Autor Tópico: Perda do olhar  (Lida 5850 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #15 Online: 18 de Junho de 2009, 17:23:11
ammm ammmm
Tá, wikipediei sobre os Borgs. E compreendi um puco, Pictus. Mas gostaria que tu expressasse um pouco mais sobre o que quis dizer ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 18 de Junho de 2009, 17:29:41
A quantidade, volume de fotografos continuam praticamente as mesmas. O que surgem são os clicadores. clic clic clic tchau

O mundo da fotografia digital abriu muitas possibilidades, mas ao mesmo tempo massificou esta prática, enchendo o planeta de pessoas que clicam tanto no disparador, quanto clicam em um mouse ao longo do dia.

Creio que esse é um mau que todos nós fotógrafos estamos sujeitos se não tomarmos os devidos cuidados.
Os obturadores das máquinas SLR de filme tem uma durabilidade parecida com as das atuais DSLR, no entanto não era comum ver uma com o obturador estourado pelo uso contínuo, no entanto nas digitais isso é quase que corriqueiro, principalmente nas câmeras de entrada e nas compactas.
Eu mesmo passei por algo parecido, depois de uns 02 anos sem utilizar um filme, coloquei um na máquina para tirar fotos da minha filha e em minutos o filme já estava perto do fim (tudo bem que criança da um trabalho danado), depois de perceber que estava virando um clicador (se é que podemos utilizar este rótulo), passei a me policiar para apreciar melhor a cena e disparar apenas no momento correto.

Em resumo, a tecnologia facilita cada vez mais nossa vida, e ao mesmo tempo ficamos cada vez mais no modo automático, por isso é importante de vez em quando largar tudo, sair pra respirar um ar puro e nos desligar-mos desse corre-corre do dia-a-dia.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #17 Online: 18 de Junho de 2009, 17:44:38
Ronaldo,

Não sei há alguma coisa no fórum, mas eu escrevi a respeito nesse artigo aqui ó:

http://stosfot.wordpress.com/2009/02/18/nem-tudo-cabe-na-caixinha-prateada/

RÁ!! Legal vemos que abordamos o tema pelo mesmo caminho, Marcelo!
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Will Prado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 18 de Junho de 2009, 17:46:30
O mundo da fotografia digital abriu muitas possibilidades, mas ao mesmo tempo massificou esta prática, enchendo o planeta de pessoas que clicam tanto no disparador, quanto clicam em um mouse ao longo do dia.

Creio que esse é um mau que todos nós fotógrafos estamos sujeitos se não tomarmos os devidos cuidados.
Os obturadores das máquinas SLR de filme tem uma durabilidade parecida com as das atuais DSLR, no entanto não era comum ver uma com o obturador estourado pelo uso contínuo, no entanto nas digitais isso é quase que corriqueiro, principalmente nas câmeras de entrada e nas compactas.
Eu mesmo passei por algo parecido, depois de uns 02 anos sem utilizar um filme, coloquei um na máquina para tirar fotos da minha filha e em minutos o filme já estava perto do fim (tudo bem que criança da um trabalho danado), depois de perceber que estava virando um clicador (se é que podemos utilizar este rótulo), passei a me policiar para apreciar melhor a cena e disparar apenas no momento correto.

Em resumo, a tecnologia facilita cada vez mais nossa vida, e ao mesmo tempo ficamos cada vez mais no modo automático, por isso é importante de vez em quando largar tudo, sair pra respirar um ar puro e nos desligar-mos desse corre-corre do dia-a-dia.

Esse é um dos motivos pelos quais eu não deixo de utilizar minha Canon de filme, além de gostar muito de fotografar com ela, não deixo de treinar meu olhar.
Nikon D40x / Nikkor 18-55mm / Nikkor 18-200mm VR / SB600
Canon AE-1P / Canon 28mm 2.8 / Canon 50mm 1.8 / Canon 100-200mm 5.6


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #19 Online: 18 de Junho de 2009, 17:54:38
Esse é um dos motivos pelos quais eu não deixo de utilizar minha Canon de filme, além de gostar muito de fotografar com ela, não deixo de treinar meu olhar.

Vamos dar por adquirido que a massificação das digitais trouxe um enorme caudal de gente que não tem ideia do que seja a fotografia.
Agora isso impede que aqueles que gostam de fotografia continuem a fotografar bem?

PS: Existe alguma coisa que se pode fazer numa analógica no sentido de fazer boas fotos que não se possa fazer numa digital?
« Última modificação: 18 de Junho de 2009, 17:59:07 por alfarrob »
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #20 Online: 18 de Junho de 2009, 18:10:17
Vamos dar por adquirido que a massificação das digitais trouxe um enorme caudal de gente que não tem ideia do que seja a fotografia.
Agora isso impede que aqueles que gostam de fotografia continuem a fotografar bem?

Claro que não!  :ok: :ok:
E justamente por isso o digital não vai destruir a qualidade da 'fotografia' ;)

PS: Existe alguma coisa que se pode fazer numa analógica no sentido de fazer boas fotos que não se possa fazer numa digital?
Apenas loooooongas exposições sem muito ruído. Num unico clique.
EMdigital há maneiras de se fazer varias fotos de longa exposição e juntar elas, evitando o ruido excessivo.





Mas não esqueçam de algo:
se por um lado o digital massificou a fotografia, por outro ele DEMOCRATIZA e acelera o aprendizado fotografico, se a pessoa estiver interessada.

Um um ano usando digital, eu aprendi e experimentei o que levaria a vida inteira pra fazer com filme, tanto por causa do tempo quanto pelo custo.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #21 Online: 18 de Junho de 2009, 18:14:28
RafaelFrota, gostei MUITO de sua resposta. Mais além vou refletir e responder em cima :)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Will Prado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 18 de Junho de 2009, 18:15:20
Vamos dar por adquirido que a massificação das digitais trouxe um enorme caudal de gente que não tem ideia do que seja a fotografia.
Agora isso impede que aqueles que gostam de fotografia continuem a fotografar bem?

Acredito que o conhecimento adquirido nunca é perdido, ou seja, quem gosta de fotografia vai continuar fotografando bem, mas já percebi um certo "comodismo" em alguns fotógrafos que utilizam constantemente máquinas digitais, que deixam de se preocupar com enquadramentos e composições pela facilidade posterior de ajustes pelo computador.
Não nego que a evolução nos trouxe muito mais flexibilidade e facilidade, principalmente quando vamos fotografar um evento ou alguma situação que demande uma agilidade maior, mas o prazer de pensar, preparar e realizar uma fotografia no modo tradicional, para mim ainda é insubstituível.
« Última modificação: 18 de Junho de 2009, 18:19:12 por Will Prado »
Nikon D40x / Nikkor 18-55mm / Nikkor 18-200mm VR / SB600
Canon AE-1P / Canon 28mm 2.8 / Canon 50mm 1.8 / Canon 100-200mm 5.6


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #23 Online: 18 de Junho de 2009, 18:24:01
Bem, embora eu seja um crítico dessa epidemia de "ter de fotografar tudo" e de se clicar antes de pensar ou observar ou simplesmente curtir, não acho que a democratização dos meios represente algum mal para a qualidade da arte fotográfica em si. Não podemos nos agarrar a certos paradigmas. A arte não tem "costumes" ou "tradição", ela é dinâmica. O que vemos e nos assusta é que estamos no meio de uma grande revolução na qual alguns de nós pode se perder, e onde no final se verá uma mudança de hábitos e uma mudança no que chamaremos de "bom". Mudaremos nossos limites, nossas balizas e nossos conceitos, e a fila anda.

Se fotografar digitalmente ficou mais fácil, significa que o bom trabalho terá por obrigação ficar ainda melhor.

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 18 de Junho de 2009, 18:54:31
Bah !
 :ponder:

Concordo ! ! ! Massificação e tal...

Hoje me deparo com uma cliente dizendo que fotografar o casamento comigo está absurdamente caro, porque o fulano que faz banner, já faz casamento também. (O cara tem uma compacta chinfrim - pasmem !) E cobrou R$100,00 pra ir "tirar" as fotos pra ela.  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Acham que me chateei ? De modo algum, desejei boa sorte e sugeri um boa poupança para casar 2 vezes.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

É isso... ruim, claro, mas é bom.

Alguém mencionou acima sobre os blogs, muitos destes blogs não sobreviveram à febre, à modinha. Penso que logo, não muito distante isso também dá uma esfriada e vem outra moda.

Nós fotógrafos sabemos, é preciso alma, sensibilidade, disciplina, repetição, esforço, até malhação; já multiplicaram o peso da câmera, lente e flash por x fotos de um evento ???  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Bons, maus, capacitados e não... existem em todas as classes.

Bons escritores deixaram de escrever ??? :ponder:


Duende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 18 de Junho de 2009, 19:23:11
Desculpas Marcelo, mil desculpas... ato falho, sei lá o quê, não sei porquê eu liguei que o blog que eu vi isso era seu...
A pessoa falava sobre os limites da fotografia, lá falava desse cidadão que fugiu pro méxico para alimentar o torpor dele (não com essas palavras, são minhas pq não concordo), e etc...

Acho que as pessoas adoram fazer coisas sem pensar. Gostei muito da DSLR por causa disso também, pq pelo menos você tem que pensar em fazer a foto sair boa, não basta por no modo A e sair tirando fotos. Dá para fazer isso, mas eu não daria meu dinheiro suado numa camera desse porte só para tirar fotos no modo automático. A não ser que fosse necessário para um outro objetivo com a fotografia.

Peço desculpas denovo pela confusão... vou achar o blog no meu histórico aqui depois.


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 19 de Junho de 2009, 07:36:09
Nome do tópico: PERDA DO OLHAR

A massificação com o advento da fotografia digital não contribuiu para nenhuma perda de olhar, quem quiser ter o olhar "afiado" que estude, procure se aperfeiçoar, tenha mais sensibilidade.
Não vejo motivo de ficar "incomodado", é só não se identificar com a massa ... todos tem direito de comprar sua câmeras amadoras, profissionais, saboneteiras, e tirar suas fotos, fazer registros familiares, de amigos, colocar em flickr, orkut, qual o mal disso?
Ano passado, no Festival de Paraty, numa manhã de sol bonito, nunca vi tanto fotógrafo por metro quadrado na minha vida ... coisa mais linda!

Não tem nada errado, nem consequências, o mundo anda pra frente... Boas fotos e sem muitas preocupações :) :ok:


« Última modificação: 19 de Junho de 2009, 07:54:25 por Cotovia »


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #27 Online: 19 de Junho de 2009, 08:30:13
Desculpas Marcelo, mil desculpas...

Relaxa! :D
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 19 de Junho de 2009, 10:11:01
Tenho um artigo que fala exatamente do impacto da rede na linguagem fotográfica. Porque não é somente a câmera digital, mas também e, no meu entendimento, principalmente, a rede como forma de compartilhar imagens em lugar do papel que altera nossa percepção das imagens e altera a maneira como o fotógrafo busca resultados e os resultados buscados, preferindo fotos vistosas e clichês a fotos mais elaboradas e de compreensão mais lenta.

Isso para mim é mais grave que o clikismo, que aliás sempre houve nas viagens e festas infantis pelo pessoal não-fotógrafo com saboneteiras de filme, que mesmo tendo de economizar filme não se esforçava para fotografar melhor, apenas fotografava menos.

Quem tiver interesse, por acaso foi a última postagem do blog, transcrito da newsletter onde tinha sido postado um ano atrás.

http://fotografiaempalavras.wordpress.com/


Duende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 19 de Junho de 2009, 11:31:34
Repensando um pouco do que falei... e melhorando um pouco...

Isso é e não é problema. Se atende a pessoa no que ela deseja, é ótimo, mas em certos casos é meio triste saber que muita gente não tenta apreciar esses momentos, e apenas aperta o botão da máquina e pronto.

Tudo tem dois lados sempre né...