Autor Tópico: Dúvida sobre qualidade da impressão  (Lida 2483 vezes)

Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Online: 10 de Dezembro de 2004, 13:46:39
Tenho uma dúvida antiga. Gostaria de saber se alguém pode esclarecer.

Ao imprimir uma foto com 1Mpixels numa impressora 300 dpi em tamanho 10x15 cm certamente a impressão vai perder detalhes pois os pontos terão que ser "distanciados" para o arquivo ficar no tamanho 10 x 15 cm. Mesmo utilizando interpolação a foto impressa vai perder detalhes.

Agora se eu imprimir uma foto de 14Mpixels numa impressora 300 dpi em tamanho 10 x 15 como ficará a impressão? O programa utilizado vai ter que comprimir os pixels para caber neste tamanho de impressão. Esta compressão causa problemas na impressão a ponto da cena ficar artificial?


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2004, 14:45:09
Dizem que isso causa uma perda. Eu guardo minhas fotos para impressão em um tamanho de 20x30, às vezes imprimo elas em 10x15 e não acontece nada. Mas também a diferença não é tão grande quanto a que você falou.

Seria interessante que alguém com mais conhecimentos, postasse uma tabela de relação megapixels/centímetros = qualidade.

Abraço.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2004, 18:18:59 por Danilo »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2004, 18:03:20
Olha na verdade se o software que for usado na interpolação for razoável o resultado ficará melhor ou igual a uma foto de 2Megapixels em 10X15.
Sempre a maior resolução pode ser revertido para a menor sem problemas (mesmo porque é uma imagem mais detalhada, o máximo que ocorrerá é uma retirada de detalhes). Mas o máximo que pode acontecer é ficar do mesmo nível em um algorítmo de interpolação razoável.
Por regra geral cada quadrado de 1cmx1cm tem que ter as seguintes medidas em pixels para uma determinada qualidade:
ÓTIMA (IDEAL) = 120 pixels/cm x 120 pixes/cm
BOA (perfeitamente aceitável) = 90 pixels/cm x 90 pixels/cm
Regular (dá para usar mas com alguma perda já notável a olho nú) = 60 pixels/cm x  60 pixels/cm

Isso para papel fotográfico :)
Ai isso vai variar de mídia para mídia.
 
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2004, 18:09:41 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Elder

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2004, 19:42:57
Mas Leo,

Esta retirada de detalhes não pode deixar a foto meio "artifical" ou isso fica imperceptível? Vc já testou isso? Imprimiu uma foto de 6,3Mp (por ex) em 10x15 e depois reduziu a qtd de pontos desta foto pra 2Mp e imprimiu para comparar as impressões?
Eu não faço isso pois tenho uma câmera de 5Mp...não sei se daria pra ver alguma diferença (se houver!).

Valeu!

 


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2004, 20:37:56
Citar
Mas Leo,

Esta retirada de detalhes não pode deixar a foto meio "artifical" ou isso fica imperceptível? Vc já testou isso? Imprimiu uma foto de 6,3Mp (por ex) em 10x15 e depois reduziu a qtd de pontos desta foto pra 2Mp e imprimiu para comparar as impressões?
Eu não faço isso pois tenho uma câmera de 5Mp...não sei se daria pra ver alguma diferença (se houver!).

Valeu!
Eu já fiz isso com 5 mp e não houve diferença perceptível.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2004, 20:38:21 por Danilo »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2004, 21:28:19
Eu tbm já fiz até com 8MP e não há diferença.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.