Autor Tópico: Brasil: Mistura de Raças  (Lida 10997 vezes)

professorpantoja

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • "Eu sou o pão da vida" Jo 6:48
Online: 21 de Setembro de 2005, 00:17:41
Brasil: mistura de Raças


galera nosso mural ta aki... espero q vcs gostem ..  e se tiver que criticar nao tenham papa na lingua...  vamos debater agora sobre essa arte em conjunto..

vcs tão de parabens pelas boas fotos mandadas..


 :thmbup:


abraços !!!!!!!!

------------------------
EDITADO PARA ADICIONAR O POST DIRETO DA FOTO.



Link de onde nasceu a idéia:
Proposta de trabalho em conjunto
« Última modificação: 21 de Setembro de 2005, 01:15:44 por Leo Terra »
somente Jesus salva liberta e manda para o céu!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2005, 00:25:01
Gostei do resultado.

Mas, diante do tema, sou obrigado a dizer que gostaria mais ainda se essa fábula da integração racial brasileira não ficasse só na ideologia...

Abraços!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2005, 00:36:59
Citar
Gostei do resultado.

Mas, diante do tema, sou obrigado a dizer que gostaria mais ainda se essa fábula da integração racial brasileira não ficasse só na ideologia...

Abraços!
Concordo com o que vc diz Bruno, mas esse resultado só poderá ser atingido com muito trabalho e discussão, como educador vejo esse tipo de valor com mais importância do que a dita matéria de vestibular.


E Pantoja, parabéns pelo Trabalho, ficou bem legal!!!
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2005, 00:45:23
Citar
Citar
Gostei do resultado.

Mas, diante do tema, sou obrigado a dizer que gostaria mais ainda se essa fábula da integração racial brasileira não ficasse só na ideologia...

Abraços!
Concordo com o que vc diz Bruno, mas esse resultado só poderá ser atingido com muito trabalho e discussão, como educador vejo esse tipo de valor com mais importância do que a dita matéria de vestibular.


E Pantoja, parabéns pelo Trabalho, ficou bem legal!!!
Com certeza! Sem muuuuito trabalho, não tem jeito. Eu (ainda) não sou educador, mas já trabalho há três anos nessa área, na universidade e em um grupo de cultura Afro de Porto Alegre. Entretanto, está claro para mim que a mudança nesse quadro não interessa à elite brasileira. Mas algum dia eles terão que engolir, porque a situação não pode ficar assim para sempre.

Abraços!


Ps.: desculpe estar falando de outras coisas que não o trabalho fotográfico feito pelos colegas. Mas, para mim, isso é inevitável.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2005, 01:10:52
Citar

Com certeza! Sem muuuuito trabalho, não tem jeito. Eu (ainda) não sou educador, mas já trabalho há três anos nessa área, na universidade e em um grupo de cultura Afro de Porto Alegre. Entretanto, está claro para mim que a mudança nesse quadro não interessa à elite brasileira. Mas algum dia eles terão que engolir, porque a situação não pode ficar assim para sempre.

Abraços!


Ps.: desculpe estar falando de outras coisas que não o trabalho fotográfico feito pelos colegas. Mas, para mim, isso é inevitável. [/quote]
 Bruno, nem acho que esse tipo de comentario fuja da fotografia, mesmo pq um trabalho como o que foi pensado fazer só tem sentido se levar a disucssões como esta, quem é o brasileiro? Porque é tão difícil montar uma forma harmoniosa com as diferentes feições do nosso povo? Temos que aceitar e curtir essa diferença que apresentamos e o trabalho proposto está ai pra isso, como exercício fotográfico e de arte visual ele acaba tendo pouco valor (não estou menosprezando a atividade galera só lembrando dos motivos da sua realização)
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2005, 01:11:04
CARAMBA GENIAL.
:)
AMEI.
Posso colocar no meu portfólio?
Só gostaria de saber o nome de todos os participantes do projetoe para creditar e que todos autorizassem.
:)

Eu realmente gostei muito, me mande em alta pantoja nmcmahain at gmail ;)


Olha superou minhas espectativas, um trabalho como esse merece ser o tema do fórum como um todo, na verdade nós sempre dicutimos o fórum como um espaço para a fotogrfia brasileira, é uma idéia que nós discutimos na moderação a tempos, e esse quadro ficou genial, Se vc puser entrar em contato comigo tbm Pantoja eu queria lhe fazer uma proposta interessante.
:)
 
« Última modificação: 21 de Setembro de 2005, 01:13:37 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2005, 01:16:42
Citar
Citação de: Bruno Gomes,21 Sep 2005, 01:45 AM

Com certeza! Sem muuuuito trabalho, não tem jeito. Eu (ainda) não sou educador, mas já trabalho há três anos nessa área, na universidade e em um grupo de cultura Afro de Porto Alegre. Entretanto, está claro para mim que a mudança nesse quadro não interessa à elite brasileira. Mas algum dia eles terão que engolir, porque a situação não pode ficar assim para sempre.

Abraços!


Ps.: desculpe estar falando de outras coisas que não o trabalho fotográfico feito pelos colegas. Mas, para mim, isso é inevitável.
Bruno, nem acho que esse tipo de comentario fuja da fotografia, mesmo pq um trabalho como o que foi pensado fazer só tem sentido se levar a disucssões como esta, quem é o brasileiro? Porque é tão difícil montar uma forma harmoniosa com as diferentes feições do nosso povo? Temos que aceitar e curtir essa diferença que apresentamos e o trabalho proposto está ai pra isso, como exercício fotográfico e de arte visual ele acaba tendo pouco valor (não estou menosprezando a atividade galera só lembrando dos motivos da sua realização) [/quote]
 Concordo plenamente!


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2005, 01:22:51
Como eu disse no meu primeiro post, já me sentia muito confortável por aqui, agora estou à vontade mesmo! Pode ser que haja diferenças entre as pessoas de cores e culturas diferentes, mas pode ter certeza que por mais diferentes que possamos nos parecer, temos muito (mas é muito mesmo) mais coisas em comum.
:clap:  :clap:  :clap:  
:thmbup:  :thmbup:  :thmbup:  


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2005, 01:34:51
Em primeiro lugar parabéns a todos os envolvidos, principalmente ao Prof. Pantoja.

Quanto ao racismo acho que ele ainda é muito acima do que eu gostaria (na verdade eu gostaria que ele não existisse), mas eu acho que o preconceito diminuiu muito no Brasil.

Me lembro quando era mais novo a quantidade de piadas e comentários racistas, antes do advento da Internet existiam imbecis que multiplkicavam piadas racistas através de xerox. Naquela época era muito dificil ver um relacionamento sério interracial ( o branco que engravidada uma negra e "vazava" não conta ).

Vi no esporte dois exemplos de que o racismo já não é admitido:

1 - O técnico (Marcel) de um time de basquete de São paulo chamou o jogador (Almir) do Flamengo de macaco, logo após esse time foi jogar contra o maior rival do Flamengo (o Vasco) e o Marcel foi hostilizado pela torcida aos gritos de racista.

2 - Em um jogo de futebol do Vasco, um torcedor chamava o juiz de xingamentos racistas, um grupo na mesma hora se revoltou e obrigou o cara parar com os xingamentos.

Lógico que temos muito o que melhorar, mas acho que pelo menos estamos melhorando.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2005, 01:55:23
Citar
Em primeiro lugar parabéns a todos os envolvidos, principalmente ao Prof. Pantoja.

Quanto ao racismo acho que ele ainda é muito acima do que eu gostaria (na verdade eu gostaria que ele não existisse), mas eu acho que o preconceito diminuiu muito no Brasil.

Me lembro quando era mais novo a quantidade de piadas e comentários racistas, antes do advento da Internet existiam imbecis que multiplkicavam piadas racistas através de xerox. Naquela época era muito dificil ver um relacionamento sério interracial ( o branco que engravidada uma negra e "vazava" não conta ).

Vi no esporte dois exemplos de que o racismo já não é admitido:

1 - O técnico (Marcel) de um time de basquete de São paulo chamou o jogador (Almir) do Flamengo de macaco, logo após esse time foi jogar contra o maior rival do Flamengo (o Vasco) e o Marcel foi hostilizado pela torcida aos gritos de racista.

2 - Em um jogo de futebol do Vasco, um torcedor chamava o juiz de xingamentos racistas, um grupo na mesma hora se revoltou e obrigou o cara parar com os xingamentos.

Lógico que temos muito o que melhorar, mas acho que pelo menos estamos melhorando.
Isso é sem dúvida um avanço. Mas o problema brasileiro sempre foi o racismo não verbalizado. É o cara que vai contratar uma pessoa e, diante de dois candidatos com currículos idênticos, um branco e um negro, escolhe o branco; é a senhora que, ao pegar o elevador "social" do seu prédio junto com um negro, fica indignada e manda ele se dirigir ao elevador de "serviço"; é porteiro que não barra nenhum branco que entra no prédio mas, quando entra um negro, o mesmo é barrado e só pode se dirijir ao seu destino após ser cuidadosamente interrogado; é o policial que, no dia do vestibular, vê alguns brancos correndo para não chegarem atrasados e não faz nada, mas pára os dois negros que correm pelo mesmo motivo, coloca-os na parede sob a mira do revólver, agride-os com chutes e acusa-os de ladrões (isso correu em Porto Alegre no último vestibular da UFRGS, os dois estudantes parderam a prova e foram desclassificados do vestibular; segundo declaração do comandante na PM, o polícia não fez nada de errado, apenas cumpriu com o seu "dever"; obviamente, ninguém recebeu qualquer punição); são os empresários que pagam "x" para um funcionário branco e "x/2" para um funcionário negro que executa a mesma função; E, infelizmente, ainda poderia ficar dias citando mais e mais exemplos de como o racismo se perpetua no Brasil sem que ninguém responda por nada...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2005, 08:56:48
Olha ainda acho que dos povos que eu conheço o Brasileiro é um dos menos racistas, não conheço muitos povos que aceitam tão bem pessoas de outros países, de outras culturas e principalmente de outras religiões, se considerarmos os brasileiros racistas do que chamaremos os outros povos?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #11 Online: 21 de Setembro de 2005, 10:19:52
Bruno,

Não estou dizendo que o racismo acabou, ainda é raro vermos garçons negros, vendedores de shopping também é muito difícil. O que estou dizendo é houve uma grande melhora, hoje em dia é mais difícil ver uma pessoa assumir o seu racismo, sob pena de ser criticado (na minha frente não fala). Eu fico puto quando vejo o Faustão dizendo que o racismo no Brasil é pior do que o dos EUA, ele diz isso pq não é um negro (ou latino) americano, o que fico mais puto ainda é que ele generaliza, como se todos os brasileiros fossem racistas (assim como ele fala que a classe artististica não presta e somente o ator que está na frente dele é que é a "grande figura humana, tanto no pesoal como no profissional").
 


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2005, 10:35:38
A gente acaba levando sempre a discussão pro grupo negro x branco, mas ee acaba sendo mais amplo, as piadas nem sempre são o mais duro, mas sim ações como as citadas pelo Bruno, de forma velada fica difícil combater.

O que tem melhorado e muito a condição das minorias (negros, gays, deficientes físicos) é o surgmento de classe média nesses segmentos, o aumento do nível sócio-e^conômico desses grupos (em especial negro ao qual faço parte) faz com que de certa forma ocorra uma forma de tratamenteo diferenciada.

E vendo isso me vem outra pergunta na cabeça, o nosso racismo seria realmente racial (ou ligado a minorias) ou sócio-econômico? Pq o problema é com o pobre, o moleque da favela é mal tratado, se o negro está bem vestido, anda de carro e tal (pelo menos em sampa) sofre menos preconceito que o menino branco de chinelos e camiseta rasgada (não digo que não exista tal racismo, ele existe sim, mas estou apontando pra outro problema)

E nesse ponto enxergo algo igualmente grave, no geral, o brasileiro dos grandes centros se preocupa muito mais com o que a pessoa tem do que com o que ela realmente é, afinal se é pobre tem algo errado e ai cai em outro grupo, ou é preto, ou é bicha, ou é drogado, ou é vagabundo ou qualquer outra alcunha, o filho do rico é apenas rico e apresenta problemas de família, tadinho (fala de sala dos professores)
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #13 Online: 21 de Setembro de 2005, 10:44:25
Aliás Pessoal, aproveitando o calor da discusswão levantada pelo tópico.

O que faremos com a imagem pronta (belo trabalho do Pantoja, aliás)? Vai ser exposto em algum lugar? quem vai ver? Acho que deu pra perceber que ela pode ser bem aproveitada.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Groba

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
  • 😍👉 http://groba.me
    • groba.me
Resposta #14 Online: 21 de Setembro de 2005, 11:56:01
Galera,

parabéns!!!
Ficou fantástico. Adorei.

Pena que me enrolei e não participei :(