Autor Tópico: Quanto mp e x zoom representam?  (Lida 2850 vezes)

Thadeu_sURF

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 18 de Setembro de 2005, 16:31:13
Olá, não entendo muito de fotografia e estou pesquisando para comprar uma camera digital mas tenho essas dúvidas 5.1 megapixel correspondem a quantos centimetros, ou seja posso revelar uma foto sem perder qualidade de que tamanho?? E quanto ao Zoom quanto corresponde em metros cada 1X de zoom estou em dúvida entre uma com 3x ou uma 12x, mas não sei o alcance delas em metros??

Agradeço desde já pois sempre gostei de fotografia e só agora estou com disponibilidade para comprar uma camera"legal" para uso pessoal.

Abraço a todos.
Thadeu Ribeiro
« Última modificação: 18 de Setembro de 2005, 16:32:41 por Thadeu_sURF »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2005, 16:57:06
Thadeu, para saber qual o tamanho que voce pode imprimir uma foto use esta regra.
Para ótima qualidade a foto deve ter pelo menos 120 pixels por centímetro. Ou seja, se voce quiser uma 20x30cm deverá ter pelo menos 20*120x30*120=2400x3600 pixels ou uns 8MP. Voce pode tentar usar 100 pixels por centímetro com boa qualidade ou até uns 75 pixels por centímetro, como eu já usei, dependendo da foto. Então faça a proporção e faça alguns testes mandando imprimir algumas fotos.
Se o seu interesse for fotos de surf escolha a câmera com o maior zoom que o seu dinheiro possa comprar. A linha Panasonic FZ é muito boa, com lentes luminosas e estabilizadas. E se for tirar da areia compre um tripé também, é um dos melhores investimentos e mais baratos para aumentar a qualidade de suas fotos.
Já para caixa estanque, aqui no Brasil elas são raras e caras. Neste caso inverta o raciocínio, escolha a caixa que seu dinheiro aguenta e encaixe a câmera nela.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2005, 17:01:27 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2005, 17:05:03
Pmachado, só uma ressalva, 120 pixels/cm é para uma imagem de máxima qualidade em um minilab de 300dpi, mas acima de 150dpi (aproximadamente 60pixels/cm) já é considerado aceitável no processo fotoquímico.

O uso de outros processos como plotters e etc tbm altera a necessidade de resolução. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Raulscl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2005, 17:16:15
Citar

O uso de outros processos como plotters e etc tbm altera a necessidade de resolução. :)
pode citar alguns exemplos Leo ??


sempre que vocês tratam a foto no photoshop depois quando vão salvar, vocês salvam com qualidade 12 ?? eu vi que isso aumenta o tamanho do arquivo final



abraços...
* Nome : Raul Lopes
* Cidade / Estado : Rio de Janeiro - RJ
* Equipamento : Canon 7D


Thadeu_sURF

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2005, 17:18:03
Obrigado Paulo Machado e Leo Terra pelos esclarecimentos.

Paulo quanto a idéia de comprar um cx estanque eu até já perguntei aqui no site, eu tinha ideia de comprar uma sony dsc w5 com a cx estanque que eu vi no mercado livre por + ou - r$450,00 (mas não confio muito nesse tipo de compra) então pensei em comprar uma sony h1 que tem zoom de 12x e tirar fotos na areia mesmo. o que vc acha que é melhor minha ideia inicial era com o estanque que acredito que consiga tirar melhores fotos, mas na verdade eu não sei o que é melhor.
E vc sabe quantos metros são cada x zoom?
Abraço


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2005, 18:04:52
Citar
Citar

O uso de outros processos como plotters e etc tbm altera a necessidade de resolução. :)
pode citar alguns exemplos Leo ??


sempre que vocês tratam a foto no photoshop depois quando vão salvar, vocês salvam com qualidade 12 ?? eu vi que isso aumenta o tamanho do arquivo final



abraços...
A maioria dos Plotters por exemplo trabalha muito bem com 72DPI, outdoor vc consegue fazer de altíssima qualidade com 10DPI, e por ai vai, normalmente salvo o arquivo de entrega em JPG 10, é mais do que suficiente para mídias no geral. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2005, 22:19:19
Citar
Obrigado Paulo Machado e Leo Terra pelos esclarecimentos.

Paulo quanto a idéia de comprar um cx estanque eu até já perguntei aqui no site, eu tinha ideia de comprar uma sony dsc w5 com a cx estanque que eu vi no mercado livre por + ou - r$450,00 (mas não confio muito nesse tipo de compra) então pensei em comprar uma sony h1 que tem zoom de 12x e tirar fotos na areia mesmo. o que vc acha que é melhor minha ideia inicial era com o estanque que acredito que consiga tirar melhores fotos, mas na verdade eu não sei o que é melhor.
E vc sabe quantos metros são cada x zoom?
Abraço
Thadeu,

Eu acredito que a FZ15/20 ou FZ5 com seu zoom de 12x e estabilizado vão te ajudar muito para fazer esse tipo de foto que vc quer...

A Sony não se encontrou mto nessa categoria Ultra Zoom.

E um tripe (ou monopé, talvez seja melhor) é uma boa pedida!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2005, 22:20:11
Citar
Obrigado Paulo Machado e Leo Terra pelos esclarecimentos.

Paulo quanto a idéia de comprar um cx estanque eu até já perguntei aqui no site, eu tinha ideia de comprar uma sony dsc w5 com a cx estanque que eu vi no mercado livre por + ou - r$450,00 (mas não confio muito nesse tipo de compra) então pensei em comprar uma sony h1 que tem zoom de 12x e tirar fotos na areia mesmo. o que vc acha que é melhor minha ideia inicial era com o estanque que acredito que consiga tirar melhores fotos, mas na verdade eu não sei o que é melhor.
E vc sabe quantos metros são cada x zoom?
Abraço
Thadeu,

Eu acredito que a FZ15/20 ou FZ5 com seu zoom de 12x e estabilizado vão te ajudar muito para fazer esse tipo de foto que vc quer...

A Sony não se encontrou mto nessa categoria Ultra Zoom.

E um tripe (ou monopé, talvez seja melhor) é uma boa pedida!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!