Autor Tópico: Fotografando o Rio de Janeiro pelo Mar  (Lida 1904 vezes)

RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Online: 15 de Junho de 2009, 14:55:34
Meus caros,
eu já tenho fotos aéreas do Rio de Janeiro de diversos ângulos visto pelo mar mas agora fui chamado para fotografá-lo de dentro de um veleiro de 40 pés que vai sair até três vezes se for necessário até que as ditas fotos fiquem boas. No primeiro dia está programado sair do ICRJ logo após as 9:30 h da manhã e vou ter que conviver com a luz que tiver a minha disposição mas devemos ficar o dia inteiro no mar para pegar até por do sol se preciso for. Eu vou ver se no segundo pegamos o nascer do sol lá no mar se convencer a turma a acordar bem cedo. Um trabalho muito chato por sinal.  8-)
Mas quero saber quem já fotografou o Rio pelo mar para me dar umas dicas. Estou achando que vou ter sol meio de frente o tempo todo mas não sei se o sol mais baixo de inverno fica mais para leste ou para oeste.
Se não der para matar o trabalho em um dia ainda teremos mais dois a minha disposição.
Quem tiver alguma experiência a respeito, por favor vamos conversar a respeito.

Gde abraço
Ruy
« Última modificação: 15 de Junho de 2009, 15:01:50 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2009, 16:26:39
Ruy,

Moro perto do Iate e sou sócio do clube...se estivesse com material ia dar uma de mal educado e perguntar se poderia ir junto... :assobi: mas vendi minha lente, estou só com a câmera.
Bem, boas fotos :ok: .

Abraços.
« Última modificação: 15 de Junho de 2009, 16:29:43 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2009, 17:05:03
Se o barco fosse meu mas não é e estou lá a trabalho. Acho que posso levar alguém para me ajudar e vou ver se meu filho quer ir comigo já que nas fotos aéreas ele foi de "assistente" :assobi: Assistiu tudinho :ok: Nesta vez ele leva o Notebook dele para se eu precisar descarregar as fotos e liberar os cartões.
Mas se eu encher três cartões de 2 GB em um dia é porque terei um monte de porcarias para editar.
Se der vou ver se fotografo alguma ave marinha mas não vai ser o foco. Tenho que fotografar o Rio visto pelo mar.

Abraços.
« Última modificação: 15 de Junho de 2009, 17:06:36 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2009, 17:11:25
Esse trabalho vai ser agradável, mas imagino que cansativo.
Aproveite bem e não se esqueça de postar aguns resultaos depois.

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2009, 18:32:44
Com certeza vou postar umas fotos. Se o tempo ajudar no início da semana que vem a gente sai para o mar.

Abraços  :ok:
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2009, 19:15:25
no inverno o sol nasce "mais pra dentro da terra" ...

No verão ele nasce "dentro d'água" ...no inverno eu tenho visto ele nascendo atrás dos morros.
Eu acho q vc vai pega-lo de frente.

se vc estiver em copacabana e fotografar o forte, o sol nao vai ficar atrás de vc mas vai ficar a seu favor.


Da baia de guanabara, pela manhã, tudo fica a seu favor se tirar foto do Rio.

na parte da tarde eu acho q vc vai pegar o sol bem na lente.
 
Pôr do sol que tem estado bastante bonito nesses ultimos dias.



depende também da distancia à costa que vc vai ficar passar.


pode também dar uma olhada no google earth para ter uma ideia da posição do sol ao longo do dia.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2009, 19:24:57
O problema todo é o tempo. Se estiver sol, vc terá muito para fotografar do contrário acho que nem vale a pena sair.

Na parte da manhã o sol vai estar do mar para a terra e talvez seja o melhor período, se a intenção é fotografar o Rio seria legal ir até Copacabana, pássaros marinhos tem muitos nas Cagarras, mas como eu disse vai depender muito do tempo e do mar, se estiver batendo muito, não vale a pena não. O ideal era sair no máximo umas sete horas. E nesta época do ano voltar para a baía antes das 16:00, já passei aperto com o mar virando muito de uma hora para outra. Tipo 15:00 eu estava pescando e fotografando com mar tranquilo e céu azul, uma hora depois eu quase não conseguia me segurar dentro do barco de tanta onda!  :shock:

[ ]s

Formel


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2009, 19:28:41
Oi Pedro,
realmente o que eu temia. Sol meio de frente mesmo mas...Vou começar fotografando dentro da baia na saida. Vou ver se ele passa mais pelo lado de Niteroi para "diminuir" o Pão de Açúcar e compor melhor. Depois vou vendo o que dá para fazer. O barco está a minha disposição e onde eu quiser ele vai. Na saida da barra vou ver se dá para compor bem dali ou se precisaria se afastar um pouco para ter uma visão melhor da serra. Vamos ver no que dá.
Eu preferia fazer estas fotos de helicóptero pois dá uma visão melhor mas vou ver no primeiro dia o que sai e avaliar. Não vou me negar a tentar.

Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #8 Online: 15 de Junho de 2009, 19:34:04
O problema todo é o tempo. Se estiver sol, vc terá muito para fotografar do contrário acho que nem vale a pena sair.

Na parte da manhã o sol vai estar do mar para a terra e talvez seja o melhor período, se a intenção é fotografar o Rio seria legal ir até Copacabana, pássaros marinhos tem muitos nas Cagarras, mas como eu disse vai depender muito do tempo e do mar, se estiver batendo muito, não vale a pena não. O ideal era sair no máximo umas sete horas. E nesta época do ano voltar para a baía antes das 16:00, já passei aperto com o mar virando muito de uma hora para outra. Tipo 15:00 eu estava pescando e fotografando com mar tranquilo e céu azul, uma hora depois eu quase não conseguia me segurar dentro do barco de tanta onda!  :shock:

[ ]s

Formel

depende do vento e da onda.

http://waves.terra.com.br/novo/wavescheck.asp?pico=rj_rio_prainha

apesar de faltar 1 semana, no Waves.com.br diz que as ondas vao estar pequenas
mas é bom dar uma olhada nas condições de onda e vento além do tempo.
« Última modificação: 15 de Junho de 2009, 19:34:33 por Pedro Vilas Boas »


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #9 Online: 15 de Junho de 2009, 19:37:08
O problema todo é o tempo. Se estiver sol, vc terá muito para fotografar do contrário acho que nem vale a pena sair.

Na parte da manhã o sol vai estar do mar para a terra e talvez seja o melhor período, se a intenção é fotografar o Rio seria legal ir até Copacabana, pássaros marinhos tem muitos nas Cagarras, mas como eu disse vai depender muito do tempo e do mar, se estiver batendo muito, não vale a pena não. O ideal era sair no máximo umas sete horas. E nesta época do ano voltar para a baía antes das 16:00, já passei aperto com o mar virando muito de uma hora para outra. Tipo 15:00 eu estava pescando e fotografando com mar tranquilo e céu azul, uma hora depois eu quase não conseguia me segurar dentro do barco de tanta onda!  :shock:

Abraços

[ ]s

Formel

Vamos ver como vai estar o tempo. O barco tem 40 pés e estando em contato pelo rádio para saber da previsão do tempo fica mais tranquilo. Dia fechado realmente não vale a pena e vamos ter que rezar para tempo bom porque eles tem urgência das fotos. Foi tudo resolvido em cima da hora e se o tempo colaborar vai ser ótimo mas caso contrário dançamos :ponder:
Já voltei das Cagarras surfando em uma traineira. Com 40 pés de um bom casco melhora um pouco mas de qualquer forma esta entrada da barra aqui no Rio não é mole não. Com mar grande as ondas batem no Pão de Açúcar e voltam e tem onda vindo de vários lados.

« Última modificação: 15 de Junho de 2009, 19:41:17 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2009, 20:14:17
Ruy,

O sol não vai estar do mar para a terra de manhã...isso depende.
A posição de sol é relativa...ele nasce como todo sabemos do leste, se por exemplo você estiver dentro da baía na saída o sol estará a sua esquerda, supondo que o barco esteja saindo...de frente para a praia de copacabana, de manhã o sol estará a sua direita...posso estar falando besteira, mas acho que estou correto. Não sei se me fiz entender...mas se você já tiver as posições em mente pode facilitar. Não sei se isso te ajudou.

Uma ótima maneira de ver isso com exatidão é através do google earth.



Espero não ter dito nenhuma atrocidade, senão vão me crucificar aqui... :hysterical:


Abraços,
« Última modificação: 15 de Junho de 2009, 20:43:15 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #11 Online: 15 de Junho de 2009, 21:06:49
Atrocidade nenhuma, só ajudou. Vamos mesmo ter que correr contra o tempo pois pretendo fazer as fotos sempre com ele pelo meu lado direito e quando for ficando de frente vai ser a hora do por do sol, se é que vamos ficar até esta hora.
Depois do primeiro ou até do segundo dia se as fotos não me agradarem vou tentar convencer que preciso de um helicóptero para ter melhores ângulos e ver no que dá.

Abraços
« Última modificação: 15 de Junho de 2009, 21:07:42 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ