS.
Vou estar nos camarotes a mesma altura dos artistas na passagem do trioelétrico.
Pretendo fotografar sem flash. Pois a iluminação não chega a ser tão ruim assim.

Perguntas:

Para esta finalidade:

Faria um bom negócio comprando uma Canon EF 50mm f/1,8 II por R$ 325,00?
E como seria a melhor maneira de configurar a câmera, considerando uma iluminação, vamos conciderar de 0 a 10, em tornor "4"?

Obrigado!

Misael Sampaio
www.flickr.com/misaelsampaio
misaelsampaio


f.renato

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2009, 23:58:58
Misael, tenho exatamente o kit que você citou 18-55, 75-300 e a cinquentinha.
A lente é bem clara, muito bacana mesmo, mas as vezes é necessário um Q a mais de mobilidade para os enquadramentos.
Tenho usado a cinquentinha em condições pobres de iluminação e tenho tido bons resultados no ISO 800/1600 trabalhando com Av de 2 a 2,2 (é claro que depende da profundidade de campo que vc busca). Abraço!


misaelsampaio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2009, 01:11:46
Olá Renato, seguinte, usando 1600, nao sei pq, nao tenho obtido nada de bom com a 75-300. Porém pretendo usar a 50 com 1600 para testar, apesar de gostar mais do resultado geral do 800.

Em se tratando de fotografar um sujeito a aproximadamente 5 metros de distância e nunca tendo usado nada abaixo de f/3,5 nao sei exatamente o que vai ficar melhor. mas imagino, na minha falta de conhecimento, que nao conseguirei usar nada nem próximo de 1,8.


Suponhamos ( lógico que vou ter tempo de fazer testes) uma codição intermediária de luz e 5 metros de distância do sujeito em movimento, sem flash:
Canon XSI
EF 50mm f/1,8
ISO 800
Velocidade??? 1/60???
O quê mais????
misaelsampaio


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2009, 11:01:05
Misael
Tenho uma xsi, 75-300, lente do kit e a 50mm 1.8
Bom..
Nunca vi um trio elétrico de perto, mas acredito ter luz suficiente para vc utilizar a 75-300, e conseguir bons closes/enquadramentos.

A 50mm 1.8, sempre é um bom negocio, é uma lente otima, e o preço que vc falou é mto bom.
Se vc não usar ela (mas vai usar) neste evento, vai usar mtas outras vezes no futuro.

Vc pode brincar muito com a 18-55 também, conseguindo pegar boa parte do caminhão, mas ai vai da sua criatividade.

Sobre a velocidade etc....
É complicado dizer, se vc estiver com a câmera do M, e abertura maior possível, e apontar para uma luz, o fotômetro estoura, se apontar pro escuro, é outro resultado...
Enfim... Tente sempre bater o fotômetro no meio, vai regulando isso a cada foto, e em muitos casos, vc vai usar a mesma velocidade em quase todas as fotos, isso se as luzes se manterem iguais.

Leve suas lentes, e brinque a vontade lá.
Bom, somente a experiência vai te responder estas duvidas de velocidade etc...
O negocio é ir praticando, com o tempo vc vai pegando o jeito da coisa...


abraços


misaelsampaio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2009, 11:12:28
muito obrigado pela ajuda.
de fato, de ontem pra hj pesquisei bastante a 50mm f/1,8, vi varias fotos feitas com ela e m decidi, como vc falou, mesmo nao usando no evento, tenho planos (risos).

realment percebi que a minha pergunta eh dificil de responder, nem eu mesmo sei exatamente o que vou conseguir por la em matriade luz.

li em um artigo na internet, que em casos especifco de shows, devemos levar um mochila minima, a menor que vc tiver e no máximo 2 lentes, ate por que dependendo de onde vc esteja eh dificil fazer as trocas... porem eu estarei em um camarote, com gente da familia, um negocio em light comparando com as dificuldades normais nesse tipo de evento. vou arriscar sim levras 3 lentes. obriagado pea dica.

outra coisa que vai facilitar, eh que como o percrso em Fortaleza eh circular, o mesmo trio passa 2 vezes no "corredor da folia", dai, vo ter temo para testes.

de fato, detesto esse tipo de evento, mas já que vou estar la, vou aproveitar pra praticar...

de qualqer forma, espero receber mais agumas dicas, ate aqui tenho anotado muita coisa boa. obrigado Renato e obrigado Gastro
misaelsampaio


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2009, 18:00:50
Misael...
Uma duvida me apareceu agora...
o carnaval já não passou ?
Ou por lá é trio o ano todo ? heheheheh


misaelsampaio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2009, 22:04:46
kkkkkk, de fato o carnaval passou! mas tem uma festa chamada FORTAL, que é a "micareta", um carnaval fora de época... eh isso!

vai ocorrer na última semana de julho!

como minha noiva trabalha na agência de publicidade que cuida dessa referida festa, nós ganhamos um camarote... é isso!
misaelsampaio