Autor Tópico: Regras de fotografia para idiotas  (Lida 3392 vezes)

alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Online: 02 de Julho de 2009, 10:19:28
Claro que hesitei entre meter isto aqui ou em papo furado, mas, pensando bem, isto tem mesmo a ver com fotografia. Seja como for se os moderadores acharem que não...

http://gawno.com/2009/05/78-photography-rules/

 :ok: :D :worship:
« Última modificação: 02 de Julho de 2009, 10:19:53 por alfarrob »
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2009, 10:46:17
Muito boa as Regras

12 - Não enfiar o dedo na frente da objetiva, 15 - Lembrar de tirar a tampa da lente!  :worship:

A Regra 58 seriam os testes do Panning Rotacional do LuizNdo?  :ponder:
« Última modificação: 02 de Julho de 2009, 10:47:08 por Oberdan Gomes »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2009, 13:09:21
Claro que hesitei entre meter isto aqui ou em papo furado, mas, pensando bem, isto tem mesmo a ver com fotografia. Seja como for se os moderadores acharem que não...

http://gawno.com/2009/05/78-photography-rules/

 :ok: :D :worship:

Tirando o título (que remente à sala papo furado), gostei das lições (bem compatível com esta sala). Por mim fica aqui mesmo.
« Última modificação: 02 de Julho de 2009, 23:16:04 por Kika Salem »


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2009, 21:56:58
não entendi a relação disto:

Tirando o título (que remente à sala papo furado), gostei das lições (bem compatível com esta sala). Por mim fica aqui mesmo.

com isto aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=32053.msg302672#msg302672

principalmente, referente à regra que não se deve fazer nº 7 ..


ou 12  ou 8 (que seja).. ou 9..


ou a 70! (when you photograph in color, it shouldn't look black and white)
alguém me explica essa frase? Ou fotografo é um ser depressivo e tudo pra ele é cinza, como dizem?


a 68 há algum problema??? Há exposição de obras justamente naquela abordagem.

etc


Eu acho que o texto do Ivan se aplica nestes casos.
("Uma imagem vale mais que mil palavras?") http://fotografiaempalavras.wordpress.com/2009/06/07/uma-imagem-vale-mais-que-mil-palavras/


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2009, 22:33:18
Dá pra aprender alguma coisa.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2009, 22:45:40
Dedo na frente da lente me lembra de um episódio dos Flinstones.  :hysterical:

Quem nunca bateu fotos com a tampa que atire a primeira objetiva. Com SLR ou com as saboneteiras de hoje é quase impossível, mas com as antigas rangefinders era fácil. :doh:

Até comentei isso lá na parte de foto analógica.

[ ]s

Formel


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2009, 23:12:11
não entendi a relação disto:

com isto aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=32053.msg302672#msg302672

principalmente, referente à regra que não se deve fazer nº 7 ..


Também não entendi sua dúvida Pedro.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2009, 00:17:30
que você gostou das lições, em particular a nº 4.

e você propos algo diferente aqui
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=32053.0
enquadrar na diagonal.


vc concordou com a 'regra' de fotografar alinhado:
Citar
gostei das lições (bem compatível com esta sala)
Digo, não questionou o padrão certinho, passo a passo, tutorial pronto de internet do que é certo e do que é errado. De certa forma, pode-se interpretar que vc foi contra a idéia do seu tópico.

"78 Photography Rules for Complete Idiots"
regra nº4
When you take a picture, it's better to hold the camera straight

Como você viu algo interessante no enquadramento na diagonal, debateu e tal.. achei curiosa sua resposta ao padrão formatado certinho.

Mas juro que não é nada pessoal. É volta e meia eu entrava no outro topico (do enquadramento) pra ler. Mas não ligue, não é nada de relevante.


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2009, 08:39:08
que você gostou das lições, em particular a nº 4.

e você propos algo diferente aqui
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=32053.0
enquadrar na diagonal.

vc concordou com a 'regra' de fotografar alinhado:Digo, não questionou o padrão certinho, passo a passo, tutorial pronto de internet do que é certo e do que é errado. De certa forma, pode-se interpretar que vc foi contra a idéia do seu tópico.

"78 Photography Rules for Complete Idiots"
regra nº4
When you take a picture, it's better to hold the camera straight

Como você viu algo interessante no enquadramento na diagonal, debateu e tal.. achei curiosa sua resposta ao padrão formatado certinho.

Mas juro que não é nada pessoal. É volta e meia eu entrava no outro topico (do enquadramento) pra ler. Mas não ligue, não é nada de relevante.
Hum, acho que não é pra levar muito a sério as tais "dicas" Pedro...   :)


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2009, 09:30:39
Tenho alergia a enquadramentos na diagonal, mas é claro que pra tudo há exceção  :D De resto é melhor rir, garanto que todos já fizemos grandes besteiras fotografando  :ok:
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2009, 10:16:35
que você gostou das lições, em particular a nº 4.

e você propos algo diferente aqui
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=32053.0
enquadrar na diagonal.


vc concordou com a 'regra' de fotografar alinhado:Digo, não questionou o padrão certinho, passo a passo, tutorial pronto de internet do que é certo e do que é errado. De certa forma, pode-se interpretar que vc foi contra a idéia do seu tópico.

"78 Photography Rules for Complete Idiots"
regra nº4
When you take a picture, it's better to hold the camera straight

Como você viu algo interessante no enquadramento na diagonal, debateu e tal.. achei curiosa sua resposta ao padrão formatado certinho.

Mas juro que não é nada pessoal. É volta e meia eu entrava no outro topico (do enquadramento) pra ler. Mas não ligue, não é nada de relevante.

É relevante sim Pedro, leia os dois tópicos novamente, pois a interpretação do texto pegou um atalho. Não há nenhuma contradição aqui.

O meu post é uma resposta direta, sem intermediação, à questão do criador do tópico. Portanto, trata-se mais de uma questão operacional, do que fotográfica, sobre onde postar.

Claro que hesitei entre meter isto aqui ou em papo furado, mas, pensando bem, isto tem mesmo a ver com fotografia. Seja como for se os moderadores acharem que não...

Tirando o título (que remente à sala papo furado), gostei das lições (bem compatível com esta sala). Por mim fica aqui mesmo.

Embora eu ande mais objetiva nas respostas e deixando os detalhes para conversas viva-voz, a palavra "lição" não foi utilizada em vão, aliás, quase tudo que eu escrevo aqui é bastante pensado.

Pra mim, lição é lição. Sabe aquela expressão: "Nesse assunto eu já fiz ou vou fazer a lição de casa". Serve para se ter consciência do básico da fotografia, das estruturas de composição. No básico, fazer um panning com o fundo focado mostra que a pessoa não domina os princípios básicos assim como fotografar um prédio, uma obra arquitetônica, com a maior abertura, tendo foco só numa janela também não. Agora, o uso que você fará dos princípios básicos é uma questão completamente pessoal.

Sobre o tópico da diagonal, também não propus nada novo. Hahaha quem sou eu.
Aliás, diagonal com a câmera torta está bem longe de ser novo, eu diria até que é bem "arroz de festa". Sou capaz de apostar que de dez tópicos abertos tem pelo menos 8 com uma foto na diagonal. E olha que 8 é um número modesto, na minha opinião.

Naquele tópico e, sobretudo, nos links indicados, eu mais queria saber a opinião dos colegas sobre essa banalização da diagonal daquele jeito, assim como das cabeças cortadas, do que qualquer outra coisa.

Bem, eu só respondi assim, tudo nos mínimos detalhes, porque me simpatizo com você, é sério, e não costumo ignorar as pessoas pelas quais nutro algum afeto, ainda que virtual.

Abraço.
« Última modificação: 04 de Julho de 2009, 10:43:27 por Kika Salem »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2009, 13:39:48
Meu Deus, não era pra levar a sério. Ia até mencionar uma das piadas que achei engraçada, mas o tópico ficou tão tenso que deu até medo de parecer inapropriado.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2009, 15:04:15
Desculpa gente se contribui para a tensão do tópico. Essa coisa de interpretação de texto é difícil mesmo, às vezes a gente parece que carrega na pena mesmo, mas não foi essa a intenção, ou talvez fosse. Por mim pode postar a piada que eu prefiro as piadas às polêmicas vazias de sentido e significado.  :ok:
« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 15:07:04 por Kika Salem »


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2009, 16:42:02
rs.. não tá tenso não!

Eu interpretei errado! Ela escreveu sobre que o tópico caberia mais a esta seção. Eu percebi a outra parte, de ela ter simpatizado com as regras e a idéia ter ido de encontro com um outro post.

=)


mauricio jordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • mauricio jordan
Resposta #14 Online: 18 de Agosto de 2009, 13:13:44
AUHAUHAU.. BEM LEGAL