Autor Tópico: Brasil: Mistura de Raças  (Lida 11098 vezes)

Groba

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
  • 😍👉 http://groba.me
    • groba.me
Resposta #15 Online: 21 de Setembro de 2005, 11:59:14
Citar
Olha ainda acho que dos povos que eu conheço o Brasileiro é um dos menos racistas, não conheço muitos povos que aceitam tão bem pessoas de outros países, de outras culturas e principalmente de outras religiões, se considerarmos os brasileiros racistas do que chamaremos os outros povos?
Penso da mesma forma que o Leo.
Graças a nossas origens temos maior facilidade em entender e aceitar outras culturas e raças.
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #16 Online: 21 de Setembro de 2005, 12:27:34
Citar
Olha ainda acho que dos povos que eu conheço o Brasileiro é um dos menos racistas, não conheço muitos povos que aceitam tão bem pessoas de outros países, de outras culturas e principalmente de outras religiões, se considerarmos os brasileiros racistas do que chamaremos os outros povos?
A resposta é simples: chamaremos também de racistas! O racismo brasileiro pode ser diferente, atuar de maneira diferente, (não ser) combatido de maneira diferente. Mas estabelecer uma hirerarquia, dizendo que aqui é melhor ou pior, é difícil. Se alguns dizem que aqui ele é mais leve (insisto que "velado" seria a palavra mais adequada), eu respondo que, justamente por isso, é mais difícil combater e, assim, se perpetua mais facilmente.  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #17 Online: 21 de Setembro de 2005, 12:53:43
Citar
A gente acaba levando sempre a discussão pro grupo negro x branco, mas ee acaba sendo mais amplo, as piadas nem sempre são o mais duro, mas sim ações como as citadas pelo Bruno, de forma velada fica difícil combater.

O que tem melhorado e muito a condição das minorias (negros, gays, deficientes físicos) é o surgmento de classe média nesses segmentos, o aumento do nível sócio-e^conômico desses grupos (em especial negro ao qual faço parte) faz com que de certa forma ocorra uma forma de tratamenteo diferenciada.

E vendo isso me vem outra pergunta na cabeça, o nosso racismo seria realmente racial (ou ligado a minorias) ou sócio-econômico? Pq o problema é com o pobre, o moleque da favela é mal tratado, se o negro está bem vestido, anda de carro e tal (pelo menos em sampa) sofre menos preconceito que o menino branco de chinelos e camiseta rasgada (não digo que não exista tal racismo, ele existe sim, mas estou apontando pra outro problema)

E nesse ponto enxergo algo igualmente grave, no geral, o brasileiro dos grandes centros se preocupa muito mais com o que a pessoa tem do que com o que ela realmente é, afinal se é pobre tem algo errado e ai cai em outro grupo, ou é preto, ou é bicha, ou é drogado, ou é vagabundo ou qualquer outra alcunha, o filho do rico é apenas rico e apresenta problemas de família, tadinho (fala de sala dos professores)
O racismo não se resume aos negros pobres, não. Vai muito além disso. Piadas racistas, por exemplo. Que relação elas têm com classe? Só posso apontar uma: além de associarem os negros à bandidagem, vagabundagem, ignorância e outras coisas, assume de antemão que todos são pobres. Conheço alguns negros de classe média e garanto que o racismo não acaba. Ele só pode ser contido se, por algum motivo, o racista ficar com medo de tomar um processo devido à condição que os negros de classe média têr de arrumar um advogado. Ainda assim, trata-se de racismo contido, não extinto. Inclusive, já existem até expressões racistas para se referir aos negros que conseguem, após muito esforço, alcançar uma posição social mais elevada.
Outra coisa: diversos estudos apontam que existem apenas três forma de ascenção social para os negros brasileiros: se destacar nos esportes, na arte ou na educação. Os primeiros exemplos são fruto de vitórias individuais. No último caso, trata-se sempre de um grande esforço familiar, que concentra seus esforços e economias na educação de um dos filhos, por não ter condições de propiciá-la aos demais membros da família. E, infelizmente, esse filho que consegue estudar é aquele que será sempre o "único": o único negro na escola particular, o único negro do curso de inglês e o único negro na faculdade. A ascenção social pela via da promoção no emprego, estatisticamente, não ocorre com os negros. Por um motivo simples: RACISMO! Por mais que o negro se destaque no seu trabalho, a chance dele ser promovido à uma posição de maior destaque é baixíssima. O que ocorre, invariavelmente, é a promoção do seu colega branco.
O que ocorre, para finalizar, é o contrário: não é a baixa renda dos negros que determina o racismo, mas é o fruto do racismo que mantém a maioria negra nas classes baixas!
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #18 Online: 21 de Setembro de 2005, 13:04:12
Citar
Bruno,

Não estou dizendo que o racismo acabou, ainda é raro vermos garçons negros, vendedores de shopping também é muito difícil. O que estou dizendo é houve uma grande melhora, hoje em dia é mais difícil ver uma pessoa assumir o seu racismo, sob pena de ser criticado (na minha frente não fala). Eu fico puto quando vejo o Faustão dizendo que o racismo no Brasil é pior do que o dos EUA, ele diz isso pq não é um negro (ou latino) americano, o que fico mais puto ainda é que ele generaliza, como se todos os brasileiros fossem racistas (assim como ele fala que a classe artististica não presta e somente o ator que está na frente dele é que é a "grande figura humana, tanto no pesoal como no profissional").
Marcelo, repare que iniciei o post reconhecendo que há um avanço. Apenas destaquei o fato de que isso não é suficiente e de que a verbalização nunca foi o traço mais problemático do racismo brasileiro.

Outra coisa: quando dizem que o racismo brasileiro é pior, isso se refere ao seu combate. É fato que o racismo é muito mais difícil de ser combatido no Brasil do que em outros países (mas se assemelha muito aos demais Estados da América Latina). Prova disso está aqui mesmo: a ideologia brasileira fornece uma série de subterfúgios que fazem com que seja extremamente difícil levantar a questão do racismo sem que se tenha antes que "provar" que ele existe. Em princípio, todos pensam que o problema não é tão grave assim, que o motivo da discriminação é outro, que o brasileiro é "afável por natureza".
Um dado simples: alguém aqui já viu algum caso de racismo explícito (notem que não estou nem falando do racismo velado) acabar com a prisão do acusado pelo período que determina a lei?
Só digo uma coisa: se o brasileiro é afável, ele o é em relação aos racistas, não aos negros (e aqui poderia falar dos argentinos, dos judeus, dos árabes, etc...).  


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #19 Online: 21 de Setembro de 2005, 14:10:05
Bruno,

A gente pensa bem parecido quanto ao racismo, temos um pouco de diferenças em relação ao tamanho desse preconceito.

Isso pode ser por morarmos em estados diferentes, dizem (não sei se é verdade) que o preconceito é maior na região sul do brasil.

Aqui hoje em dia os racistas têm uma dificuldade maior em assumir o seu racismo, não acabaram os racistas, mas isso mostra que os não racistas não admitem mais conviver com esse preconceito.

Acho também que o preconceito contra o pobre é muito grande no Brasil, com isso não quero dizer que não haja um preconceito maior ainda contra os negros pobres.

Sou contra qualquer tipo de preconceito, fico muito puto por todo muito achar muito normal piadas de português.


Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Setembro de 2005, 15:00:44
Muito bom! Parabéns a todos!


Duardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
    • http://www.duborges.nafoto.net
Resposta #21 Online: 21 de Setembro de 2005, 16:24:50
Muito bonitas essa imagem, muito show, curti muito.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #22 Online: 21 de Setembro de 2005, 17:38:05
Pantoja,

Eu gostei mto... Se vc puder me mandar no e-mail do GMail.... (fernandopaes at gmail)... Vou mandar revelar no proximo lote que eu mandar fazer.

A proposito, voce identificou a parte da foto que vc enviou? Eu identifiquei a minha!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 21 de Setembro de 2005, 18:05:45
Eu identifiquei tbm. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


professorpantoja

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • "Eu sou o pão da vida" Jo 6:48
Resposta #24 Online: 21 de Setembro de 2005, 22:44:53
galera eu tb curti a imagem a certo ponto...  pois minha mente viajou várias vezes...  em certos pontos pensei em parar e voltar do inicio e retomar o trabalho..  mas resolvi seguir minha intuiçao e nao parei...  fui indo e olhando por varias vezes todas as imagens e tentando encaixar mentalmente as partes e qdo batia uma "luz" com relação a alguma parte eu a colocava !

e assim foi indo...  fico extremamente FELIZ por vcs terem gostado e por mim podem usar onde quiserem...  penna nao ter uma versão em ALTA como querem...

bem esse foi mais um problema q enfrentei..  A RESOLUÇÃO, pois algumas fotos em altima resolução e nitidez e outras nao tanto..  isso dificultou um poko .. mas aceitei o desafio neh? fazer o q?


ehehee


GALERA foi um prazer estar participando desse mural e dessa grande discussão sobre raças!!  pow vcs são 10 ..


quem quiser entrar em contato to aki esperando...

fabio_pantoja at hotmail


me adicionem aeeeeeee

Leo se precisar conversar comigo manda um mail ou adiciona ok?



T+ gente

vamos fazer outro depois hein!!!
somente Jesus salva liberta e manda para o céu!


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #25 Online: 21 de Setembro de 2005, 23:04:11
Eu tambem reconheci :P

Cara, ficou diferente do que eu havia pensado, mas a qualidade ficou alem do que imaginava! Ficou muito bom mesmo!!!

Bem, se precisar, minha permicao esta dada: Leo, pode usar sem problemas.

E manda na qualidade maxima que voce conseguiu montar pra mim tambem! Ja tem meu email :)

Mas e ai, ja que curtiram a ideia, que tal um novo trabalho em conjunto? Comentei com um amigo meu artista (pintor) e ele disse que ja fez um trabalho fotografico com amigos dele parecido: todos eram da mesma cidade, e o tema era uma praca. Todos foram na praca e tiraram uma foto, com o fotografo no centro da praca, e a foto olhando para fora. Resultado? Fizeram uma enorme panoramica 360 graus da praca, depois ampliaram e circularam a praca com a panoramica. Gostaria de ter visto o resultado...
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #26 Online: 21 de Setembro de 2005, 23:11:52
Deve ter ficado louco pacas, eu particularmente adorei o rosto, é uma pena não ter em alta poderia ser até exposto isso se tivesse em alta.
:)

Penso que tinhamos que fazer algo diferente do que já fizeram, como fizemos o rosto, essa mistura toda deu um charme especial à foto, ficou genial.
Eu particularmente gostei muito.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2005, 23:12:41 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Fabiano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • Fotografo Porto Alegre
Resposta #27 Online: 21 de Setembro de 2005, 23:17:31
Meu, ficou muito bom mesmo!!

Antes de ver a foto, fiquei aqui imaginando recortes perfeitos para montar um rosto. Como somos acostumados a ver. E acabou sendo o oposto. Parece que foi recortado assim, quadradão mesmo e colado os pedaços uns sobre os outros não se importando muito em suavisar as partes da face. Genial!!

Consegui identificar perfeitamente um pedaço da foto que mandei.

Parabéns professorpantoja  :thmbup:  

Basta se dedicar e mandar sempre fotos, pelo menos 1 vez por semana, com certeza você compra um corpo ZERO todo o ano!! Quer apostar?
Visite http://dicas-shutterstock.blogspot.com/
Dúvidas, mande MP!!


professorpantoja

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • "Eu sou o pão da vida" Jo 6:48
Resposta #28 Online: 22 de Setembro de 2005, 15:21:33
fico contente mesmo pessoal ... espero q possamos fazer um outro... ai vcs me mandam as imagens em alta (uns 2000x3000 px) q teremos um result maior para q possam imprimir e tal...  s[o q igual a esse nunca mais..  pode ser pior ou melhor igual NUNCA !!

[e a vida neh?


 
somente Jesus salva liberta e manda para o céu!


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #29 Online: 22 de Setembro de 2005, 22:20:33
Fábio Pantoja!!!!!!!!!!!!!!!

Caramba, ficou excelente!

Nunca poderia imaginar que poderia agregar imagens diferentes de maneira tão harmônica.

Lembro que eu pensei em te mandar outra foto por causa do ângulo dela. Mas que nada, você nos surpreendeu a todos de forma fantástica.

Podemos inventar uma outra "diversão" dessas.

Antes que eu me esqueça! P A R A B É N S ! ! ! ! !

Melão
Visitem meu flickr