Autor Tópico: Cola específica para colar fotografia  (Lida 57039 vezes)

Bárbara Quedas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Online: 23 de Junho de 2009, 15:04:53
Olá pessoal! Já busquei a resposta para minha dúvida de todas as formas possíveis, sem sucesso, então criei o tópico. Conto com a ajuda de vocês. :ok:

Comecei a fazer fotolivros, eu mesma imprimo as fotos, mas tenho encontrado dificuldade na colagem das fotos. Uso papel fotográfico à prova d'água e colo as fotos pelo verso (uma na outra), tentei a cola branca, mas manchou as páginas, tentei a cola de contato, mas além de ter um cheiro muito forte, é de difícil manuseio e por ser pastosa não dá um acabamento liso nas páginas. Já me indicaram dissolvê-la em benzina e confesso que ainda não tentei, pois encontro dificuldade em comprar a benzina, e por tratar de um produto tóxico fica meio complicado usar esse produto em casa, onde convivo com crianças.

Alguém saberia me indicar a cola ideal para esse tipo de trabalho que não implicam nos problemas que citei?

Agradeço desde já...
 


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2009, 15:18:32
Bem, existe uma cola em spray para trabalhos artisticos que vc pode usar sem problemas e encontra em qq papelaria especializada.
Mas a minha pergunta é: por que não imprimir frente e verso? Não seria mais profissional e menos trabalhoso?


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2009, 15:20:55
Procura em artigos para scrapbooking... tem que ser cola com PH controlado, etc, etc.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Bárbara Quedas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2009, 16:35:43
Olá Rafael, obrigada pela dica!
Qto a impressão frente e verso, o papel que uso não é dupla face, não encontrei um papel que possibilite a impressão frente e verso com bom preço, sendo que pago R$ 5,90 o pcte c/ 20 folhas A4 (no atacado), e por enquanto a encadernação que faço é tipo "sanfona", então é necessário colar uma foto na outra, o que me possibilita a abertura 180º. Receio ter outro tipo de problema com essa cola, por exemplo, por ser spray as partículas de cola são bem finas e pode passar colar para o lado que a foto foi impressa.
Mas, valeu mesmo a sua boa vontade!! :ok:

Se alguém tiver mais alguma dica, ficarei muito grata.
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 16:38:32 por Bárbara Quedas »


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2009, 18:20:53
Bárbara

Uma vez apoiado o papel em uma superficie lisa e não derrapante, aplicando a cola de do centro para as bordas, o resultado fica perfeito, e se acontecer algum problema, nada que aconteceria ao aplicar qualquer tipo de cola com pincel. É como aplicar verniz.
Mas lembre-se que pra esse tipo de trabalho não pode ser qualquer cola. Necessariamente tem que ser uma cola acid-free, de Ph neutro pois qualquer papel tende a estragar em contato com adesivos.
Se vc puser um esqueminha aí de como é sua encadernação talvez possa surgir mais ideias
Outra coisa...qual papel você está usando?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2009, 20:34:43
Sra Barbara
Existem colas tanto em spray como em lata en lojas especializadas,
papelarias artisticas.
O sobrante de cola voce pode retirar com um pano seco, sem danificar o papel fotografico.
Eu ja usei muito,para montar retratos com paspartout.
Morando em Sao Paulo , no centro ha muitas lojas dessas, agora em outra cidade nao sei.
Abraco
Angelo.


Bárbara Quedas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2009, 23:42:40
Pessoal, usei a cola acid free, indicada pelo colega acima, e ocorreu o mesmo problema de manchas. Começo a desconfiar do papel (já me foi perguntado nesse tópico sobre o papel que utilizo, e é um alto brilho gramatura 180 à prova d'água da Máxima Impressão). Vou tentar o de gramatura 240, assim que fizer a experiência volto aqui para dizer o resultado.
Obrigada a todos pela colaboração.
Abraços


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2009, 00:06:59
Por que não usa cartões dupla face?
O ideal era revelação fotográfica mesmo porque a revelação por químico daria menos possibilidades de manchar as fotos também...


Bárbara Quedas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2009, 14:56:19
Já pensei em várias possibilidades,até mesmo no cartão dupla-face, mas vai encarecer muito o produto, ficando inviável para o público que atendo. Quando trata-se cliente com condições financeiras menos limitadas, mando fazer tudo fora, porém, não posso deixar de atender o público que conquistei.
Obrigada a todos pela atenção... e qdo eu encontrar uma solucação vou postar aqui.


Cristian de Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2009, 18:32:22
Existe  alguns albuns que são impressos no couchê , são bem baratos... veja no site da xeroxfoto..

abç
Nikon D40 lente  18-55mm e 50mm 1.8
http://cristiandesa.wordpress.com/


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2009, 03:01:11
E fita adesiva dupla face? Já tentou? :ponder:


Bárbara Quedas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2009, 22:27:48
Pessoal... antes de mais qualquer coisa quero agradecer a atenção de todos!!!
Bem, descobri q o q vinha manchando as  minhas fotos não era a cola, e sim o papel (180 g), suspeitei da tinta, então usei de outro fornecedor, aconteceu a mesma coisa e então comprei do mesmo fornecedo um papel 240g, fiz o mesmo procedimento e não tive mais o problema.
Achei melhor o papel com gramatura maior, pois além de não ocasionar manchas, ele fica completamente liso, não apresenta enrugamento mesmo utilizando a cola branca.

um abraço a todos.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2009, 08:30:15
Pessoal... antes de mais qualquer coisa quero agradecer a atenção de todos!!!
Bem, descobri q o q vinha manchando as  minhas fotos não era a cola, e sim o papel (180 g), suspeitei da tinta, então usei de outro fornecedor, aconteceu a mesma coisa e então comprei do mesmo fornecedo um papel 240g, fiz o mesmo procedimento e não tive mais o problema.
Achei melhor o papel com gramatura maior, pois além de não ocasionar manchas, ele fica completamente liso, não apresenta enrugamento mesmo utilizando a cola branca.

um abraço a todos.
VIVENDO E APRENDENDO
SUCESSOS!!!!!!!!!!!!!!
Abraço
Angelo.


cbfabbri

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
    • Chris Fabbri Fotografia
Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2009, 12:40:36
Barbara, que papel 240g é esse ?
voce imprime em jato de tinta ?  que marca de impressora e como o papel rende na questao da qualidade fotografica ?
abcs e obrigado.


jorgevasconcelos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2009, 14:59:36
Pessoal... antes de mais qualquer coisa quero agradecer a atenção de todos!!!
Bem, descobri q o q vinha manchando as  minhas fotos não era a cola, e sim o papel (180 g), suspeitei da tinta, então usei de outro fornecedor, aconteceu a mesma coisa e então comprei do mesmo fornecedo um papel 240g, fiz o mesmo procedimento e não tive mais o problema.
Achei melhor o papel com gramatura maior, pois além de não ocasionar manchas, ele fica completamente liso, não apresenta enrugamento mesmo utilizando a cola branca.

um abraço a todos.
não sei se vai achar isto no Brasil, talvez em SP. eu trouxe de NY
o 2 1/4. excelente! cola isenta de ácidos!

http://www.daige.com/rollataq.htm

ou

http://www.adorama.com/PILGS.html?searchinfo=photo+glue
boa sorte!