Autor Tópico: Compacta vs Reflex - Sistema de mediçao pro Flash do corpo.  (Lida 2186 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Julho de 2009, 11:45:17
Pessoal,

Uma dúvida sobre uma diferença de desempenho entre as compactas e as reflex. Eu já tive várias compactas, acho que umas 07 no total e somente uma reflex e em todas compactas que tive até hoje eu sempre notei muito erro na medição do flash. Com essas compactas se estoura com muito mais frequência, mesmo no plano de foco (rosto das pessoas) ocorre muitos erros entregando na maioria das vezes fotos com rostos bem pálidos, a luz do flash fica muito evidente na maioria das vezes, ou quando ela consegue acertar a luz do rosto, acaba estourando muito mais fácil outros pontos da cena e assim por diante.

A minha dúvida é se esse problema sério no uso do flash em compactas é por conta do baixo desempenho do sensor (latitude) ou se é erro de medição da distância do objeto principal? O sistema de medição de todas compactas são inferiores ao das reflex? Não existe excessão?

Como é o desempenho do flash da Panasonic LX3, Canon G10 e como seria o sistema da E-P1 ou da Panasonic GH1? Existe controle de intensidade do flash nessas compactas (EV compensação do flash)?

Ps. Dentro de casa eu gosto muito de usar uma exposição de ISO200 até 800 com 1/20s pra capturar a luz ambiente e um flash bem fraquinho pra apenas completar as sombras dos rostos.....com a reflex fica perfeito, não aparece qualquer indício de luz artificial, mas com a compacta ela não acerta a luz do flash.

Obrigado
 
« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 11:48:48 por Leandro Federsoni »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2009, 13:31:45
Leandro;

Até onde percebo, as compactas não compensam flash, elas fazem o flash sempre na mesma intensidade.

Isso não me parece ter nada a ver com o sensor propriamente, embora possa ter a ver com o foco, pois como as compactas têm grande DOF, as variações de foco são imperceptíveis para objetos em média distância, o que tira a refer~encia para compensação do flash.

Mais fácil é você arrumar um mitigador para a luz do flash, que pode ser até um filtro polarizador ma frente do flash(reduz 2 pontos e ainda dá uma tratada na luz).


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2009, 13:38:43
Leandro e Ivan,
Há compactas que ajustam flash manualmente. Você configura a intensidade do flash.
Para assuntos muito próximos (<1m) coloco sempre fraco, e entre 1-3m normal, sendo >2,5m normalmente forte.
Mesmo assim muitas vezes não fica bom.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2009, 13:49:54
Até onde percebo, as compactas não compensam flash, elas fazem o flash sempre na mesma intensidade.

É justamente isso que estou achando, muito meia boca.....Eu fiquei curioso se isso é um problema ainda não resolvido em compactas e que as novas E-P1 e GH1 tambem o carregam.

Mais fácil é você arrumar um mitigador para a luz do flash, que pode ser até um filtro polarizador ma frente do flash(reduz 2 pontos e ainda dá uma tratada na luz).

Excelente idéia, vou fazer uns testes hoje. :ok:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2009, 13:50:42
Leandro e Ivan,
Há compactas que ajustam flash manualmente. Você configura a intensidade do flash.
Para assuntos muito próximos (<1m) coloco sempre fraco, e entre 1-3m normal, sendo >2,5m normalmente forte.
Mesmo assim muitas vezes não fica bom.

dkfuji, de todas essas compactas q tive nenhuma tem compensacao do flash....Qual é a sua?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2009, 14:03:34
É justamente isso que estou achando, muito meia boca.....Eu fiquei curioso se isso é um problema ainda não resolvido em compactas e que as novas E-P1 e GH1 tambem o carregam.

Excelente idéia, vou fazer uns testes hoje. :ok:

Leandro;

Quase qualquer coisa mitiga o flash. Pode ser um rebatedor, pode ser um desses plásticos de guardar comida, etc.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2009, 16:00:50
Tenho uma sony P200.

Aliás, todas as imagens que tenho postado ainda não são com minha nova Nikon D5000, inclusive a que tem o flash duro do desafio que você citou (na festa junina a cam ainda não tinha chegado).

dkfuji, de todas essas compactas q tive nenhuma tem compensacao do flash....Qual é a sua?


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2009, 16:46:23
Tenho uma sony P200.

Aliás, todas as imagens que tenho postado ainda não são com minha nova Nikon D5000, inclusive a que tem o flash duro do desafio que você citou (na festa junina a cam ainda não tinha chegado).


dkfuji, eu acabei de ver que a E-P1 tem o controle da intensidade do flash, mas não achei essa função nas compactas top....a sua deve ser uma excessão mesmo.

Eu gostaria de saber se a medição das M4/3 tendem a ter a qualidade das reflex ou das compactas.

Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2009, 21:12:28
Leandro;

Quase qualquer coisa mitiga o flash. Pode ser um rebatedor, pode ser um desses plásticos de guardar comida, etc.

Putz Ivan, consegui deixar do jeito que eu queria.....obrigado. :ok:

Acabei colocando um tampão com papél sulfite mesmo...mas com esse papél ficou bom apenas com DF 35mm e f2.8....acima disso preciso colocar um papél mais transparente, um vegetal.

Fiz alguns testes usando ISO400 / 800...tirando as limitações do sensor da câmera e da edição JPG da própria câmera....era isso que estava procurando.

Mas até agora não entendo porque eles não fazem um sistema mais completinho nos flashs dessas compactas....Na LX1 não tem compensação do flash?





« Última modificação: 11 de Julho de 2009, 13:36:49 por Leandro Federsoni »