Autor Tópico: Ensaio sensual mostrado no Fantástico  (Lida 5330 vezes)

Darcy Toledo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
    • Nude - Um olhar feminino
Online: 20 de Junho de 2009, 21:31:49
Decepção, frustração e uma tristeza imensa!

É isto que estou sentindo até agora. Na semana do meu aniversário, recebemos o convite para gravar uma pauta para o Fantástico. Ficamos imensamente felizes e até brinquei que tinha sido o meu presente de aniversário. No dia 25 de maio, gravamos a pauta e foi muito bacana (ver post no nosso blog). Eles acompanharam o ensaio da nossa cliente Amanda, gravaram entrevistas com dois casais de clientes e conosco (Darcy e Jane). A princípio, a matéria seria para o Dia dos Namorados, mas, na quarta-feira, nos avisaram que ela seria exibida no dia 30/6. Ficamos na maior expectativa, afinal, era uma matéria para o Fantástico! Avisamos todas as clientes, disparamos newsletters, comunicamos os amigos e ainda fizemos uma festinha para assistir a matéria juntas. E chegou o grande dia! Mas a matéria foi editada com as nossas fotos, com o depoimento das nossas clientes e maridos, com a opinião da cliente que estava realizando o ensaio naquele dia e NÃO foi colocada nenhuma referência ou crédito à Agência Nude ou aos nossos nomes. O mais incrível é que eles entrevistaram outra fotógrafa e, quem assistiu a matéria, ficou com a impressão que todo o material mostrado era resultado do trabalho dela....

Não sei se isto já aconteceu com vocês mas me senti roubada, fomos extremamente prejudicadas, uma vez que vincularam nossas fotos, a imagem e depoimento de nossas clientes, além do making of de um de nossos ensaios, a uma fotógrafa que nem mesmo conhecemos....É um sentimento muito estranho, nem sei como explicar, este é só um post de desabafo, precisava expressar o que estou sentindo.

Link para a matéria (agora brevemente reeditada e com os nossos nomes) http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1177463-15605,00.html

Darcy (Agência Nude)
Darcy Toledo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2009, 22:23:45
Pede uma nota explicativa, uma espécie de errata, ao jornal que exibiu a matéria, a equipe do Fantástico no caso. Tenho visto que isso tem sido uma prática usual no jornalismo da Globo, pelo menos no JN.

***

Renata Abreu é a fotógrafa citada e as imagens são de vocês? Pede crédito.

***

Fui ler a matéria, essa é nova pra mim...
« Última modificação: 20 de Junho de 2009, 22:32:32 por Kika Salem »


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2009, 23:00:14
Já aconteceu algo parecido comigo, mas nem chegou a ser feita a entrevista. Quando percebi o que o fdp do repórter queria eu cortei o papo e sai fora.

Já trabalhei em agência de noticias e em jornal e o que já vi chega a ser sacanagem! Desculpem mas não tem outra palavra. O sujeito dá uma entrevista, dá o seu ponto de vista e quando vai para o ar, parece que o ponto de vista do entrevistado é totalmente diferente de acordo com a vontade de quem editou e isso é corriqueiro, é prática comum neste meio.

Até existe exceção, mas a maioria é fdp. A maioria esmagadora faz isso, ou coisa pior. E pior é que não é só por causa da política da empresa em que o jornalista trabalha, é dele mesmo. Ele edita o que foi gravado para se adaptar a idéia dele, para encaixar na pauta de acordo com a vontade dele!

Jornalistas em geral ultimamente estão me dando raiva! Só não chegou ao mesmo nível da raiva que tenho dos políticos, mas não está muito longe não.

[ ]s

Formel


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2009, 00:23:17
Darcy aparecem os créditos das fotos lá para 1'10", quando eles estão mostrando as fotos! Em TV é normal, eles vão distribuindo os muitos créditos assim mesmo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Darcy Toledo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
    • Nude - Um olhar feminino
Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2009, 08:33:42
Leo,
os créditos foram colocados só agora - versão on-line, depois que enviamos diversos e-mails para eles. Na matéria que foi exibida não constava nenhuma referencia ao nosso trabalho.

Kika,
enviamos diversos e-mails, encaminhamos as mensagens que recebemos (mais de 150) e uma reclamação formal (texto abaixo), leia a resposta que tivemos da produção.


E-mail enviado para a produção do Fantástico:

Na segunda-feira, aguardávamos o recebimento de e-mails de novas clientes e, no lugar disso, recebemos centenas de mensagens de solidariedade, revolta e indignação.

Somos duas fotógrafas que, com muita determinação e seriedade, conseguimos desenvolver um trabalho inovador e sério, que trabalha com a autoestima da mulher. Trabalho este de fotografia especializada em "ensaios sensuais para mulheres comuns". A cada dia, o nosso projeto cresce mais e a maior prova é o carinho e respeito que recebemos diariamente de nossas clientes, além do reconhecimento e divulgação em mídias como Folha de S.Paulo, Diário de São Paulo, Revista Época, Jornal do SBT, UOL, IG, Mais Você, Portal G1 (Globo) e Revista Nova, entre outras.

Ficamos imensamente insatisfeitas com a edição da matéria “Luana Piovani ensina a fazer fotos sensuais”, exibida no último domingo no Fantástico. Fomos extremamente prejudicadas, uma vez que vincularam nossas fotos, a imagem e depoimento de nossas clientes, além do making of de um de nossos ensaios, a uma fotógrafa que nem mesmo conhecemos.

Gostaríamos que estudassem a possibilidade de uma retratação e correção do mal-entendido na próxima edição do Fantástico.

Hoje, nos sentimos fortes e convictas de que fomos prejudicadas. Espontaneamente, recebemos inúmeros e-mails e comentários em nosso blog, como forma de apoio.

E-mail da produção do Fantástico:

"Infelizmente nem todos os entrevistados puderam ser incluídos na matéria, por limitação de tempo.
Ela (fotógrafa) foi incluída na matéria por critérios que cabem à edição do programa.
Que pena ler seu blog, acho que a matéria serviu como divulgação do serviço.
Pedi para a equipe do site do Fantástico acrescentar o crédito das fotos. Assim, quem assistir à matéria online (quem são muitas pessoas), verão com crédito."
Darcy Toledo


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2009, 09:58:12
Darcy,

Eu assisti a matéria no domingo passado. Achei bem interessante inclusive! Realmente uma pena o ocorrido!

E muito bom que profissionais compententes como vc estejam aqui compartilhando essa informação no fórum.

abraços!
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2009, 10:35:08
Darcy aparecem os créditos das fotos lá para 1'10", quando eles estão mostrando as fotos! Em TV é normal, eles vão distribuindo os muitos créditos assim mesmo.

Leo, o crédito ficou quase imperceptível. A entrevista com a Renata tem mais força, levando o espectador a uma leitura errada.
Realmente é lamentável essa nossa imprensa.

Parabéns pelo trabalho, Darcy.
« Última modificação: 21 de Junho de 2009, 10:35:46 por wdantas »


cspinto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
Resposta #7 Online: 21 de Junho de 2009, 13:14:33
A Globo é assim mesmo. Exigem exclusividade, fazem a edição que bem entendem, etc. Infelizmente não prezam muito pelos créditos, seja por simples desatenção/falta de qualidade, seja por se sentirem acima de tudo e todos.
Cristiano
-------------------



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 21 de Junho de 2009, 13:29:56
Bom se não havia aqueles créditos ai é sacanagem mesmo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #9 Online: 21 de Junho de 2009, 19:03:28
Eu vi a matéria semana passada na TV e realmente deu a entender que as fotos eram da fotógrafa que apareceu lá.

Baita sacanagem hein!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 21 de Junho de 2009, 21:20:23
Cuidado colega
esta cheio de picaretas por ai
sempre tem que se acertar tudo antes,ate por escrito.
Se especula muito com a empolgaçao,entusiasmo, ansiedade das pessoas
"porque vao sair na TV", atençao com isso.
Serve de experiencia para a proxima.
Paciencia.
Consulta un advogado, para conhecer detalhes.
Boa sorte
Abs.Angelo.


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2009, 18:13:24
A fotógrafa entrevistada é de um studio chamado
"Up studio", apesar da materia não ter sido paga acho que é uma boa propaganda pra voces da nude tambem .
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Cristian de Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2009, 18:28:57
rsrsrsr Seria realmente Hamilton, mas não colocaram os créditos para ela!!!

já aconteceu comigo isso ae... fiz uma foto de uma banda, eles sairam numa revista  e não levei os créditos!

Mas a banda e a revista ainda vão precisar de mim....

é f.... lidar com pessoas desse nipe.

Nikon D40 lente  18-55mm e 50mm 1.8
http://cristiandesa.wordpress.com/


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2009, 12:15:07
rsrsrsr Seria realmente Hamilton, mas não colocaram os créditos para ela!!!

já aconteceu comigo isso ae... fiz uma foto de uma banda, eles sairam numa revista  e não levei os créditos!

Mas a banda e a revista ainda vão precisar de mim....

é f.... lidar com pessoas desse nipe.


Os créditos estão lá no video sim( passa muito rápido) só não citaram o nome do studio.
A fotografa entrevistada  teve uma enfase maior.

7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2009, 12:23:08
 - Oi Darcy, pois é sou "amigo" da Jane no Orkut e recebi a mensagem da matéria do Fantastico, realmente é revoltante...

- Mas o importante mesmo é o trabalho de vc´s q é extremamente reconhecido no meio... E principalmente é MARAVILHOSO de extremo bom gosto...!!!!!