Autor Tópico: Comparativo de Video - Canon 5Dmk2, Panasonic GH1, Canon SX1 IS & Sony DSC-HX1  (Lida 15809 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino


almond

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2009, 20:57:30
leandro, voce nao estranhou alguma coisa?
em varios reviews o video da canon 5Dmk2 é bem elogiado
e neste comparativo da camera labs o que mostra ali, pe
lo menos pra mim, estava bem ruinzinho e o da sony foi melhor.

penso que nao estavam ajustadas em iguais condicoes.
muito estranho........
« Última modificação: 29 de Setembro de 2009, 20:58:21 por almond »


vmarques

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
Tenho uma Hx1, realmente os vídeos dela são excelentes...
Envelhecer não é tão ruim quando se pensa nas alternativas.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
 Tb achei muito estranho este teste. Primeiro essa imagem da Canon 5d mk2 cheia de artefatos e flicker Depois, a imagem da GHI em modo entrelaçado(1080i) sai-se melhor que em modo progressivo (720p), sendo que é sabido que o progressivo é melhor. Acho que o teste teria que dizer passo a passo sobre o processo de conversão de cada um, além de testar outros possíveis. Essa coisa de conversão de video é muito mais problematica do que em fotografia pq cada fabricante escolhe um codec diferente. Infelizmente não existe RAW para esses vídeos. 
Mas não quero dizer que o teste tá errado. As imagens boas da 5d MK2 que vemos por aí estão sempre paradas e isso faz uma enorme diferença. Enfim ainda acho complicado esse lance de videos em maquinas fotografica. Uma hora vejo imagens sensacionais e outras uma porcaria. Agora que a imagem dessa Sony impressiona é fato.

edit: agora que vi que o verdadeiro teste está no vimeo em HD, isto, é onde os videos armazenados estão mais próximos do original. Agora sim a panasonic GH1 (720p) e a 5D mk2 apresentam imagens descentes.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2009, 23:12:08 por Bantunes »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2009, 23:39:28
Vi estes dias o site de um fotógrafo americano que está usando a 5D para fazer clipes durante o casamento, aproveitando que está próximo. Ele juntou estes pequenos clipes e colocou no youtube. Eu achei sensacional, a qualidade e o DOF são explendidos. Pena que não tenho mais o link.

Agora sensacional mesmo está este aqui, feito com a 1D Mk IV, usando luz natural

http://www.youtube.com/watch?v=EhyQYM7_VYs

« Última modificação: 23 de Outubro de 2009, 23:41:20 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Mas que mania de achar que câmera fotográfica tem que fazer vídeo hehehehe

É parecido com o cara que quer usar uma chave de fenda com parafuso phillips :D

Compre uma Canon VIXIA HG20 e seja feliz !


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Bom, se não me engano, o tópico aqui é "Filmagem com cameras digitais". E é sobre isso que está sendo falado. Se acha que não tem nada a ver, é só não participar, certo ??

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Bom, se não me engano, o tópico aqui é "Filmagem com cameras digitais". E é sobre isso que está sendo falado. Se acha que não tem nada a ver, é só não participar, certo ??



Mau humorado ! :D


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2009, 16:41:37
Sei lá, eu não acho legal os vídeos produzidos... principalemnte em Full HD... mas dá pra quebrar um galho!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2009, 01:01:14
Bom vi todos em HD para ter uma idéia legal da qualidade. A princípio achei o da GH1 o pior de todos. Gostei muito do vídeo da 5D (na minha opinião o melhor do teste), mas o que me incomodou nele é que da para ouvir o barulho do AF funcionando no vídeo, o que não ocorre nas outras 3.
O maior problema nas duas câmeras de lentes intercambiâveis foi a tremedeira intensa de quem estava filmando, principalmente quando foi dado o Zoom, parece ser bem difícil segurar a SLR quando está trabalhando com vídeo. Este teste me faz inclusive pensar sobre a ergonomia destas câmeras.
Bantunes o modo entrelaçado perde nitidez, não é resolução real (ele opera alternando registros), diferente do progressivo que é a resolução real que o dispositivo consegue entregar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2009, 16:07:37
O teste é furado, pois a GH1 foi testada em 720/50p e 1080/50i, sendo que o melhor dela é 1080/24p, que fica com aparencia de cinema. Teste típico de quem nao entende nada de video, alem da configuracao errada, estão com uma bela tremedeira.

A 5DMKII leva vantagem sobre a GH1 em resolucao, saturacao das cores e sensibilidade, e a GH1 ganha em cine look (24p e gama mais proxima a do cinema, tipico das cameras de video pana), opcoes de lentes e preço.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2009, 00:27:29

Bantunes o modo entrelaçado perde nitidez, não é resolução real (ele opera alternando registros), diferente do progressivo que é a resolução real que o dispositivo consegue entregar.


Pois é ...por isso estranhei aquelas imagens mas como disse elas n servem de parametro nenhum.

Zecahue, veja o filme no vimeo. Lá a GH1 tá definida como 1080p não "i" . Esqueça o teste da cameralabs. Quanto a tremedeira das cameras, achei bom terem feito assim pq torna mais evidente os defeitos do video como o 'skew"(imagem distorcida)da GH1 por exemplo. Defeito que é mais dificil de ocorrer em cameras de video profissionais.  Enfim, acho que essas cameras se quiserem ter um uso profissional não devem prescindir de tripés. Até pela péssima ergonomia como o Leo Terra mesme mencionou


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2009, 16:26:45
Pois é ...por isso estranhei aquelas imagens mas como disse elas n servem de parametro nenhum.

Zecahue, veja o filme no vimeo. Lá a GH1 tá definida como 1080p não "i" . Esqueça o teste da cameralabs. Quanto a tremedeira das cameras, achei bom terem feito assim pq torna mais evidente os defeitos do video como o 'skew"(imagem distorcida)da GH1 por exemplo. Defeito que é mais dificil de ocorrer em cameras de video profissionais.  Enfim, acho que essas cameras se quiserem ter um uso profissional não devem prescindir de tripés. Até pela péssima ergonomia como o Leo Terra mesme mencionou

Oi Bantunes, eu vi os testes no Vimeo. Um está como 720/50p e o outro foi gravado em p mas passado pra i para tv pal. Sendo que o ideal desta camera é 1080/24p. Veja o que ele diz "This (and the 720p version uploaded earlier) are supposed to demonstrate how the GH1 and kit zoom perform when used like a traditional camcorder".. "Isto é para mostrar como a GH1 e a lente do kit se saem quando usadas como uma camcorder tradicional". O forte destas cameras não é para serem usadas como "filmadoras de mão", isto acaba induzindo um pouco a opinião sobre a qualidade. É como testar qualidade de uma chuteira num jogo de basquete.

Dêem uma olhada nestes videos feitos com a GH1

clip de banda
trailer de filme
curta documentario


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2009, 16:09:55
Oi Bantunes, eu vi os testes no Vimeo. Um está como 720/50p e o outro foi gravado em p mas passado pra i para tv pal. Sendo que o ideal desta camera é 1080/24p. Veja o que ele diz "This (and the 720p version uploaded earlier) are supposed to demonstrate how the GH1 and kit zoom perform when used like a traditional camcorder".. "Isto é para mostrar como a GH1 e a lente do kit se saem quando usadas como uma camcorder tradicional". O forte destas cameras não é para serem usadas como "filmadoras de mão", isto acaba induzindo um pouco a opinião sobre a qualidade. É como testar qualidade de uma chuteira num jogo de basquete.

Dêem uma olhada nestes videos feitos com a GH1

clip de banda
trailer de filme
curta documentario


Muito bons os clipes da GH1. Mas aí também é muito resultado das lentes usadas, do tratamento na edição e, claro, dos fotógrafos.
abs
« Última modificação: 07 de Novembro de 2009, 16:12:13 por Bantunes »


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2009, 16:44:13
É uma pena que não fizeram os testes numa situação mais crítica de luminosidade.
Com a lente tão fechada e ISO tão lento é difícil distinguir como a filmagem de cada equipamento se comportará num ambiente escuro.
De fato, achei as filmagens muito tremidas. Como disseram, a ergonomia das máquinas fotográficas não é ideal para este propósito.

Antes de ver os clipes pensei que dariam um banho na minha antiga Canon S3IS mas chegue a conclusão contrária.
O IS dela e o visor móvel ajudam bastante. Ao menos quase não sai tremidos a filmagem ...

Mas ainda estou de olho na GH1 (finalmente uma digital que dá para adaptar minhas lentes FD sem lente de correção).
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]