Autor Tópico: Nikon, Canon, Pentax, Olympus... FM2, F2, MX, K1000, AE-1, OM10...  (Lida 6388 vezes)

Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
pessoal, eu tinha uma FM2, mas depois vendí e fiquei somente com uma zenith 12xp meio acabada...na verdade tive que vender porque na época tava precisando levantar um caixa, e era oque podia ir...mas me arrependí de ter vendido.

agora to querendo pegar uma dessa linha de novo, preferia que fosse a FM2, que poderia usar a lente na digital, mas pesquisando está difícil achar FM2 em bom estados com preços atraentes, ainda mais com uma lentesinha 1.4 que seria legal...heheheh

...entre essas achei umas pentax com preços legais, ví umas olympus mas não conheço, e canon quase não ví...

gostaria de saber de quem tem ou teve, as característcas de cada uma, seus prós e contras...se são todas iguais ou se algumas de se destaca muito mais entre elas.

qualquer opinião é bem vinda. :thumbsup:

valeu. :thumbsup:


Ynnavoeg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2009, 23:04:35
Olá Anderson meu voto é pela OM-1.  Abaixo gostaria de partilhar a descrição de dois  apreciadores do sistema OM.

1 - " Os aficcionados deste fantástico sistema não precisam de qualquer descrição mas, para quem não está familiarizado, posso dizer que se trata de uma das mais fantásticas e lendárias SLR de sempre. Foi no seu tempo uma câmara única, que revolucionou o modo como as câmaras passaram a ser construídas e projectadas, devido a algumas soluções inovadoras que apresentava.

Sempre foi especialmente apreciada pelas dimensões muito compactas e pelo obturador silencioso, quando as outras câmaras profissionais da época eram demasiado grandes. Esta família de câmaras, especialmente na classe topo de gama (OM-1 até à OM-4) representam aquilo que de mais próximo se encontra de uma rangefinder no mundo das reflex. Aliás, não é por acaso que a "Magnum", a conceituada agência de foto-jornalismo, apenas usava sistemas Leica M e Olympus OM.

Eu não tenho experiência com os corpos e o meu conhecimento resume-se  aquilo que vou lendo sobre o estatuto lendário destas câmaras, no entanto tenho experiência com as lentes, pois tenho 3 em casa. Em  relação a estas posso dizer que são do melhor que já experimentei. A  qualidade óptica é fabulosa a nível de nitidez, contraste, cores e  ausência de aberrações cromáticas. A qualidade de construção é do  melhor que tenho visto, pois são muito robustas e completamente  metálicas. O que é verdadeiramente impressionante é o facto de se oferecer isto num conjunto tão compacto, embora pesado para as dimensões.

A Zuiko 24mm f/2.0 é a minha lente preferida de todas que já experimentei, e já me passou muita coisa pelas mãos.

A Zuiko 21mm f/2.0 é a segunda melhor grande-angular alguma vez feita para o formato de 35mm. Isto não é mito e deriva na realidade de uma série de testes efectuados em vários sites da especialidade. É uma lente cuja performance envergonha a de qualquer grande-angular Canon L e que apenas é batida por pouco pela lendária Carl Zeiss Distagon T* 21mm f/2.8.

Se estas são bastante caras, o mesmo não se pode dizer de algumas verdadeiras pérolas, com a Zuiko 28mm f/3.5 que é baratíssima e de uma qualidade fenomenal. Esta lente num corpo "full-frame" Canon, tem uma performance nos cantos superior às 17-40mm f/4 L e 16-35mm f//2.8 L II.

Para quem aprecia excelentes ópticas e pretende construir um sistema muito compacto e  silencioso, decididamente não há rival no mundo das reflex.


A segunda alternativa é a Olympus Zuiko 21mm f/2.0 que, embora não esteja ao nível da Zeiss, não está muito longe e creio ter melhor controlo de distorção. Mas prepara-te para gastar também muito dinheiro nesta opção.
Uma boa alternativa é a Olympus Zuiko 21mm f/3.5, que tem a mesma nitidez da f/2.0, embora seja menos luminosa e menos valiosa. É muito compacta e a nitidez é fantástica, mesmo nos cantos em "full-frame". Eu já tive uma, que experimentei na minha ex. 5D, e a qualidade era sem dúvida impressionante. Aliás, essa mesma objectiva está ou estava à venda aqui no fórum.





2 -  " Um setup básico, barato e de boa qualidade pode ser constituído por estas 3 objectivas: Zuiko 28/3.5, 50/1.8 e 135/3.5. São as objectiva mais baratas que se podem comprar para este sistema e que oferecem excelente qualidade.

Em termos de grandes angulares ou ultra grandes angulares, a Olympus tem várias excelentes opções, para todos os gostos e para todas as carteiras: a 21/3.5 é cara mas excelente e oferece um ângulo de visão muito superior ao de uma objectiva de 28mm; a 24/2 é a melhor objectiva grande angular com uma boa abertura, mas também é cara; a 24/2.8 é igualmente excelente, por um preço mais simpático. A 28/2.8, ao que consta, não é tão boa como a 28/3.5, embora 2/3 de f-stop mais rápida. E tens ainda a 35/2 que é outra muito boa objectiva.

Nos 50mm, creio que a diferença de qualidade entre a 50/1.8 e a 50/1.4 não justifica a diferença de preço - e menos ainda justifica a 55/1.2. Se não tiveres necessidade de objectivas ultra-rápidas, a 50/1.8 é muito boa e barata.

Infelizmente, nas teles curtas, não há grandes opções, pois qualquer objectiva de 85mm ou 100mm vai custar sempre uma quantia bastante razoável. De qualquer forma, qualquer uma das opções existentes é boa, por isso é tudo uma questão de orçamento e de preferência por uma ou outra distância focal.

A 135/3.5 é boa e barata, mas tens também a 135/2.8, pelos vistos igualmente boa, mas com uma abertura mais simpática, embora essa abertura implique um preço superior.

Dependendo do teu estilo, do que pretendes fotografar e do orçamento, tens muito por onde optar. Mas a grande maioria das objectivas Zuiko apresenta uma excelente qualidade!"




Olympus OM-1
Zuiko 21(3,5)- 24(2,8)- 28(3,5)- 50(1,4)- 50(1,8)- 135(3,5)
Olympus Trip 35
Billy Agfa Apotar
Panasonic LZ8


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2009, 23:51:29
se vc mora no Rio, tem FM2 em bom estado no centro da cidade...


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2009, 11:00:46
Ynnavoeg...sensacional a resposta, deu uma aula!!!!!!!! :worship:

tem gente aqui no fórum que vai adorar!!...heheheheheh :ok:

e Pedro, não sou do Rio...sou de Vitória...

mais precisamente aonde eu consigo achar a FM2 em bom estado aí?? os preços tam,bém estão bons??

valeu. :ok:

pessoal, e quem quiser postar opiniões fique á vontade, o tópico é para isso mesmo, trocar idéias, informações e servir como instrumento de pesquisa futuramente. :ok:


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2009, 21:04:57
Anderson, pelas máquinas que vc citou me parece que sua tendência e pegar uma câmera de foco manual.
Eu tenho uma Canon AE-1 e uma Canon A1 e mesmo tendo aderido ao sitema Nikon pra DSLR não me desfaço das máquinas analógicas, até pq se as lentes fossem compatíveis com o digital, por preguiça acho que eu já teria abandonado o filme. E fotografar com lentes diferentes me garante contrastes e cores diferentes das lentes que uso na digital.
As lentes FD da Canon são fantásticas e vc consegue por verdadeiras pechinchas pois são incompatíveis com qualquer outro sistema de foco manual ou automático.
Para o sistema Nikon,  a FM2 é um tanque de guerra, feita para durar. Mas se achar uma bonita, prepare o bolso. Sem falar que as lentes Nikon, mesmo as manuais tb são muito valorizadas e para vc ter fotometria com a digital , só com D200 ou D300 prá cima (me corrijam se estiver errado)  :ponder:
As opções que os colegas citaram acima tb são excelentes. Da sua lista eu só substituiria a OM-10 pela a OM-1. Ótica Zuiko, fantástica  :worship:
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2009, 23:43:26


mais precisamente aonde eu consigo achar a FM2 em bom estado aí?? os preços tam,bém estão bons??

valeu. :ok:


então...
precisamente na loja do Sr. carvalho e na loja do Sr. dino...

O Sr. Carvalho fica aqui

Avenida 13 de Maio, 47 - Segundo Andar - Salas 206/207
Centro - 20031-007 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil


e o sr. dino fica na rua buenos aires . mas não sei o numero.


o sr. carvalho agora está com uma loja online.
http://www.carvalhofoto.com.br

tem fm2...
rs.. eu acho um pouco cara... rs
mas as condições da maquina, mesmo sem ver, são em muuuuito bom estado. Ele não vende qualquer coisa não.


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2009, 10:23:07
valeu Pedro!!

os produtos dele parecem estar mesmo muito bons, mas os preços estão um poucos salgado...até porque é loja, então tem impostos insidindo alí né...não sei...

mas valeu mesmo a dica. :ok: :ok:


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2009, 11:09:50
O Dino fica aqui. Tem que ligar para saber os preços. Tem muita coisa por lá, mas acho que nem ele sabe bem o quê.
http://www.fotodino.com.br/


« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 11:10:22 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2009, 20:36:11
valeu a dica Paulo. :ok:


ofsouto

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Julho de 2009, 23:04:45
Olympus OM-1n e Nikon FM2n são minhas preferidas.

Se ainda não adquiriu a câmera, possuo uma Nikon F3 à venda que pode ser utilizada totalmente no manual.

Obede
Nikon F
Olympus OM-1n
Olympus Trip 35
Ensign Selfix 820


MarceloAugustus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
    • www.photographo.com
Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2009, 21:26:56
Caro Anderson, minha FM2 chegou ontem e está em perfeitas condições, e o fotógrafo que me vendeu tem mais uma, se interessar, mande-me uma MP que coloco em contato com ele.
Aliás, a minha paguei 400,00 e ele tem uma por 500,00, impecável!!!
Marcelo Augustus
www.photographo.com


MarceloAugustus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
    • www.photographo.com
Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2009, 21:42:46
Caro Anderson, minha FM2 chegou ontem e está em perfeitas condições, e o fotógrafo que me vendeu tem mais uma, se interessar, mande-me uma MP que coloco em contato com ele.
Aliás, a minha paguei 400,00 e ele tem uma por 500,00, impecável!!!
Marcelo Augustus
www.photographo.com