Autor Tópico: Zorki 4k - Desengatou e não engata mais  (Lida 1840 vezes)

naseh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • ad.ict Studio
Online: 03 de Julho de 2009, 22:40:58
Olá, senhores!
Acabei de fazer meu cadastro aqui no Mundo Fotográfico e, pelo que andei lendo, o fórum é bem animado. Isso é muito bom!

Mas, vamos ao meu problema: tenho uma Zorki 4k e após desengatar o mecanismo de avanço de filme e tirar o mesmo (o filme), não consigo mais refazer o engate. Já tentei de tudo, fiz como sempre fazia, procurei informação no manual, etc., mas nada. Alguém conhece uma maneira de voltar esse engate?
Charles Naseh
São Paulo - SP

www.adictstudio.com
twitter.com/charlesnaseh
facebook.com/charlesnaseh


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2009, 10:25:35
naseh, bem vindo ao fórum.

Eu não tenho a menor idéia de como resolver o seu problema  :D
Mas tem um pessoal entendido por aqui que pode ajudar.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


naseh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • ad.ict Studio
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2009, 13:23:11
Olá, Paulo. Obrigado pelas boas-vindas.

Acho que o problema é um pouco pior. Parece que o sistema que controla o obturador se desajustou. Ela engata mas não dispara, ou só dispara quando mexo na alavanca de avanço do filme, se dispara em velocidade baixa não fecha a cortina... Deve precisar apertar uns parafusos.

Bom, mudando a pergunta, alguém aqui conhece outro alguém bom que faça manutenção nesse tipo de câmera em SP?
Charles Naseh
São Paulo - SP

www.adictstudio.com
twitter.com/charlesnaseh
facebook.com/charlesnaseh


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2009, 13:28:50
Em SP é mais fácil.
A Optissom é bem falada ou então a Anatec.
Voce pode ir na feira dos domingos no Masp e bater um papo com o Severo, no stand 25, eu acho. Ele vende câmeras de filme e entende um bocado do assunto. Talvez possa te indicar um técnico.
« Última modificação: 04 de Julho de 2009, 13:42:16 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2009, 13:58:45
Olá, senhores!
Acabei de fazer meu cadastro aqui no Mundo Fotográfico e, pelo que andei lendo, o fórum é bem animado. Isso é muito bom!

Mas, vamos ao meu problema: tenho uma Zorki 4k e após desengatar o mecanismo de avanço de filme e tirar o mesmo (o filme), não consigo mais refazer o engate. Já tentei de tudo, fiz como sempre fazia, procurei informação no manual, etc., mas nada. Alguém conhece uma maneira de voltar esse engate?

O problema é que numa Zorki deve-se tomar um grande cuidado (e o manual dela alerta!!): nunca girar o anel de ajuste do tempo de exposição sem antes carregar o filme para a próxima foto, com risco de danificar permanentemente o obturador. Funciona assim: ao avançar o filme, o anel do tempo de exposição gira junto e sua marca pára no tempo desejado, ao disparar o obturador, ela volta e pára. Dessa forma, o anel marcará o tempo somente quando o obturador estiver carregado, podendo somente nesse momento, escolher o tempo devido.

Então creio que você deve ter feito o procedimento inverso e possivelmente tenha danificado o obturador.

Sinto pela má notícia. Se for esse o caso.

Elmo
« Última modificação: 04 de Julho de 2009, 15:53:31 por Elmo »


naseh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • ad.ict Studio
Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2009, 14:19:30
Paulo, vou atrás do Severo, Optissom e Anatec (não necessariamente nessa ordem  :D).

Oi, Elmo! Sim, sim, conheço bem o procedimento. Não foi esse o problema, nunca defini a velocidade antes de travar o obturador. Encontrei várias dicas pela internet em foruns lá de fora de como tentar resolver, até passo-a-passo "desmontando sua zorki", mas nada muito útil. Vou levá-la pra alguém que conheça bem.

Quando descobrir o que aconteceu eu falo aqui.

Obrigadão a ambos pelas respostas! :ok:
Charles Naseh
São Paulo - SP

www.adictstudio.com
twitter.com/charlesnaseh
facebook.com/charlesnaseh


Yan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2009, 22:03:17
Sr. Perez da Anatec ja resolveu alguns problemas meus com bastante sucesso. Na Opisom tbem ja consertei maquinas, foi tudo bem, mas tem gente que reclama de la um pouco. A maquina e uma delicia e vale o investimento de dar uma arrumada, na minha opiniao
Yan Boechat
São Paulo - SP

Leica
Canon
Pentax