Autor Tópico: O que devo saber?  (Lida 5986 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 01 de Julho de 2009, 21:02:26
Pois bem.

Como muitos sabem, tenho uma lumix lx1. E deu-me vontade de fazer um video usando-a. Esta é a condição 1... não pretendo obter outra cãmera nem nada, só quero usar o que já tenho.

Pois bem... percebi que a dita cãmera é totalmente automática ao filmar. Isso não me atrapalha muito, pois a filmagem que imaginei é com cena parada e câmera idem. Minhas questões são mais referentes à qualidade da imagem que se pode obter, e entendi que como não posso controlar a câmera, tenho de controlar o externo para fazer a câmera trabalhar como desejo.

Pelo que entendi, manipulando a câmera, o único parâmetro que me é acessível é o White Balance. Mas imagino que se encher de luz a cena, obrigarei a cãmera a trabalhar em ISO baixo. Pretendo, assim, anteriormente testar a câmera em modo fotográfico Auto até verificar que ela está usando ISO mínimo. Imagino que se assim fizer, ela ao filmar também adotará ISO mínimo ou perto disso.

Alguém tem algo mais a dizer que possa me ser útil?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2009, 14:42:16
A LX1 tem AE Lock no modo de filmagem? É isso o que eu uso quando quero fazer um vídeo com a DP1.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2009, 14:59:06
Pelo que entendi, manipulando a câmera, o único parâmetro que me é acessível é o White Balance. Mas imagino que se encher de luz a cena, obrigarei a cãmera a trabalhar em ISO baixo. Pretendo, assim, anteriormente testar a câmera em modo fotográfico Auto até verificar que ela está usando ISO mínimo. Imagino que se assim fizer, ela ao filmar também adotará ISO mínimo ou perto disso.

Ela costuma diminuir a sensibilidade a medida que aumenta a luz mesmo, mas é ruim pois é tudo automático e não mostra nem o valor de ISO q está usando.

A idéia é boa, experimenta deixar no modo 100% automatico nas fotos até chegar no ISO mínimo.

Ela nao tem nem compensacao EV pra filmagem?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2009, 17:21:18
A LX1 tem AE Lock no modo de filmagem? É isso o que eu uso quando quero fazer um vídeo com a DP1.

Não, não tem. Mas isso não me importa muito, pois como vou fazer um video que é basicamente alguém sentado numa mesa falando (eu mesmo), basta escolher a cor da camiseta para regular a fotometria do resto.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2009, 17:23:20
A idéia é boa, experimenta deixar no modo 100% automatico nas fotos até chegar no ISO mínimo.

É exatamente esta a idéia, Leandro. E para escolher a fotometria, como o centro da imagem deve ser minha camisa, escolho uma camisa do tom que produzir a fotometria desejada globalmente, pois uma das coisas que funciona em video é a fotometria pontual.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2009, 10:57:03
É exatamente esta a idéia, Leandro. E para escolher a fotometria, como o centro da imagem deve ser minha camisa, escolho uma camisa do tom que produzir a fotometria desejada globalmente, pois uma das coisas que funciona em video é a fotometria pontual.

Depois conte-nos se a ideia é válida. :ok:

Eu tenho pensado bastante em pegar uma LX3 que tem uma resolução interessante de filmagem 720p pra assistir em TVs HD, mas acho que vou esperar um pouco mais por ter esperança de uma LX4 com filmagem mais manual (ISO / Abertura / Zoom /AF) e até quem sabe com um sensor ainda maior, até mesmo um 4/3....apenas esperança mesmo.

Valeu


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2009, 13:18:05
Trta-se do seguinte, Leandro.

Semana que vem vou dar uma palestra sobre composição na ESDI-UERJ, e fiquei com vontade de filmar para editar e fazer um video. Acho que o assunto pode interessar a mais alguém, e a palestra sempre será uma exposição mais estruturada.

Mas comecei a pensar a respeito e cheguei à conclusão que a melhor solução seria fazer a palestra e depois gravar um video, pois poderia gravar cada parte, etc. Pretendo fazer o video em 720p, mas para isso vou criar um frame maior dentro do qual estará o frame da filmagem, e a parte que sobrar será usada para desenhos ou fotos que ilustrem as idéias expostas. Com isso conseguirei fazer tela completa mesmo a cãmera gravando 480p.

Pretendo comprar um pequeno e vagabundo microfone de lapela e gravar o audio com o netbook, sincronizando depois.

Basicamente, a cena única será eu mesmo sentado ou de pé contra um fundo, pelo que dará para controlar todos os fatores externos de modo a manter a câmera trabalhando em sua melhor possibilidade.

Mas são estudos ainda. Estou sendo atraído pelo video, coisa que nunca me atraiu antes. Só que descobri que minha atração não é pela filmagem em si, e sim pela produção de videos estruturados e com sentido.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2009, 22:15:21

Pretendo comprar um pequeno e vagabundo microfone de lapela e gravar o audio com o netbook, sincronizando depois.


Como você pretende sincronizar?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2009, 10:47:05
Batendo palmas?


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2009, 22:26:53
Batendo palmas?

hehe...isto é que é claquete manual. Boas gravações