Autor Tópico: fundo desfocado ajuda  (Lida 6542 vezes)

annearanda@hotmail.com

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 30 de Junho de 2009, 10:17:21
ola pessoal... comprei uma canon s5, e gostaria de aprender a fazer a foto com o fundo desfocado..

como nesta foto http://www.flickr.com/photos/markisy/3074175369/

ja li o manual, mas nao consegui....

se puderem em ajudar.. =)

obrigada
« Última modificação: 30 de Junho de 2009, 10:40:39 por Leandro Federsoni »


Cadu Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2009, 10:38:14
não conheço a camera, mas o lance de desfocar fica por conta de um "f" apropriado.
fotografar em f1.4, f1.8, f2.8, até f3.5 você consegue esse tipo de efeito.

Quanto maior o numero, mais focada vai ser imagem no geral.

Exemplo, imagine uma foto do rosto de uma pessoa, se você tiver uma lente pra fotografar em f1.4, se voce focar a ponta do nariz de uma pessoa, provavelmente a parte dos olhos ficarão desfocados, se você fotografar em f7 ou mais, o rosto todo ficará focado, provavelmente até as orelhas e cabelos.


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2009, 10:39:22
Anne, bom dia

Bom acredito que para voce ter esse efeito de desfoque no segundo plano com uma Ultra Zoom (no caso a sua Canon S5) voce deverá utilizar-la em modo Manual (M) ou Prioridade de Abertura (Av), e utilizar um valor de f/x baixo (maior abertura) por exemplo f/3.5, a relação é mais ou menos a seguinte:

Quanto menor o valor de f/x (Maior a abertura) menor a profundidade de campo (que fará entre outras coisas o desfoque do segundo plano)
Quanto maior o valor de f/x (Menor a abertura) maior a profundidade de campo (que fará com que tenha foco em todo o plano)

Espero que nao lhe complique mais, nem que eu tenha falado asneira, e se eu falei por favor me corrijam :ponder:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2009, 10:43:36
Alem da abertura maior da lente com ja falado acima....usa distância focal grande, ou seja, zoom no máximo e aproxima o objeto principal da camera.

Valeu


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2009, 12:53:00
(...) zoom no máximo e aproxima o objeto principal da camera.

Valeu

Isso  :ok:
Em uma ultrazoom apebas utilizar f2.8 não é o bastante, tem que usar o máximo de zoom possível e aproximar o máximo da câmera também


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2009, 18:07:50
Conforme já dito pelos colegas, as variáveis para se desfocar o fundo são:
1. Distância Focal utilizada
2. Abertura utilizada
3. Distância do objeto fotografado

Vale lembrar que em digitais compactas as lentes possuem uma distância focal curta devido ao tamanho reduzido do sensor (na sua deve ser 6-72mm), em consequência disso é muito mais difícil desfocar o fundo com uma compacta, portanto deve sempre procurar utilizar a maior distância possível e ficar sempre próximo ao assunto, e assegurar que a abertura esteja no maior valor possível (ou próximo dele), porém correrá o risco do assunto ficar muito fechado.
No entanto o resultado de fundo desfocado de uma compacta difícilmente (pra não dizer nunca) atingirá a proporção de desfoque de uma DSLR com sensor APS-C, ou Full Frame e SLR analógicas, justamente por essa diferença entre distância focal e tamanho do sensor.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2009, 09:39:25
Honestamente? Nessas super zooms basta dar o máximo de zoom possível, mantendo o fundo distante (e o assunto próximo!). Vai desfocar bem sempre, independente da abertura no caso desse tipo de câmera (com as reflex isso muda de figura!).
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


mauricio jordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • mauricio jordan
Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2009, 13:14:50
Honestamente? Nessas super zooms basta dar o máximo de zoom possível, mantendo o fundo distante (e o assunto próximo!). Vai desfocar bem sempre, independente da abertura no caso desse tipo de câmera (com as reflex isso muda de figura!).
Eh isso aí.


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2009, 16:10:08
Veja nessa foto que também usei uma UZ SONY H5 e consegui um fundo desfocado, mas com bastante zoom.
http://www.flickr.com/photos/conrad_kleinschmidt/2893174788/


thiagotoaki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2009, 19:04:12
Eu mesmo tenho uma 20D com uma boa lente Tele...mas na camera sempre existiu um botaozinho que segundo o manual era para visualizar a profundidade de campo...fica do lado esquerdo da onde encaixa a lente, um pouco para baixo. E nunca soube usá-lo...risos...

Thiago Abreu
Canon EOS 40D + Lente Canon 24-70mm f/2.8 + Lente Canon 70-200mm f/2.8 + Canon Speedlight 580EX II

Flickr: thiagotoaki


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2009, 23:26:33
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Conrad Kleinschmidt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
    • picasa
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2009, 17:53:15
...mas na camera sempre existiu um botaozinho que segundo o manual era para visualizar a profundidade de campo...fica do lado esquerdo da onde encaixa a lente, um pouco para baixo. E nunca soube usá-lo...risos...




Tenho uma Rebel XSi e também tem esse botão de vizualização de profundidade, mas não sei usar, rsrs!
Se alguém souber explicar bem isso aí seria interessante. Porque é lamentável vc ter um equipamento e não saber usar os recursos dele.


Hudson

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2009, 13:42:36
Eu mesmo tenho uma 20D com uma boa lente Tele...mas na camera sempre existiu um botaozinho que segundo o manual era para visualizar a profundidade de campo...fica do lado esquerdo da onde encaixa a lente, um pouco para baixo. E nunca soube usá-lo...risos...



Somos 2 então, e olha que eu já tentei de várias formas... Eu uso ôculos não sei se isso atrapalha, mas não vejo mudança alguma ao apertar esse botão com diferntes F/stops.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2009, 16:36:39
Somos 2 então, e olha que eu já tentei de várias formas... Eu uso ôculos não sei se isso atrapalha, mas não vejo mudança alguma ao apertar esse botão com diferntes F/stops.
Com as lentes escuras que hoje em dia vêm com as câmeras, é de fato pouco perceptível, principalmente se o objeto estiver perto, pois as lentes eletrônicas ficam abertas todo o tempo, exceto quando se aperta este botão. Se você está prevendo o DOF dela toda aberta, ele já é igual ao que você vê normalmente.



Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2009, 17:57:52
Outro fator que dificulta a visualização da profundidade de foco é a tela matte usada nos viewfinders das câmeras. Ela aumenta a quantidade de luz que chega no view mas faz com que a profundidade de foco pareça com uma abertura em torno de f5,6 ou menor, mesmo com lentes mais claras.
Dá para perceber isto facilmente colocando-se uma lente f2, por exemplo, e ir mudando a abertura e ver que a profundidade de foco não parece mudar no viewfinder.
http://www.dphotoexpert.com/2007/09/21/live-view-versus-the-cheating-dslr-viewfinder/
« Última modificação: 28 de Agosto de 2009, 18:00:04 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams