Autor Tópico: Minhas fotos do Formicivora littoralis no Bom Dia Brasil  (Lida 1757 vezes)

RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Online: 29 de Junho de 2009, 21:17:49
Hoje gravamos uma matéria em Cabo Frio, com a afiliada da
Globo, a INTERTV, falando a respeito das aves de lá e principalmente sobre o F.
littoralis que vai passar no Bom Dia Brasil.

Não pude falar nada a respeito dos pássaros que fotografo pois esta parte
ficou para a Ornitóloga Patricia Siqueira, da UFRRJ, radicada em Cabo
Frio.
Pensei em dar um outro rumo a minha parte mas isto não foi possível e só
soube das perguntas que responderia 2 minutos antes da gravação. Quiz falar algo diferente mas não foi aprovado. Fiz o que deu para fazer e como deu. Falar para a "telinha" não é bem minha praia e fiquei "meio" travado mas não pude me negar a fazer minha parte já que eles viram as fotos que fiz do F. littoralis e resolveram me incluir na matéria.
Desculpem a falta de intimidade com entrevistas mas... o que importa não é
minha parte mas o que vai ser dito sobre as aves da região.
Quando tiver a data da exibição aviso a vocês. Nem sei se quero ver.

Abraços,
« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 21:19:57 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2009, 23:14:19
parabéns pelo trabalho!
 :ok:

e manda pra gente sim, a entrevista.
Se eles postarem a notícia no site do Bom Dia Brasil, coloca aqui também!


Mas,
onde foi esse lugar? foi em alguma praia? Dunas?

Falando em natureza, que sei que vc gosta, ja ouviu o som de formiga andando???
Estava acampando há um tempo atrás, quando fui caçar banana pra comer e vi uma migração enooooorme de formigas. Eram inifinitas... milhares, bilhares,..
E, acredite se quiser, dava pra se ouvir o barulho das patinhas delas sobre as folhas secas!!!

É muito legal!


Ô Ruy,
vc entende de beija flor?
É porque eu não sei se esses bebedouros fazem bem à eles. Aqui em casa tinham 2 bebedouros, agora só tem 1.
Mas não sei. Talvez isso vicie o bicho.
Também, junto com o beija flor, bebem outro 9 passarinhos aparentemente de uma mesma família. Sempre andam juntos os 9.

O problema que eu vi é que o beija-flor começava a querer defender o bebedouro contra os 9 passarinhos. Voava em cima deles quando eles ameaçavam a chegar perto do bebedouro.

Esses bebedouros, de alguma forma, não fazem mal ao beija-flor, não?


Cadê o Alex Biólogo nessas horas? rs

-----obs.
a água do bebedouro não é com açucar normal..
eu coloco um tal de "trill"
« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 23:21:29 por Pedro Vilas Boas »


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2009, 03:01:25
Oi Pedro,
na região dos lagos tem uma extensão de mata de restinga toda fragmetada que soma uns 200 km2 onde habita o Formigueiro do Litoral. Em C.Frio o achei nas matas da Reserva da Ilha do Japonês(São comuns nas Conchas e Peró) e ele já deixou de estar classificado como criticamnte ameaçado para somente ameaçado pois sua população parece estar aumentando. De Saquarema até o Peró e depois num remanescente de mata em Tucuns(Búzios) nós o encontramos. Na praia do Vargas em Araruama eles já são mais comuns que pardal :assobi:

Não se preocupe com as brigas dos beija-flores pois eles são mesmo brigões e territorialistas. Aqui em casa dão corridas nas Cambacicas e na floresta não deixam em paz os Pintadinhos e Choquinhas de peito pintado e isto é a vida deles mesmo.

Quem já estudou muito sobre beija-flor ( Augusto Ruski se não me engano) diz que o melhor para eles é realmente água com açúcar mas tem que lavar muito bem todos os dias para eles não pegarem uns fungos que se desnvolvem nos bebedores e fatais para eles.

Este deslocamento em massa de formigas é conhecido como Formigas de correição e os pássaros adoram estes deslocamentos pois espantam animais que mostram sua presença e são prontamente atacados por eles.

É comum também ver alguns Arapaçús na floresta seguirem bandos de macacos se alimentando dos pequenos animais que fogem deles ou simplesmente caem das plantas arrancadas por eles em sua passagem.

Gde abraço!!!
« Última modificação: 30 de Junho de 2009, 03:02:34 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2009, 08:31:42
Ruy, parabéns pela matéria, quando sair disponibiliza para nós :D

Quem já estudou muito sobre beija-flor ( Augusto Ruski se não me engano) diz que o melhor para eles é realmente água com açúcar mas tem que lavar muito bem todos os dias para eles não pegarem uns fungos que se desnvolvem nos bebedores e fatais para eles.

Ele mesmo, o Augusto Ruschi, aqui perto(nem tanto) na Cidade de Santa Teresa-ES foi aberto por ele o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, que tem muita coisa arquivada sobre os estudos dele. Sobre os bebedouros realmente tem que ser muito bem lavado (com água morna*) por causa da ploriferação de fungos.

Na época da faculdade vi um artigo comentando a "ideal" higienização dos bebedouros, e os problemas de fazer mistura na concentração errada, vou ver se encontro e posto aqui.

« Última modificação: 30 de Junho de 2009, 08:32:21 por Oberdan Gomes »


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2009, 09:33:46
Oi Oberdan,
isso mesmo. Troquei umas letras no nome da FERA. Augusto Ruschi! Terra boa a sua. Perto da Nemosia rourei :ok: Fazenda Pindobas IV e Caetés.

Tenho parentes em Vitória e um dia vou por aí para fotografá-la.

Gde abraço
« Última modificação: 30 de Junho de 2009, 09:37:46 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2009, 09:42:25
Quando vier dá um toque que daqui de Linhares à Sta Teresa é um pulo

:)


jorgevasconcelos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2009, 10:00:39
Oi Pedro,



Este deslocamento em massa de formigas é conhecido como Formigas de correição e

Gde abraço!!!

já vi isso. notei que tava entrando muitos insetos prá dentro de casa, de repente, vi 2 aranhas, grandes e um escorpião, pequeno.quando fui lá fora!!! já ouvi falar que nem cobra fica no caminho!
abraços! Jorge


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2009, 12:06:59
Realmente. Nada fica em seu caminho :ok:

Abraço
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2009, 12:10:18
Quando vier dá um toque que daqui de Linhares à Sta Teresa é um pulo

:)

Pode deixar, vamos combinar sim :ok: Eu tenho um trabalho em PDF que o Pedro Develey da Save Brasil me mandou que tem muita coisa iteressante sobre o trabalho em cima delas. Não posso disponibilizar a pedido dele pois ainda não foi publicado, mas referência de localização vou usar na certa, sem repassar dados precisos a ninguém.

Abraços
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2009, 09:44:36
Hoje recebi um e-mail dizendo qua ainda falta a filmagem de alguns pássaros para poder ir ao ar a matéria.
Ainda não tem data marcada.
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ